Uma das constatações do estudo é que o tempo médio decorrido entre o
vencimento de uma dívida para outra é de 96 dias. Isso significa que o
consumidor volta a atrasar o pagamento das contas no prazo médio de três
meses do vencimento da dívida anterior.
Foto: Divulgação
Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam que,
do total de consumidores que foram negativados em outubro, 80% são
reincidentes, ou seja, já haviam aparecido no cadastro de devedores ao longo
dos últimos 12 meses. Nesses casos, 25% haviam regularizado a situação,
enquanto 55% ainda estavam com a dívida pendente.
Uma das constatações do estudo é que o tempo médio decorrido
entre o vencimento de uma dívida para outra é de 96 dias. Isso significa que o
consumidor volta a atrasar o pagamento das contas no prazo médio de três meses
do vencimento da dívida anterior.
Outro dado mensurado pela CNDL e pelo SPC Brasil é o de
quitação de dívidas. De acordo com o indicador de recuperação de
crédito, aumentou em 9,5% o volume de inadimplentes que conseguiram
regularizar as pendências no acumulado dos últimos 12 meses até outubro.
Entre as regiões que apresentaram maior crescimento de
recuperação de crédito, o Sudeste puxa o ranking no mês de
outubro, com 19,5%. Na sequência estão Centro-Oeste (16%), o Nordeste (7,6%) e
o Sul (2,5%). Apenas no Norte houve recuo, com queda de 5,8% no volume de
pessoas que conseguiram quitar dívidas.
De acordo com o indicador, o volume de dívidas regularizadas
avançou 8,2% no acumulado de 12 meses até outubro deste ano. Desse total, a
maior parte diz respeito a dívidas bancárias (65%). Em seguida, aparecem as
contas de água e luz (19%), contas pagas no comércio (9%) e as de serviços
de comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura (3%).
O SPC recomenda ao consumidor que estude, avalie e planeje
uma proposta de pagamento adequada à sua realidade. A entidade chama a atenção
também para os erros que ocorrem em uma renegociação quando o consumidor aceita
os termos sem ter consciência de que o prazo será cumprido.
Segundo o SPC, é importante lembrar que o fim de ano é o
momento propício para o consumidor colocar as contas em dia, tendo em vista a injeção
de dinheiro extra do 13º salário.
Tanto no Indicador de Recuperação de Crédito quanto no
Indicador de Reincidência são usados os registros de saída de CPFs das bases a
que o SPC Brasil tem acesso. Os dados são de abrangência nacional.
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