MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de janeiro de 2020

Foguetes atingem base militar e área próxima a embaixadas no Iraque


Forças Armadas iraquianas informaram que explosões não causaram mortes. Mais cedo, milhares foram às ruas em funeral de líder iraniano morto em ataque dos EUA

Tribuna da Bahia, Salvador
04/01/2020 15:18 | Atualizado há 18 horas e 20 minutos
   
Foto: Reprodução

Foguetes atingiram três locais diferentes no Iraque no início da noite deste sábado (4), horário local.
Em nota, as Forças Armadas do Iraque informaram que foguetes atingiram a Praça da Celebração, que fica dentro da Zona Verde, em Bagdá; o bairro de Jadryia, vizinho a essa área, e a base aérea de Balad, sem causar mortes.
A Zona Verde é uma área que abriga a embaixada dos EUA e outras representações diplomáticas.
Em relação a explosão na base militar de Balad, o local abriga forças norte-americanas a 80 quilômetros ao norte de Bagdá, segundo a Reuters.
A Reuters informa ainda a explosão em uma casa no bairro de Jadryia, deixou cinco pessoas feridas.
Neste sábado (4) dezenas de milhares de iraquianos acompanham o funeral do general Qassem Soleiman em Bagdá, no Iraque. O militar, chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, foi morto na quinta-feira (2), após um ataque aéreo dos Estados Unidos, ação que aumentou a tensão no Oriente Médio.
Ao todo, o funeral de Soleiman terá duração de 4 dias e passará por 4 cidades. Neste sábado, saiu de Kadhimiya, um distrito xiita de Bagdá. Ainda hoje deverá chegar ao Irã. No domingo (5) partirá para a cidade sagrada de Mashhad.
Na segunda-feira (6) o cortejo seguirá para Teerã e, na terça-feira (7), chegará a Kerman, cidade natal do general, onde será realizado o enterro do corpo.
O ataque aéreo americano foi um resposta à invasão do complexo da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, na terça-feira (31). O presidente americano, Donald Trump, acusou o Irã de estar por trás dos ataques, mas o país negou responsabilidade. Dezenas de milicianos xiitas iraquianos e seus apoiadores participaram da invasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário