MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Meeting Paralímpico Loterias Caixa do RN marca despedida de potiguares antes do Mundial de atletismo


Velocistas Thalita Simplício e Maria Clara Augusto estão entre os 241 inscritos para as provas de atletismo, natação e halterofilismo em Natal, neste sábado, 27; competição acontecerá em dois endereços da capital potiguar 

Fotos: CPB

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Natal, Rio Grande do Norte, organizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reunirá 241 esportistas de atletismo, natação e halterofilismo neste sábado, 27, em dois locais da capital potiguar. 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberá 153 participantes nas provas de atletismo e 33 halterofilistas, enquanto a piscina do Sesi Clube Natal contará com 55 nadadores. 

Entre os destaques estão duas atletas que disputarão o Mundial de atletismo paralímpico de Kobe, Japão, de 17 a 25 de maio. As potiguares Maria Clara Augusto, conhecida como Clarinha, e Thalita Simplício vão competir pela última vez no Brasil antes da viagem a terras nipônicas. Para o evento na Ásia, o CPB convocou 50 atletas e 10 atletas-guia. 

Clarinha, 19, é da classe T47 (deficiência nos membros superiores) e terminou a temporada passada com o terceiro melhor tempo do mundo nos 400m. No Mundial de Paris 2023, ela completou a distância em 58s49, marca que lhe garantiu o bronze na competição. 

Thalita Simplício, 26, da classe T11 (deficiência visual), tem no currículo três medalhas de prata em Jogos Paralímpicos - 200m e 400m em Tóquio 2020 e revezamento 4x100m no Rio 2016. Além disso, foi ouro nos 400m durante o Mundial de Paris, com o tempo de 56s60 - o segundo melhor do mundo no ano passado. 

"Quando o CPB traz um evento como o Meeting para Natal, não é apenas uma chance de nos prepararmos na nossa cidade para o Mundial, com os amigos e familiares nos assistindo ao vivo. É, também, uma forma de mostrar o que é o Movimento Paralímpico para um número maior de pessoas. É a oportunidade de o público conhecer melhor o esporte para pessoas com deficiência", analisou Thalita, que nasceu com glaucoma. 

“O Meeting servirá para ajustarmos pequenos detalhes da corrida. É a última competição antes do Mundial e tem a vantagem de ser em casa. A gente contará com apoio dos familiares e amigos, que poderão prestigiar o evento pessoalmente”, avaliou Clarinha, que tem má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo.

Além das duas atletas, que defendem a Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN), outros potiguares estarão no Meeting e representarão o Brasil no Mundial de Kobe: Felipe Veloso, atleta-guia da Thalita, e Marília de Azevedo, que será técnica de ambas as velocistas no Japão. 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em  Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB). Neste sábado, ainda haverá uma etapa em Vitória (ES). 

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Natal podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Natal
Data e horário:
sábado, 27 de abril, a partir das 8h.
Atletismo e halterofilismo
Local: Pista de atletismo e Ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Endereço: Estrada do Ginásio de Desportos – R. do Esporte, Lagoa Nova – Natal

Natação
Local: Sesi Clube Natal
Endereço: Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova – Natal

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Maria Clara Augusto e Thalita Simplício são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário