MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dia do Descobrimento do Brasil: como evoluímos enquanto sociedade desde o descobrimento?

 


ZILDA ALVES DE SOUSA – Professora de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie – Tamboré.

ANTONIO FLAVIO MENDES MORAES - Professor de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie – Tamboré.

Sempre que comemoramos o descobrimento do Brasil, somos levados a considerar a evolução de nossa sociedade. Durante os anos que mapeiam a chegada das tripulações portuguesas e os dias atuais, o Brasil tem atravessado mudanças, enfrentado desafios e, sobretudo, descortinando oportunidades.

O corpo social que se estabeleceu desse descobrimento foi firmado por uma herança de colonização, miscigenação e resistência. Relações complexas entre os povos originários e colonizadores, somadas aos africanos escravizados, engendrou a sociedade inicial do nosso país, que continuou a se expandir e diversificar com a imigração de povos de todas as partes do mundo.

Transições econômicas, como o ciclo do café e, posteriormente, o advento da industrialização, foram acompanhadas por movimentos sociais que buscavam reformas e direitos. Cada período, da abolição da escravatura à era Vargas, da ditadura militar à redemocratização, trouxe elementos que consolidaram nossa identidade nacional.

Como resultado, vemos, neste século, a solidificação da democracia e o avanço tecnológico abrindo novos caminhos para o desenvolvimento. Outrossim também pudemos perceber que todos esses movimentos revelaram desigualdades persistentes. Hoje, somos reflexo de uma pecuniosa história, um país em contínuo diálogo com seu passado, e lutamos para garantir um futuro mais justo.

Nossa trajetória é, principalmente, uma cronologia de afluências e encontros de inúmeras identidades, buscando constantemente construir uma nação única em sua diversidade. Como agentes de educação, nosso papel é guiar os jovens por meio dessa história, incentivando-os a questionar, compreender e atuar sobre o legado que eles herdarão e moldarão.

*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

 

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, pelo casal George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.

 

Informações  

Assessoria de Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie  

imprensa_mackenzie@viveiros܂com܂br 

Eudes Lima, Eduardo Barbosa, Kelly Teodoro, Katharina Zayed e Guilherme Moraes

(11) 2766-7280

Celular de plantão: (11) 9.8169-9912

Nenhum comentário:

Postar um comentário