MEDIÇÃO DE TERRA

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quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Médicos: como envolvê-los na acreditação?

 

IQG


Ter médicos na equipe de avaliadores ajuda no engajamento do corpo clínico e traz maior valor agregado para o sistema de gestão da qualidade e segurança do paciente

Médicos: como envolvê-los na acreditação?

 Ter médicos na equipe de avaliadores ajuda no engajamento do corpo clínico e traz maior valor agregado para o sistema de gestão da qualidade e segurança do paciente

Engajar os médicos nos processos de melhoria da qualidade e segurança do paciente é um grane desafio para as instituições de saúde mundiais. Em um estudo com 706 executivos, líderes e médicos dos Estados Unidos, publicado pelo New England Journal of Medicine, 44% disseram que sua organização não tinha estratégias definidas para o engajamento do corpo clínico, enquanto 18% sequer sabiam da existência ou não de qualquer direcionamento nesse sentido, este cenário se repete na Europa.

O IQG Health Services Accreditation entendeu que essa questão é essencial e hoje 30% da sua equipe de Avaliadores/Auditores são profissionais médicos. Estes têm três funções importantes para o processo de avaliação na acreditação:

  1. agregam conhecimentos técnicos específicos.
  2. agregam valor à equipe técnica de avaliação
  3. ajudam no engajamento dos colegas no processo de qualidade

“Um dos motivos para isso é que o médico traz para a avaliação o olhar da Governança Clínica, valorizado pelos seus pares. Cada processo e atividade é analisado pela ótica do melhor cuidado para o paciente”, explica Rubens Covello, CEO do IQG.

A pediatra Christiany Cavalcante é uma das avaliadoras desse grupo, e defende o papel do médico na mudança institucional. Durante o processo de Acreditação, o médico é um membro muito importante. Ele pode cativar outros profissionais médicos a participar do processo, auxiliando na transformação da cultura institucional e sendo exemplo para outros médicos melhorarem sua prática assistencial, aponta.

O cirurgião Rodrigo Duarte, avaliador IQG, compartilha dessa opinião. Um dos problemas frequentes na implantação de um modelo de Acreditação é a indiferença e OU resistência dos profissionais médicos”, destaca. Na opinião dele, se forem engajados e tiverem apoio das lideranças, “os próprios médicos perceberão, que é mais seguro realizar procedimentos e prestar assistência em um hospital com mais controles, onde os colaboradores estão atentos às questões de segurança do paciente e auxiliam o médico a atender com mais qualidade."

Formação Rigorosa

O IQG é responsável pela Acreditação de mais de 700 instituições no país, além de contar com seu próprio time de avaliadores, oferece cursos de formação para profissionais. “A equipe de avaliadores é parte integrante do processo de Acreditação. Por isso, o IQG desenvolveu um processo criterioso e contínuo de capacitação, avaliação e atualização de avaliadores,” diz Rubens Covello.

Para fazer o curso, os candidatos obrigatoriamente devem ser elegíveis, o IQG tem uma ferramenta de elegibilidade que avalia o curriculum e a experiência profissional em gestão dos profissionais médico. Outras informações sobre o curso pelo e-mail : iqg@iqg.com.br 

Sobre o IQG

O IQG Health Services Accreditation é a maior acreditadora do Brasil e a terceira maior do mundo. Seu portfolio ativo inclui mais de 700 instituições de saúde acreditadas no Brasil. Como parceiro da Accreditation Canada, o IQG é o responsável exclusivo pelo desenvolvimento no Brasil dos padrões QMentum International, criados 1955. É também líder em acreditações pela metodologia nacional ONA, criada em 1999, da qual é um dos fundadores.

Ao lado da Accreditation Canada e de outras acreditadoras, fundou a Health Standards Organization (HSO), em 2017, por meio da qual desenvolve padrões, programas educativos e outras ações com o intuito melhorar a qualidade de serviços de saúde ao redor do mundo. Entre essas ações está o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, aberto à participação de qualquer instituição de saúde brasileira.

Saiba mais: www.iqg.com.br

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