Pesquisa mostrou que visitantes de São Paulo lideraram o ranking de turistas nacionais no Rio
O Réveillon carioca bateu o recorde de 1,7 milhão de
turistas nacionais e estrangeiros. Na avaliação do presidente da Empresa
de Turismo do município do Rio de Janeiro (Riotur), Marcelo Alves, foi
um número "fantástico". "Para o Rio de Janeiro, é uma grande vitória
isso. É motivo de muita comemoração e alegria e desafios para a frente,
fazer com que a cidade respire mais esse principal negócio que é o
turismo”, disse em entrevista à Agência Brasil. Desse total de turistas,
80% eram brasileiros de outros estados e 20% estrangeiros.
No próximo dia 12, o Rio ainda será palco de uma ação estratégica inédita planejada para manter os turistas na cidade. Trata-se de um ‘show’ de abertura oficial do Carnaval do Rio, aproveitando o palco principal da festa do réveillon em Copacabana. “Será um ‘show’ da Favorita e outros blocos, a eleição final da Corte do Carnaval, do Rei Momo, da Rainha, da Princesa do Carnaval”, contou Alves.
O presidente da Riotur explicou que o objetivo é fazer com que o
turista possa se organizar, antecipadamente, para vivenciar o carnaval
no Rio. “Serão 51 dias de carnaval. Como a gente está focado em lotar a
cidade com turistas, são ações como essa que comprovam e fortalecem essa
nossa vocação e solução que é o turismo”, externou.
Empregos
O Réveillon injetou $ 3 bilhões à economia do município, segundo o presidente da Riotur. “Isso para nós é importante porque é um consumo significativo na cidade, nos hotéis, nos bares, restaurantes, ‘shoppings’ e, quanto mais consumo, mais emprego. Esses grandes eventos na cidade proporcionam empregos diretos e indiretos, rápido, imediatos. Esse é o nosso foco, para que a cidade saia da crise imediatamente e a gente possa ter, no ano inteiro, esse volume de empregos e de movimentação”.
Marcelo Alves salientou que o mais importante é a movimentação da alegria da cidade no seu DNA, que é receber com cordialidade. “Esse é o nosso principal negócio”.
Pesquisa
De acordo com pesquisa efetuada pela Riotur com 1.312 turistas no período compreendido entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2019 no posto de atendimento ao turista montado na praia de Copacabana, 59,3% dos turistas nacionais entrevistados eram homens e 40,7% mulheres.
A sondagem revela que os visitantes de São Paulo lideraram o ranking de turistas nacionais, com 29,6%, seguidos de Goiás (14,1%) e Rio Grande do Sul (12,5%). O levantamento ainda mostrou que 70% das pessoas chegaram ao Rio de avião, 22% de ônibus e 8% de carro. Os meios de hospedagem preferidos se dividiram entre hotel (55,6%), casa de parentes (18,5%), ‘apart-hotel’ (7,4%) e casa ou apartamento alugado (7,4%). Marcelo Alves destacou que a proximidade entre Rio e São Paulo faz com que os paulistas sejam maioria na festa carioca. “Mas também a alta do dólar foi importante para nós, porque favorece o turismo nacional”, apontou.
Dentre os turistas internacionais, 62,1% são do gênero masculino e 37,9% são do gênero feminino. Eles chegaram de avião (98%) e de navio (2%). A escolha da hospedagem desses turistas foi hotel (62,1%), albergue (15,2%) e ‘apart hotel’/’flat’ (13,6%). Os argentinos foram os campeões do ranking, seguidos dos chilenos, revela a pesquisa da Riotur. “Sucesso total, para nós comemorarmos”, sustentou Marcelo Alves.
No próximo dia 12, o Rio ainda será palco de uma ação estratégica inédita planejada para manter os turistas na cidade. Trata-se de um ‘show’ de abertura oficial do Carnaval do Rio, aproveitando o palco principal da festa do réveillon em Copacabana. “Será um ‘show’ da Favorita e outros blocos, a eleição final da Corte do Carnaval, do Rei Momo, da Rainha, da Princesa do Carnaval”, contou Alves.
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Empregos
O Réveillon injetou $ 3 bilhões à economia do município, segundo o presidente da Riotur. “Isso para nós é importante porque é um consumo significativo na cidade, nos hotéis, nos bares, restaurantes, ‘shoppings’ e, quanto mais consumo, mais emprego. Esses grandes eventos na cidade proporcionam empregos diretos e indiretos, rápido, imediatos. Esse é o nosso foco, para que a cidade saia da crise imediatamente e a gente possa ter, no ano inteiro, esse volume de empregos e de movimentação”.
Marcelo Alves salientou que o mais importante é a movimentação da alegria da cidade no seu DNA, que é receber com cordialidade. “Esse é o nosso principal negócio”.
Pesquisa
De acordo com pesquisa efetuada pela Riotur com 1.312 turistas no período compreendido entre os dias 26 e 31 de dezembro de 2019 no posto de atendimento ao turista montado na praia de Copacabana, 59,3% dos turistas nacionais entrevistados eram homens e 40,7% mulheres.
A sondagem revela que os visitantes de São Paulo lideraram o ranking de turistas nacionais, com 29,6%, seguidos de Goiás (14,1%) e Rio Grande do Sul (12,5%). O levantamento ainda mostrou que 70% das pessoas chegaram ao Rio de avião, 22% de ônibus e 8% de carro. Os meios de hospedagem preferidos se dividiram entre hotel (55,6%), casa de parentes (18,5%), ‘apart-hotel’ (7,4%) e casa ou apartamento alugado (7,4%). Marcelo Alves destacou que a proximidade entre Rio e São Paulo faz com que os paulistas sejam maioria na festa carioca. “Mas também a alta do dólar foi importante para nós, porque favorece o turismo nacional”, apontou.
Dentre os turistas internacionais, 62,1% são do gênero masculino e 37,9% são do gênero feminino. Eles chegaram de avião (98%) e de navio (2%). A escolha da hospedagem desses turistas foi hotel (62,1%), albergue (15,2%) e ‘apart hotel’/’flat’ (13,6%). Os argentinos foram os campeões do ranking, seguidos dos chilenos, revela a pesquisa da Riotur. “Sucesso total, para nós comemorarmos”, sustentou Marcelo Alves.
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