Consultoria que atende marcas como Claro, NET, Youse e XP Inc, inaugura a Galeria Meiuca com a exposição Sociedade de Vidro em parceria com o Instituto Bem do Estar. A ideia é promover reflexão e abrir o diálogo sobre saúde mental, em apoio à campanha Janeiro Branco. A mostra coletiva conta com peças criadas por 19 artistas convidados.
São Paulo, 31 de janeiro de 2020 - De onde surgem as novas respostas? Essa é a pergunta que o time diversamente interessante da Meiuca se faz, diariamente, em busca de hacks que levem inovação aos negócios e à sociedade. Reflexo disso é como dividem o próprio negócio: enquanto na Meiuca Design ajuda as empresas a resolverem os maiores desafios, a Meiuca.org – para a qual a equipe dedica 20% do seu tempo – busca combater os desajustes sociais ao misturar design, educação e uso criativo da tecnologia.
O espaço que hoje abriga o escritório da Meiuca já foi uma galeria de arte. E, ao somar a vontade de manter a galeria viva com a intenção de gerar impacto social, surgiu a Galeria Meiuca – uma das primeiras iniciativas da Meiuca.org. A ideia é usar a arte como instrumento de reflexão e, ao mesmo tempo, promover causas de instituições como o Instituto Bem do Estar.
A estreia da Galeria será com a mostra Sociedade de Vidro. Em parceria com o Instituto Bem do Estar, o objetivo da mostra é promover o diálogo sobre saúde da mente e a arte. A vernissage acontece, hoje, 31 de janeiro.
Sociedade de Vidro
Estamos em um período único da história da humanidade. Tecnologia, informação e um bombardeio de incertezas. A consequência tem sido o aumento de doenças relacionadas à saúde da mente. O Brasil é o primeiro país no ranking mundial de casos diagnosticados de ansiedade, também lidera em casos de depressão na América Latina.A Sociedade de Vidro é uma alusão a um dos materiais mais versáteis do mundo. Apesar de forte e resistente, quebra facilmente em um descuido. A mente não é diferente, aguenta diversas emoções, é versátil e mutável. Sem a devida atenção e cuidado, pode sofrer e até se fragmentar.
Inspirados nesse conceito, artistas multidisciplinares – diretamente ligados à publicidade como Carla Garofalo (designer, diretora de arte e ilustradora botânica), Thiago Teixeira (ex-publicitário e tatuador) e Rodrigo Ferreira (designer, ilustrador e heaf of branding na Meiuca) – aceitaram o desafio de criar peças para a exposição.
Segundo Rodrigo Ferreira, artista convidado, a ilustração, a arte visual, em geral, é um dos meios mais cativantes de se contar uma história. “Acho muito relevante juntar artistas para mobilizar uma reflexão sobre um tema tão importante e atual como a saúde da mente”, afirma Ferreira. Por sua vez, Márcio Casarotti – mestre em Comunicação e Consumo, pesquisador de temas acerca da arte, cultura e comunicação – traz para a exposição uma peça que busca refletir questões metafísicas e psicológicas do indivíduo.
Segundo Rodrigo Ferreira, artista convidado, a ilustração, a arte visual, em geral, é um dos meios mais cativantes de se contar uma história. “Acho muito relevante juntar artistas para mobilizar uma reflexão sobre um tema tão importante e atual como a saúde da mente”, afirma Ferreira. Por sua vez, Márcio Casarotti – mestre em Comunicação e Consumo, pesquisador de temas acerca da arte, cultura e comunicação – traz para a exposição uma peça que busca refletir questões metafísicas e psicológicas do indivíduo.
Na visão de Paula Neves, gestora da Meiuca.org (foto) e uma das artistas convidadas para a mostra, a arte pode ser um excelente meio para abordar temas que precisam ser colocados em evidência e explorados. “Estamos muito orgulhosos da primeira edição da Galeria Meiuca ser em parceria com o Instituto Bem do Estar por meio da exposição Sociedade de Vidro, tratando de um tema tão relevante, ainda muito mistificado e pouco debatido nas esferas sociais. Seja em casa, nas nossas famílias, entre amigos, no trabalho, nas políticas públicas e no próprio terceiro setor, por que é tão difícil falar sobre ansiedade, depressão, bipolaridade etc?”, questiona.
Os demais artistas da exposição Sociedade de Vidro são: Tamilis Oliveira, Kaique Valente, Giulia Garcia, Paulo Bruno, Luis Mello, Kel Oliveira, Isaque Pereira, Luiz Vicente, Carol Rahal (foto da peça Universos de Dentro), Fabiano Sassen, Neni Benavente, Rogério Alonso, Paula Neves, Koji Takaki e Bruno Capella.
SERVIÇO
Exposição: Sociedade de Vidro
Datas: 1 e 2 de fevereiro
Local: Meiuca (Rua Fradique Coutinho, 1464F)
Aquisição de obras: no local ou pelo site (catarse.me/galeriameiuca-sociedadedevidro); faixa de preço de R$300,00 a R$5.000,00
Sobre a Meiuca.org | Braço sem fins lucrativos da Meiuca, foi fundada em 2019 para que o seu time (que tem 20% do seu tempo reservado para isso) explora formas de usar design, tecnologia e criatividade para promover suas próprias causas e gerar transformação positiva na sociedade e meio ambiente. É mantida por parte do lucro dos projetos comerciais da Meiuca Design, além de parcerias com grandes marcas e outras instituições. Mais informações: instagram @meiucaorg ou no site http://meiuca.design/
Sobre o Instituto Bem do Estar | Fundado em 2018 por Isabel Marçal e Milena Fanucchi, o Instituto Bem do Estar é um negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente. Com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente, a organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável. Para tal, possui três frentes de atuação, que visam a transformação social necessária a uma sociedade que está em falência emocional.
No pilar CONSCIENTIZAR, informa a população sobre os cuidados para uma saúde da mente de qualidade, estimulando a busca pelo autoconhecimento e o despertar da empatia por meio de conteúdo digital, campanhas de conscientização e mostras e exposições culturais. Em CONECTAR, promove experiências do cuidado com a mente, proporcionando ferramentas que contribuem com o desenvolvimento socioemocional individual e coletivo por meio de atividades práticas, como vivências, workshops e palestras, além da divulgação de locais de atendimento terapêutico gratuitos ou por contribuição consciente. Em MOBILIZAR, entende o contexto sobre saúde da mente e o impacto na sociedade, gerando estatísticas e articular agentes públicos e privados, visando o acesso a políticas públicas via pesquisas e práticas de advocacy. www.bemdoestar.org
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins betania.lins@gmail.com
Celular: (11) 9 7338-3879
Imagens relacionadas
baixar em alta resolução |
baixar em alta resolução |
Betania Lins
(11) 97338-3879
Nenhum comentário:
Postar um comentário