No encerramento do oitavo dia de buscas por sobreviventes e corpos após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Defesa Civil de Minas Gerais afirmou ter localizado 115 corpos de vítimas. O número foi confirmado pelo tenente-coronel Flávio Godinho, em coletiva de imprensa, no início da noite desta sexta-feira (1º).
Outras 248 pessoas continuam desaparecidas e 395 foram localizadas com vida. Segundo o tenente-coronel, o aumento pequeno no número de corpos encontrados nesta sexta (1º), cinco, só pode ser explicado pelo Corpo de Bombeiros, responsável pelas buscas nas áreas quentes.
O aumento de pessoas consideradas desaparecidas, segundo Godinho, aconteceu porque mais famílias procuraram a Vale, relatando a falta de contato com parentes. "Através do sistema de ouvidoria da Vale incluíram mais dez pessoas e localizaram mais duas", comentou.
Dos corpos encontrados, 71 já foram identificados pelo Insitituto Médico Legal (IML), da Polícia Civil.
Reforço
O delegado Arlen Bahia, da Polícia Civil, informou também que, a partir desta sexta-feira, a Delegacia de Polícia Civil de Brumadinho ficará aberta em horário estendido, para auxiliar a população.
O funcionamento será de 8h às 24h nos dias de semana, e de 8 às 19h30 aos sábados e domingos.