Conheça
a história de Reginaldo Araújo, professor do Colégio Estadual do Campo
Filinto Justiniano Bastos, localizado na cidade de Seabra (BA)
Privacidade,
segurança digital e respeito online são tópicos recorrentes das aulas
do professor Reginaldo Araújo há dois anos, no Colégio Estadual do Campo
Filinto Justiniano Bastos, na cidade de Seabra (BA). Na 3ª série do
Ensino Médio com a disciplina eletiva “Na Trilha da Comunicação”, o
docente forma os estudantes para os desafios da cidadania no mundo
digital. Conheça mais de sua história!
Práticas pedagógicas
Na
região da Chapada Diamantina, interior baiano, Reginaldo Araújo integra
um time de docentes que atua diretamente com estudantes da zona rural e
de comunidades quilombolas do município de Seabra. Semanalmente, o
professor incentiva o pensamento crítico dos estudantes sobre as redes
sociais e suas implicações no consumo de informação por meio do caderno
de aulas da Disciplina Cidadania Digital.
“Eu
cheguei ao caderno de aulas a partir da indicação de minha coordenadora
pedagógica, por meio do material da Secretaria de Educação estadual.
Nele há a indicação dessa disciplina eletiva. Assim que encontrei, vi
que a metodologia, as dinâmicas e as ferramentas poderiam trazer ótimos
resultados na sala de aula”, explica Reginaldo Araújo.
Durante o ano letivo de 2024, o professor Reginaldo relata que aplicou atividades do caderno de aulas nos temas de Ciberbullying, Estereótipos nas redes; Racismo, xenofobia e discurso de ódio online, assim como Contra Narrativas e Segurança e Privacidade na internet.
Mas sua trajetória como docente já indicava o interesse dos estudantes
em atividades para cidadania e o desenvolvimento de habilidades
digitais.
Ainda
em 2022, Reginaldo atuava com temas como desinformação e redes sociais
em uma eletiva no colégio. A partir de 2023, o professor aplica a
disciplina criada pela Safernet e pelo Governo Britânico e constrói
inovação junto à comunidade escolar.
Entre
estas transformações, a comunidade escolar publicou um e-book no
primeiro semestre deste ano, por meio do engajamento com os estudantes e
assinado pelo professor Reginaldo. O material complementar divulga
bulas de conscientização sobre cuidados para adolescentes com jogos
online e nas redes sociais, com circulação entre outras turmas da
escola.
“Com
o aval dos estudantes imersos nessa prática pedagógica, formulamos e
criamos um e-book, a partir do escaneamento das bulas de conscientização
que eles fizeram sobre as redes sociais e os jogos, a partir de
pesquisa em grupo. O material é distribuído para outras turmas do
colégio e para a comunidade escolar”, explica o professor Reginaldo.
Intitulado
“Comunicação Inteligente: Navegando nas Redes Sociais e nos Jogos com
Responsabilidade”, o e-book produzido contém declarações de estudantes e
reúne, por meio da linguagem didática, elementos como memes e
aplicativos conhecidos pelos adolescentes.
Entre redes sociais e jogos online
Reginaldo
aponta que entre os pontos de atenção que os estudantes trazem, estão
as relações com as mídias sociais e os jogos online, e ressalta que os
jogos de apostas começam a ganhar a atenção dos adolescentes e acendem
alertas. Ao lado de Reginaldo, contudo, os estudantes ganham o
entendimento sobre sua cidadania digital e os meios concretos de
transformação de suas vidas e das comunidades que integram.
“No
caderno de aulas, apliquei as atividades de rotinas digitais. Os alunos
dividiram-se em grupos e pesquisaram sobre as redes sociais e os jogos.
A partir dela, elaboraram bulas sobre o uso seguro e equilibrado.
Apresentaram a pesquisa e indicaram que poderiam dosar o tempo de tela”, relata o professor Reginaldo.
Reginaldo
Araújo ainda aponta que reflexões como esta também geram resposta
positiva com outros colegas professores e gestores. O professor indica
que as metodologias ativas envolvem os discentes através do exercício da
autonomia.
“As
metodologias ativas são muito importantes. Muitos estudantes não têm
acesso frequente em casa. Para evidenciar os direitos e deveres como
cidadão, priorizo as atividades que envolvem pesquisa, escrita para que
possam aprender o uso ético e seguro da internet”, avalia Reginaldo Araújo.
Além
disso, o professor Reginaldo relata que atividades que estimulem o
comentário nas redes sociais, publicações, jogos e a repercussão na
secretaria de educação baiana, tem sido importante para a visibilidade
dos esforços da comunidade escolar.
“O
envolvimento cresce a cada ano. Neste, as participações em lives, por
exemplo, são resultados que aumentaram o interesse e o engajamento.
Entendo que o sucesso da disciplina com a turma tem a ver com as
dinâmicas e as produções, fazendo com que se sintam representados em
seus colegas e no diálogo das atividades com a perspectiva deles como
jovens no século XXI”,
completa Reginaldo, que informa que até o fim do segundo semestre
outras produções serão lançadas pelas turmas de terceiro ano.
“As
ações continuam. Indico a metodologia das aulas. Continuamos, neste
segundo semestre, preparando outros materiais com base na Disciplina
Cidadania Digital”, destaca Reginaldo Araújo.
Cidadania Digital
Reginaldo Araújo é um dos 391 professores de todo o país que aderiram à Disciplina Cidadania Digital,
desenvolvida pela Safernet Brasil e pelo Governo do Reino Unido, até o
início de setembro de 2024. Com quarenta e quatro horas de atividades,
em dois anos de implementação, o projeto já alcançou mais de 38.000
estudantes, que vivem em 232 cidades, nas 19 unidades da federação.
Além
do caderno de aulas, a Disciplina de Cidadania Digital tem apoio das
instituições realizadoras, por meio de curso de formação gratuita para
professores, cadastro de secretarias de educação e suporte para docentes
através de canal de atendimento exclusivo. Anualmente, experiências de
professores de escolas públicas que aplicam a disciplina são
reconhecidas no Prêmio Cidadania Digital em Ação. Professores e secretarias de educação interessadas podem se cadastrar neste link em nosso site.
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