Mesmo na Era da IA, a clássica planilha de dados, amada por uns e odiada por outros, segue relevante e amplamente utilizada

(crédito: iStock)
Em
um momento em que muitos processos são automatizados e o uso de IA toma
a frente de tarefas mais operacionais, é possível se questionar sobre a
utilidade de alguns conhecimentos e ferramentas até então tidos como
importantes no mercado de trabalho. Vilão para alguns e amigo de outros,
o Excel é um desses instrumentos que sempre foi tido como essencial em
um bom currículo.
Criado
há quase 30 anos, o Excel revolucionou a forma como se trabalha com
dados, tendo se tornado a principal ferramenta para organizar, analisar e
visualizar informações de forma prática e eficiente.
Mas
será que aprender sobre Excel ainda faz sentido no cenário atual? Uma
pesquisa realizada pela DataCamp, plataforma de cursos de dados e de
inteligência artificial, revelou que os brasileiros buscam, sim, se
especializar na famosa planilha e que seu conhecimento segue sendo
demandado. Prova disso é que as buscas por “curso de excel avançado” cresceram 400% no último ano. Pesquisas semelhantes como “curso online de excel” e “curso grátis de excel” aumentaram em 140% e 50%, respectivamente.
Martijn
Theuwissen, COO do DataCamp fala sobre a importância da ferramenta no
cenário atual do mercado de tecnologia. "Ainda que existam ferramentas
mais avançadas, especialmente com a ascensão da AI, o Excel permanece
sendo a porta de entrada para quem está começando a trabalhar com
análise de dados. Ele possibilita aprender conceitos fundamentais, tais
como fórmulas, tabelas dinâmicas e gráficos. Além disso, é uma
importante ferramenta de integração corporativa, já que a maioria das
empresas segue utilizando o Excel para atividades cotidianas, como
relatórios e orçamentos".
As maiores dúvidas dos brasileiros quando o assunto é Excel
Assim
como aumentam as buscas por cursos de Excel, crescem também as questões
acerca da ferramenta. Neste cenário, em que o programa é utilizado para
diversas finalidades, a DataCamp investigou quais as maiores perguntas
quando o assunto é Excel. Para tirar a dúvida - e a curiosidade - foram
analisadas as buscas realizadas na internet ao longo dos últimos doze
meses.
Passando
por fórmulas básicas, utilização de comandos e atalhos, e por algumas
funções mais complexas, abaixo, é possível conferir o ranking com as dez
maiores dúvidas dos brasileiros sobre a ferramenta:

Esclarecendo as dúvidas mais comuns sobre o Excel:
Como fazer planilha: planilhas
são ferramentas que ajudam a criar, organizar e analisar dados. De
forma geral, toda tabela criada no Excel é considerada como uma
planilha, sendo possível utilizar as linhas e as colunas para a
visualização e organização desses dados.
De
todo modo, o Excel oferece alguns modelos de planilhas prontos que
podem facilitar e agilizar a vida dos usuários. Para acessar esses
modelos, abra o programa no celular ou computador e clique em “Novo”.
Estarão disponíveis, então, alguns modelos de planilhas como: planilha
de listas, controle de gastos, agenda, calendário, entre outras.
Como somar:
uma das fórmulas mais pesquisadas do Excel também é uma das mais
simples, e ela pode ser feita basicamente de duas formas. Dentro de uma
célula digite:
=célula1+célula2
Exemplo: =B4+C2+D3
Com a fórmula de SOMA, também é possível somar intervalos de células que estejam na mesma linha ou coluna.
=SOMA(célula1:célula2)
Exemplo: =SOMA(A2:A10)
Como calcular porcentagem: existem algumas variações cálculos de porcentagens. Abaixo, confira como calcular uma porcentagem simples.
Exemplo:
Caso queira descobrir qual a porcentagem de frutos estragados de uma
cesta com 20 maçãs, sendo que 8 frutos já não estão bons.
= 8/20
O
resultado será 0,4. Com a célula que contém o resultado selecionada, no
cabeçalho do Excel pressione a opção “%”. O resultado é de 40%.
Como fixar linha:
a função deixa uma linha ou coluna “congelada” enquanto é possível
rolar o restante da tabela. Para isso, selecione a linha ou coluna que
deseja congelar. Vá até a função “Exibir”, localizada na barra de
tarefas, e selecione a opção “Congelar Paineis”.
Como subtrair: a subtração pode ser feita da mesma forma que a adição, apenas mudando o sinal da operação para o símbolo negativo.
= SOMA(célula1-célula2-célula3)
Exemplo: =SOMA(B1-B2-B3)
Como fazer PROCV: a
função funciona como o popular cara crachá. Ela serve para localizar um
valor ou um texto em uma tabela, indicando sua correspondência.
A fórmula:
=PROCV(valor_procurado, tabela, número_da_coluna, [procurar_exato_ou_aproximado])
Exemplo: utilizando a função PROCV na tabela abaixo, se o valor procurado fosse Maria, a função retornaria 3⁰ colocado.
Aluno | Colocação
João | 1º Colocado
José | 2º Colocado
Maria | 3º Colocado
Como mesclar células: é
possível combinar duas ou mais células que estejam na mesma linha ou
coluna em uma única célula. Selecione o intervalo de células que deseja
que sejam combinadas. No grupo “Alinhamento”, localizado na barra de
tarefas, selecione a seta do botão “Alinhamento” e, então, a opção
“Mesclar Células”.
Como somar horas: essa
função soma células que representam horas. O primeiro passo é garantir
que as horas estejam descritas corretamente, devendo conter horas,
minutos e segundos. Para isso, é possível ir no menu superior, clicar em
“Geral” e, então, na opção “Hora”. É importante destacar que o Excel
usa o padrão de 24 horas. Tendo esse cuidado, você pode somar utilizando
a fórmula da SOMA.
Como colocar itens em ordem alfabética: além
de colocar uma lista em ordem alfabética, essa função também pode ser
utilizada para colocar uma sequência de números em ordem crescente ou
decrescente. Primeiramente, selecione as células que deseja ordenar. Na
barra de tarefas, clique na opção “Classificar e Filtrar” e selecione
“Classificar de A a Z” ou “Classificar de Z a A”, de acordo com a ordem
necessária.
Como fazer tabela dinâmica: essa
função pode ajudar a resumir e organizar uma grande quantidade de
dados. Com ela, é possível alternar linhas e colunas para visualizar
diferentes tipos de informações, de diferentes maneiras, de acordo com o
que precisa ser analisado.
Para
isso, selecione as células ou intervalos desejados na tabela original.
Na sequência, na barra de tarefas clique em “Inserir” e, então, em
“Tabela Dinâmica”. A partir de então, já na tabela dinâmica, através de
um painel localizado do lado direito da tabela, arraste os campos desejados para as áreas de linhas e colunas.
Metodologia
Para
descobrir o crescimento do interesse em cursos sobre excel e as
principais dúvidas dos brasileiros sobre a ferramenta, a DataCamp partiu
da investigação dos termos comumente utilizados pelos brasileiros para
essa procura, como: “curso de excel”, “excel curso de” e “excel como”,
“excel para”. Foram levantadas as buscas de plataformas da internet como
Google, Bing, Youtube, TikTok, X e Pinterest. Analisaram-se então os
dados disponíveis do último ano, correspondendo ao período de janeiro de
2024 a dezembro de 2024. Para a criação do ranking, foram selecionados
os dez primeiros questionamentos que apresentaram maior volume de
buscas, na soma dos últimos doze meses.
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