MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de outubro de 2024

Professor mobiliza estudantes quilombolas e de zona rural a criarem inovações em Cidadania Digital na Chapada (BA)

 

Professor mobiliza estudantes quilombolas e de zona rural a criarem inovações em Cidadania Digital na Chapada (BA)

Conheça a história de Reginaldo Araújo, professor do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, localizado na cidade de Seabra (BA)


Privacidade, segurança digital e respeito online são tópicos recorrentes das aulas do professor Reginaldo Araújo há dois anos, no Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, na cidade de Seabra (BA). Na 3ª série do Ensino Médio com a disciplina eletiva “Na Trilha da Comunicação”, o docente forma os estudantes para os desafios da cidadania no mundo digital. Conheça mais de sua história!


Práticas pedagógicas


Na região da Chapada Diamantina, interior baiano, Reginaldo Araújo integra um time de docentes que atua diretamente com estudantes da zona rural e de comunidades quilombolas do município de Seabra. Semanalmente, o professor incentiva o pensamento crítico dos estudantes sobre as redes sociais e suas implicações no consumo de informação por meio do caderno de aulas da Disciplina Cidadania Digital.


“Eu cheguei ao caderno de aulas a partir da indicação de minha coordenadora pedagógica, por meio do material da Secretaria de Educação estadual. Nele há a indicação dessa disciplina eletiva. Assim que encontrei, vi que a metodologia, as dinâmicas e as ferramentas poderiam trazer ótimos resultados na sala de aula”, explica Reginaldo Araújo.


Durante o ano letivo de 2024, o professor Reginaldo relata que aplicou atividades do caderno de aulas nos temas de Ciberbullying, Estereótipos nas redes; Racismo, xenofobia e discurso de ódio online, assim como Contra Narrativas e Segurança e Privacidade na internet. Mas sua trajetória como docente já indicava o interesse dos estudantes em atividades para cidadania e o desenvolvimento de habilidades digitais. 


Ainda em 2022, Reginaldo atuava com temas como desinformação e redes sociais em uma eletiva no colégio. A partir de 2023, o professor aplica a disciplina criada pela Safernet e pelo Governo Britânico e constrói inovação junto à comunidade escolar. 


Entre estas transformações, a comunidade escolar publicou um e-book no primeiro semestre deste ano, por meio do engajamento com os estudantes e assinado pelo professor Reginaldo. O material complementar divulga bulas de conscientização sobre cuidados para adolescentes com jogos online e nas redes sociais, com circulação entre outras turmas da escola.


“Com o aval dos estudantes imersos nessa prática pedagógica, formulamos e criamos um e-book, a partir do escaneamento das bulas de conscientização que eles fizeram sobre as redes sociais e os jogos, a partir de pesquisa em grupo. O material é distribuído para outras turmas do colégio e para a comunidade escolar”, explica o professor Reginaldo.


Intitulado “Comunicação Inteligente: Navegando nas Redes Sociais e nos Jogos com Responsabilidade”, o e-book produzido contém declarações de estudantes e reúne, por meio da linguagem didática, elementos como memes e aplicativos conhecidos pelos adolescentes.


Entre redes sociais e jogos online


Reginaldo aponta que entre os pontos de atenção que os estudantes trazem, estão as relações com as mídias sociais e os jogos online, e ressalta que os jogos de apostas começam a ganhar a atenção dos adolescentes e acendem alertas. Ao lado de Reginaldo, contudo, os estudantes ganham o entendimento sobre sua cidadania digital e os meios concretos de transformação de suas vidas e das comunidades que integram.


“No caderno de aulas, apliquei as atividades de rotinas digitais. Os alunos dividiram-se em grupos e pesquisaram sobre as redes sociais e os jogos. A partir dela, elaboraram bulas sobre o uso seguro e equilibrado. Apresentaram a pesquisa e indicaram que poderiam dosar o tempo de tela”, relata o professor Reginaldo.


Reginaldo Araújo ainda aponta que reflexões como esta também geram resposta positiva com outros colegas professores e gestores. O professor indica que as metodologias ativas envolvem os discentes através do exercício da autonomia.


“As metodologias ativas são muito importantes. Muitos estudantes não têm acesso frequente em casa. Para evidenciar os direitos e deveres como cidadão, priorizo as atividades que envolvem pesquisa, escrita para que possam aprender o uso ético e seguro da internet”, avalia Reginaldo Araújo.


Além disso, o professor Reginaldo relata que atividades que estimulem o comentário nas redes sociais, publicações, jogos e a repercussão na secretaria de educação baiana, tem sido importante para a visibilidade dos esforços da comunidade escolar.


“O envolvimento cresce a cada ano. Neste, as participações em lives, por exemplo, são resultados que aumentaram o interesse e o engajamento. Entendo que o sucesso da disciplina com a turma tem a ver com as dinâmicas e as produções, fazendo com que se sintam representados em seus colegas e no diálogo das atividades com a perspectiva deles como jovens no século XXI”, completa Reginaldo, que informa que até o fim do segundo semestre outras produções serão lançadas pelas turmas de terceiro ano. 


“As ações continuam. Indico a metodologia das aulas. Continuamos, neste segundo semestre, preparando outros materiais com base na Disciplina Cidadania Digital”, destaca Reginaldo Araújo.


Cidadania Digital


Reginaldo Araújo é um dos 391 professores de todo o país que aderiram à Disciplina Cidadania Digital, desenvolvida pela Safernet Brasil e pelo Governo do Reino Unido, até o início de setembro de 2024. Com quarenta e quatro horas de atividades, em dois anos de implementação, o projeto já alcançou mais de 38.000 estudantes, que vivem em 232 cidades, nas 19 unidades da federação.


Além do caderno de aulas, a Disciplina de Cidadania Digital tem apoio das instituições realizadoras, por meio de curso de formação gratuita para professores, cadastro de secretarias de educação e suporte para docentes através de canal de atendimento exclusivo. Anualmente, experiências de professores de escolas públicas que aplicam a disciplina são reconhecidas no Prêmio Cidadania Digital em Ação. Professores e secretarias de educação interessadas podem se cadastrar neste link em nosso site. 



Assessoria de Imprensa SaferNet

Marcelo Oliveira

Whatsapp: 11-98100-9521

Email: marcelo@safernet.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário