MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Com pandemia, PIB do Brasil encolhe 1,5% no 1º trimestre

Capital Research

Por Ernani Reis, analista da Capital Research
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta sexta-feira (29) o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano. Como esperado, o dado registrou uma retração de 1,5% comparado ao último trimestre de 2019 e um recuo de 0,3% no comparativo anual.
De acordo com o IBGE, os setores que mais recuaram no período foram o de serviços, com -1,6% e representa 74% do PIB e o da indústria com um recuo de -1,4%, ambos comparados ao trimestre anterior. O destaque positivo ficou apenas para o setor agropecuário que cresceu 0,6%.
Claramente, se observa que o resultado representa a desaceleração do nível de crescimento previsto para o ano, mas ainda não reflete na totalidade do impacto da pandemia de covid-19. Um bom exemplo disso é a projeção do Banco Central divulgada no último relatório Focus, que registrou um recuo de -5,89% para este ano. Se levarmos em consideração o recuo de 0,3% ao ano registrado no primeiro trimestre, vemos que ainda há muito espaço para piorar nos próximos trimestres.
Ao mesmo tempo que os próximos dados devem confirmar a piora no cenário, aos poucos vamos passando pelo pico da pandemia por todo país. Isso torna possível que, caso não tenhamos uma nova onda de contágio, seja possível que o PIB volte ao campo positivo ainda no final do final do segundo semestre. 

Sobre a Capital Research
A casa de análises Capital Research pertence ao grupo Red Ventures, que conta com um portfólio de empresas digitais nas indústrias de educação, saúde, home service e serviços financeiros. A startup tem como missão entregar conteúdo relevante de forma gratuita aos seus usuários, como é o caso da Carteira Capital, que faz recomendações para investidores de perfil conservador, moderado e agressivo. Por meio de uma plataforma intuitiva e simples, o usuário pode contar com conteúdo de qualidade como newsletters, relatórios, cursos online e as próprias carteiras específicas de produtos de investimentos como a “Carteira de Ações”, a “Carteira de Renda Fixa” e a “Carteira de Fundos Imobiliários”.
Informações para a Imprensa:
Giovana Iniesta giovana.iniesta@edelman.com
Gabrielle Chamiço gabrielle.chamico@edelman.com



Edelman

Giovana Iniesta
tel: +55 (11) 3066-7777
Edelman SP | Rua Fradique Coutinho, 50, 12º andar – Pinheiros, SP
www.edelman.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário