É
comum entre os estudantes a reclamação em relação à matemática, que é
frequentemente vista como difícil, confusa e, até mesmo, desnecessária.
No entanto, ela está presente em diversas atividades do dia a dia, como
fazer compras no mercado, cozinhar, realizar transações bancárias e etc.
Diante
disso, como é possível mostrar para crianças e adolescentes que o
ensino da matemática é crucial para sua evolução na vida adulta? Mariana
Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação
na rede Kumon, afirma que “o aprendizado da competência em matemática
promove um melhor desenvolvimento cognitivo e a capacidade de encontrar
soluções para os problemas, colaborando para que o aluno desenvolva um
bom raciocínio lógico, que será útil não apenas na matemática, mas
também em todas as matérias e, claro, nas questões da vida adulta”.
Para
evitar que as crianças desenvolvam aversão à matemática, a especialista
aconselha que o estímulo comece desde a alfabetização: “quando a
matemática é apresentada de forma lúdica, por meio de jogos e músicas,
ela perde o estigma de ser um bicho de sete cabeças, ajudando a criança a
compreender que seus conhecimentos sobre números, formas e cálculos têm
uma relação prática e essencial em sua vida”.
Outra
dica de Mariana é mostrar a lógica existente nas atividades cotidianas:
“é importante trazer à criança a compreensão lógica por trás de cada
tarefa que exige o uso da matemática. Exemplos incluem a receita de um
bolo, a divisão da conta em um restaurante e o cálculo do tempo de uma
viagem de carro. Isso deve ser feito em vez de apenas ensinar a decorar e
aprender números, tornando o aprendizado mais atrativo”.
A
especialista também recomenda que pais e professores reforcem a
presença da matemática no dia a dia da criança: “a matemática deve ser
apresentada como uma ferramenta para interpretar o mundo em que vivemos.
Portanto, durante as brincadeiras, por meio de jogos e músicas, é
fundamental mostrar que a matemática está presente não apenas como uma
maneira de lidar com números, mas também como um estímulo ao raciocínio,
à resolução de desafios, à busca por soluções, à crítica, à criação de
estratégias e à atitude”.
O
aprendizado de matemática no Kumon é realizado por meio de um método
exclusivo que ajuda os alunos a dominar os conteúdos e favorece o
desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado
mais disciplinado, focado e organizado. De forma objetiva, o estudo
privilegia o aluno, permitindo que ele se organize e tenha uma rotina
clara e leve para realizar suas atividades.
Além
disso, o método favorece o hábito de estudo, a concentração, a
capacidade de leitura, o raciocínio lógico, a independência, a
responsabilidade, a autoconfiança e o autodidatismo, utilizando material
didático próprio e exclusivo, que é autoinstrutivo e dividido em
estágios, facilitando sua inclusão no planejamento preparatório. O Kumon
oferece disciplinas de matemática, português, inglês e japonês para
todas as idades.
Para mais informações, acesse o site kumon.com.br
Sobre o Kumon
Criado
no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os
chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o
mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a
informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está
presente em mais de 60 países e reúne mais de 3,5 milhões de
estudantes. No Brasil são mais de 1.500 unidades em quase 580 cidades,
somando mais de 175 mil alunos, de aproximadamente 200 mil estudantes na
América do Sul. Mais informações no site http://www.kumon.com.br/franquia ou pelo telefone 0800 728 1121.
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