Para
muitos, aprender matemática pode parecer tão difícil quanto decifrar um
novo idioma, mas, quando abordada de forma criativa, sua compreensão
pode ser muito mais simples. Essa matéria não se limita a números e
equações, mas permeia todos os campos do conhecimento e está presente em
nosso dia a dia. Neste contexto, compreender suas funções é essencial.
De acordo com Victor Haony, assessor pedagógico da Mind Makers,
solução educacional que trabalha disciplinas inovadoras, ao integrar
disciplinas inovadoras com as tradicionais, é possível encontrar a chave
para desvendar seus mistérios e torná-la acessível no processo
educacional.
Com a atual mudança dos currículos escolares, instauradas em 2024 pela Política Nacional de Educação Digital (PNED),
as escolas devem inserir a educação digital em seus ambientes, bem como
o estímulo ao letramento digital e aprendizagem de competências como
tecnologia assistiva e Pensamento Computacional - habilidade para
resolver problemas e desafios de forma eficiente, assim como um
computador faria. Por isso, conceitos computacionais podem ser os
aliados perfeitos no auxílio da compreensão de conteúdos complexos.
Para
os alunos, é importante detectar a função cotidiana dos conteúdos
aprendidos, entendendo como e quando aplicá-los. Haony destaca que o
Pensamento Computacional é essencial em atividades cotidianas, como na
solução de problemas e no apoio da aprendizagem de Matemática. “A
intersecção entre o Pensamento Computacional e demais matérias pode
auxiliar em dilemas escolares, como a resolução de equações matemáticas,
por meio da lógica ou a geolocalização de posições referenciadas pela
rosa dos ventos. É importante lembrar que o mundo fora da escola possui
contextos plurais, em que todas as ciências abordadas na educação básica
serão vivenciadas sem a disciplinaridade escolar, tendo como função
prepará-los também para lidar com problemas rotineiros”, exemplifica
Haony.
Pensamento Computacional e a Matemática: uma união transformadora
Uma pesquisa
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
(IFFluminense), de 2021, avaliou a aplicação de princípios do Pensamento
Computacional no ensino de funções matemáticas, no Ensino Médio. De
acordo com os dados, a aprendizagem com a aplicação desses métodos é
significativa, uma vez que os alunos conseguiram resolver problemas de
maior complexidade. Para Haony, outros conceitos básicos da matéria
também conversam diretamente com o que é trabalhado no Pensamento
Computacional:
“Existem
conceitos matemáticos que trabalhamos o tempo todo quando lidamos com a
disciplina de Pensamento Computacional, como raciocínio lógico e
sequências. Isso é um ganho para o aluno por desenvolver práticas que,
além de atrativas, viabilizam a fixação por serem contextualizadas”,
explica o assessor pedagógico. Pensando nisso, o especialista elencou 5 competências desenvolvidas na aprendizagem do Pensamento Computacional que podem auxiliar no entendimento da Matemática:
1. Raciocínio Lógico: Na
disciplina, é estimulada a prática de estruturar de modo organizado o
caminho para solucionar um problema de programação. Isso pode ser
aplicável, também, na solução e interpretação de questões complexas de
matemática.
2. Compreensão de sequências: Muito
presente na linguagem computacional, as sequências permitem que os
estudantes desenvolvam o "passo a passo" para a solução de um problema,
seja ele técnico ou matemático.
3. Reconhecimento de padrões:
Na computação, é estratégico verificar se há comandos repetidos e
compreender se é possível suprimir um código, ou ainda realizar uma
fatoração em matemática. Dessa forma, os alunos criam maior
familiaridade com esse processo, podendo aplicá-lo no desenrolar de uma
prova ou vestibular.
4. Noções do plano cartesiano: Na
prática da disciplina do Pensamento Computacional, são desenvolvidas
habilidades de análise em planos cartesianos - objeto matemático formado
por uma malha quadriculada - uma vez que utilizando os tapetes
pedagógicos são apresentadas referências posicionais que dependem de
noções cartesianas. Assim, os estudantes aprendem a verificar noções de
coordenadas cartesianas como referências para o movimento.
5. Depuração: É
importante criar a prática de sempre verificar se o processo programado
desenvolvido apresenta o caminho para a solução. Na Matemática, isso
pode ser aplicado na resolução de cálculos, tirando a prova real para
comparar os resultados.
Como inserir o Pensamento Computacional no currículo tradicional?
A
disciplina de Pensamento Computacional deve ser tratada na sala de aula
como uma disciplina curricular, assim como a Matemática. Desse modo,
deve conter em suas aulas um procedimento específico de execução, que
pode ser utilizado em conjunto com as disciplinas curriculares
convencionais para viabilizar um ensino contextualizado. Frente a isso,
Victor Haony dá a ideia da adoção de aulas conjuntas, para que os alunos
possam aplicar os conceitos em atividades cotidianas.
“Em
uma aula de plano cartesiano, por exemplo, é possível fazer essa
ligação entre a Matemática e o Pensamento Computacional. Enquanto a
primeira ensina noções de coordenadas cartesianas nos eixos (x e y), o
Pensamento Computacional, com o auxílio de um tapete xadrez, utiliza
posições referenciadas em linhas e colunas que correspondem exatamente a
coordenadas cartesianas. Em uma aula conjunta, os estudantes têm a
oportunidade de literalmente enxergar esse plano, facilitando a sua
compreensão”, contextualiza o assessor pedagógico da Mind Makers.
Mind Makers -
Nascida em Belo Horizonte, a Mind Makers é uma solução educacional do
grupo SOMOS Educação, que busca elevar a qualidade do ensino por meio de
disciplinas inovadoras, criadas a partir de uma metodologia exclusiva.
Unindo técnicas do ensino híbrido, aprendizagem ativa, socioemocional e
sociointeracionista, é pioneira no Pensamento Computacional e
Empreendedorismo Criativo no Brasil, disciplinas curriculares que buscam
incentivar seus mais de 95 mil alunos a colocarem a mão na massa e
darem vida às suas ideias, protagonizando seu processo de estudos.
Atualmente, a Mind Makers é a única empresa brasileira a ter seus
ambientes de programação acatados para a campanha mundialmente promovida
Hora do Código, da ONG Code.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário