MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de dezembro de 2020

Conheça 5 benefícios da acupuntura no corpo

 


Essa técnica estimula pontos relacionados a diversos órgãos e sistemas do organismo, e faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares do Ministério da Saúde

Tribuna da Bahia, Salvador
18/12/2020 14:20 | Atualizado há 1 dia, 6 horas e 3 minutos

   
Foto: Reprodução

Não é de hoje que a acupuntura é usada para o tratamento de doenças, ela existe há mais de dois mil anos e é muito utilizada pela medicina oriental. Essa técnica estimula pontos relacionados a diversos órgãos e sistemas do organismo, e faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares do Ministério da Saúde.

acupuntura traz benefícios para todas as disfunções físicas e psicológicas, proporcionando alívio para muitas doenças e condições. Existem diversas formas para realizar a ativação dos pontos anatômicos, mas a mais comum é por meio de agulhas super finas, que penetram superficialmente na pele. “Essas agulhas são manipuladas manualmente ou podem receber uma leve corrente elétrica para potencializar o seu efeito. Além disso, existem tratamentos associados à acupuntura, como a ventosaterapia”, explica o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em dor e acupuntura, colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.

Muitos estudos têm mostrado que a acupuntura oferece alívio para diversas doenças, desde dores de cabeça e dor nas pernas à ansiedade e crises de burnout. Abaixo, listamos os principais benefícios dessa técnica e como ela pode ser usada no tratamento das doenças.

1. Ansiedade

A acupuntura pode trazer diversos benefícios relacionados ao bem-estar. Entre eles é o controle da ansiedade, uma vez que a técnica consegue estimular glândulas que liberam os hormônios serotonina e endorfina, que são os responsáveis pelo relaxamento e pela felicidade. 

2. Emagrecimento

Para a medicina chinesa, o excesso de peso pode indicar algum desequilíbrio nos órgãos e glândulas responsáveis pela fome e saciedade, dos níveis hormonais e da liberação de glicose no sangue. “Por conta desses desequilíbrios, a gente começa a comer de forma errada e o nosso organismo não consegue se adaptar a essa sobrecarga”, conta Dr. Marcus Yu Bin Pai.

A acupuntura ajuda a restabelecer esse equilíbrio estimulando os pontos relacionados, como baço e fígado, que são responsáveis pelo nosso metabolismo. Enquanto isso, a acupuntura com foco no emagrecimento, pode estimular pontos como rins e o sistema excretor. 

3. Insônia

Pessoas que têm problemas de insônia, também conseguem perceber os benefícios das sessões de acupuntura na hora de dormir. O terapeuta responsável pode estimular os pontos específicos, regulando a produção e liberação da melatonina, hormônio responsável pelo sono. 

4. Dores

Quem nunca sentiu qualquer tipo de dor? Dores nas costas e nas pernas costumam ser as mais comuns - cerca de 85% da população vai ter um dia - e elas costumam ser o motivo mais frequente pela procura da acupuntura. 

“Existem vários motivos para as dores nas costas, desde sobrepeso a lesões musculares ou estresse. Mas, de acordo com estudos, a acupuntura pode aliviar em 15% no nível da dor, o que pode reduzir a dosagem dos medicamentos”, explica Dr. Marcus Yu Bin Jin Pai.

5. Enxaqueca

Falando em dores, crises de enxaqueca e dores de cabeça crônicas podem prejudicar a vida pessoal e profissional de milhares de pessoas que sofrem com essas disfunções. 

Como a acupuntura pode ser usada como anti-inflamatório e analgésico, ela é uma ótima opção para o tratamento dessas dores. E como ela promove o relaxamento muscular, a técnica também alivia a dor de cabeça tensional. 

Mas quem pode tratar com acupuntura?

A acupuntura pode ser aplicada em pessoas de todas as idades, mas existem algumas restrições. “Pessoas com problemas de coagulação e pacientes de estágios mais avançados de doenças crônicas devem evitar esse tratamento”, alerta o Dr. Marcus Yu Bin Pai.

Normalmente, na primeira consulta o paciente faz uma avaliação completa e em seguida é feito um plano de tratamento. É nessa hora que todas as dúvidas são tiradas e vale lembrar que trocas de tratamentos devem sempre ter o acompanhamento do médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário