MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

O rigor da Filosofia Budista, segundo a antiga Lei do Karma e as práticas políticas atuais


Resultado de imagem para buda frases e pensamentosAntonio Rocha
O texto a seguir está na página 144 do ótimo livro “Budismo para Todos”, escrito pelo chinês Hsing Yun, uma coedição Escrituras e BLIA – Associação Internacional Luz de Buda.
Hsing Yun, escritor, professor e jornalista em Taiwan, fundou o diário “Merit Times”. Mestre Hsing, pois tem mestrado em Filosofia Budista (Budologia), nasceu há mais de 70 anos na antiga China continental. Na juventude ordenou-se monge e durante as guerras de libertação promovidas por Mao Tsé Tung, refugiou-se na ilha que muitos ocidentais ainda chamam de Formosa (Taiwan).
Tive a honra de conhece-lo pessoalmente em 2002, quando veio ao Brasil inaugurar o Templo Budista Zu Lai, em Cotia, no interior de São Paulo.
VIDA EM SOCIEDADE – Tem mais de 20 livros publicados em inglês; e em português passa dos dez volumes com várias reedições. Sua linhagem é o que se chama “Budismo Humanista”, e seu estilo bem didático agrada pela objetividade ao mundo moderno.
Vejamos os dez itens que o autor nos propõe para uma boa conduta na vida social:
1) Os leigos podem fazer parte da política, enquanto que os monásticos devem se limitar a discuti-la. Monges jamais devem estar envolvidos com o poder efetivo.
2) Se estiver engajado na política não abuse de seu poder.
3) Caso esteja envolvido em política, trabalhe unicamente para o bem da coletividade. Aceite e recuse cargo político conforme se mostrarem as causas e condições.
4) Ao atuar em cargo político, faça do serviço ao público a sua maior prioridade.
5) Não traia a sua pátria, envolvendo-se em espionagem ou revelando segredos nacionais.
6) Mantenha meio de vida correto deixando de trabalhar em profissão ilegal ou perniciosa.
7) Mantenha a ética profissional e aja dentro da lei.
8) Nos negócios, trate a todos com honestidade e beneficie-se apenas de seu próprio trabalho.
9) Não se envolva com extorsão, fraude, falsificação, trapaça, embuste, prostituição ou com a disseminação de males cibernéticos.
10) Seja digno de confiança e viva harmoniosamente.
SIGNIFICADOS – Alguns itens podem parecer ingênuos, mas por exemplo, no item 3, quando se refere a “causas e condições” é uma outra forma de falar em karma, a famosa Lei do Retorno, considerando que toda ação tem uma reação, sabendo que as causas interagem com as condições para o bem ou para o mal, gerando consequências. E não adianta colocar a culpa no Diabo, pois o Budismo prega a nossa responsabilidade em todos os atos.
No item 9, os “males cibernéticos” são as famosas fake news que assolam hoje meio mundo. E saiba o leitor que fake news gera karma negativo. Portanto, aguente os resultados, mais cedo ou mais tarde, extensivos aos familiares, pois o karma também pode ser coletivo, visto que estamos inseridos em uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário