Recursos
foram captados pelo fundo Bravo3 e mira expansão das operações
comerciais da plataforma no Brasil, México, Colômbia e Portugal
A
startup baiana Recicla Lead CRM conseguiu um aporte financeiro em
negociações com o Bravo3, um fundo de investimento especializado em
alavancar recursos para negócios emergentes. O aporte gira em cerca de
R$ 3 milhões para expandir as operações comerciais de concessionárias e
revendas automotivas, aumentar vendas e poder gerar outros lucros para
as lojas.
O
projeto-piloto, implementado em mais de 60 lojas e concessionárias,
apresentou um crescimento de até 30% no faturamento dessas empresas
participantes. A partir daí começou a expansão para mais de 3.500 lojas
de carros em todos os estados do Brasil. Agora iniciam as tratativas
para entrada no México, Colômbia e Portugal.
O
investimento prevê ainda que a Recicla Lead CRM invista os recursos em
outros segmentos em crescimento, como o mercado pet, de produtos e
serviços para animais de estimação. Cerca de 3 mil petshops passarão a
contar com a ferramenta, com o desenvolvimento de novas funcionalidades e
integrações.
Recicla
Lead CRM é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente
(CRM) com automação de marketing e F&I. (F&I é a sigla para
Financial and Insurance, que em português significa financiamento e
seguro), que além de resgatar potenciais clientes abandonados,
transforma em negócios e aumenta exponencialmente o faturamento das
lojas.
A
Bravo3 é conduzida pelo CEO Daniel Bento, ex-presidente da Decolar, que
atuou como advisor apresentando o investidor Luiz Sacramento, fundador e
ex-CEO da Pinpag, empresa de soluções de meios de pagamento, que
decidiu apostar as fichas na Recicla Lead. “Imediatamente após ser
apresentado ao projeto, me encantei com as possibilidades de ter um
verdadeiro hub de produtos e serviços destinados ao mercado automotivo,
onde já havia atuado pela Pinpag em anos anteriores. O princípio de
utilizar parcerias estratégicas, que agregam valor ao produto, bem como a
qualidade e conhecimento dos demais investidores, foram fundamentais em
minha decisão de fazer parte desse time de sucesso”.
Bento
afirma: “Eu tenho uma grande experiência com startups, aí oferecemos
ajudar em alguns direcionamentos e eu entrei, conheço pouco o mercado de
automóveis, mas estamos falando de um segmento altamente pulverizado,
pouco profissionalizado, apesar dos vendedores de carro serem altamente
especializados no que fazem, mas têm poucos conhecimentos de ferramentas
tecnicas, para poder melhorar as vendas, é um segmento carente, que
movimenta muito dinheiro e por ter um volume muito grande de transações
acaba permitindo que as pessoas façam do jeito delas, sem muita
dinâmica”.
Segundo
Bento, “queremos ajudar exatamente esse varejo desprovido de tecnologia
e conhecimento para operar de igual para igual com os grandes
concorrentes do mercado. Esse é o maior desafio do Recicla Lead, é fazer
com que o pequeno varejo seja capaz de competir com as grandes cadeias
de vendas de automóvel, esse processo todo organizado é o que entendemos
que eles precisam, o vendedor não precisa converter tudo, mas precisa
ter um parceiro de tecnologia que o ajude a enfrentar os grandes e vai
converter muito mais do que somente a boa lábia de vendedor”.
Ele
afirma que “o varejo precisa saber que pode controlar de um jeito
melhor, ser mais eficiente no atendimento do seu cliente, mesmo que seja
o pai, a mãe e o filho, atuando como vendedores do pequeno lojista. É
usar a tecnologia a seu favor, para resolver os problemas do teu
segmento”.
Daniel
Bento está há 9 anos na Alemanha e de lá controla os negócios da
Bravo3, fica atento ao mercado de inovação e enxerga que eventuais
negócios podem crescer exponencialmente e aí seleciona as startups que a
empresa investirá. Ele é especialista em Estratégias de Negócios e
Inovação pela The Wharton School e já atuou na Braspag. Hoje tem
participação numa empresa que tem sede na Suíça, chamada Transfero Group
e tem uma outra chamada Octuspay, que tem sede em Fort Laurderdale,
Estados Unidos, mas a maior parte dos negócios atuais são no Brasil,
incluindo Starfusion, Onfly, ETS, Startgi e Konduto.
Com
todo o expertise em negócios de turismo e meios de pagamento, ele
avalia que os problemas que os segmentos enfrentam são próximos no grau
de dificuldade, os desafios são estratégicos. “O meu negócio é
fortalecer o empreendedor, para que ele consiga transformar a ideia dele
num negócio de sucesso. O empreendedor tem que atacar a dor que ele
descobre”.
Voltada
inicialmente para o setor automotivo, a solução, que já demonstrou
resultados significativos em um projeto-piloto em concessionárias, chega
agora com a promessa de otimizar processos de vendas e impulsionar o
faturamento de revendas multimarcas em todo o país. A plataforma
inclusive já está sendo utilizada em um projeto-piloto em algumas
concessionárias da marca Audi.
No
comando da empresa Recicla Lead CRM está o CEO Daniel Carvalho Cruz,
que tem o expertise de participar do projeto de crescimento do Ifood, em
que foi um dos responsáveis pela implementação do sistema, entre outras
startups em mais de 14 países da América do Sul e Central. Ele
evidencia o gosto pelo trabalho com marcas emergentes. “Utilizamos as
mesmas técnicas para ajudar na expansão desses negócios. Trabalhamos
para o pequeno negócio com a mesma energia”.
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