MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de setembro de 2017

Cheiros que atraem os clientes e consolidam a identidade das marcas


Thiago Conceição*
A TARDE
Empresas apostam em aromas característicos que têm relação com seus produtos e até fabricam fragrâncias exclusivas - Foto: Reprodução
Empresas apostam em aromas característicos que têm relação com seus produtos e até fabricam fragrâncias exclusivas
Reprodução
Desde 2008, quando junto com dois amigos montou um negócio para a comercialização de camisas, Eduardo Bahiana passou a colocar fragrâncias nas peças da Soul Dila. Na época, o marketing olfativo foi a principal estratégia de atração de clientes para a venda de produtos, todos organizados no interior de um carro que circulava por bairros de Salvador.
“No começo, mesmo sem a loja física, a gente colocava nas camisas uma fragrância doada pela mãe de um dos sócios. Por isso, quando o carro em que estavam as peças passava pelas ruas da cidade, as pessoas sentiam o cheiro dos produtos da marca Soul Dila”, explica Eduardo.
Hoje, dentro das quatro lojas físicas da empresa, a fragrância que paira entre as peças de vestuário foi desenvolvida de forma exclusiva para o negócio. Como forma de fortalecer a identidade da marca, além dos pontos de comércio, o cheiro é fixado nos produtos que são adquiridos pela loja virtual e enviados para a residência dos consumidores.
“O produto que é entregue na casa do cliente fica dentro de uma caixa bem perfumada. O objetivo é fazer com que a pessoa lembre da marca sempre que for abrir o guarda-roupa, já que a fragrância presa nas peças vai se espalhar pelos cômodos da residência”, diz o empresário.
A partir dos feedbacks de clientes da loja virtual, feitos em sua maioria pelo site e redes sociais da Soul Dila, Eduardo monitora a intensidade da fragrância que é usada nas camisas e embalagens de entrega dos produtos.
Segundo o empreendedor, essa é a forma de evitar o desconforto ou reações alérgicas em consumidores que tenham determinada sensibilidade ao cheiro forte dos materiais vendidos pela empresa.
Apesar de a fragrância exclusiva ser a estratégia de marketing mais indicada por consultores especializados na área, nem todos os empreendedores têm condições de custear os gastos da formulação de um cheiro próprio para o ambiente de venda e produtos. Como solução, a compra de aromas fabricados e padronizados para determinado tipo de negócio é a  alternativa.

Tipos de cheiro
Aromático - Com ingredientes como  alecrim e menta, transmite suavidade e frescor.
Cítrico - Tem como principal característica o frescor. Possui toques de laranja e limão.
Floral - Composto por ingredientes como rosa, jasmim e lírio.
Marinho - Remete à refrescância da água.
Frutado - Tem como característica as frutas doces, transmite alegria.
Gourmand - É feito com ingredientes encontrados na culinária.
Amadeirado - Invoca um caráter de sofisticação. Possui um aroma mais seco e menos adocicado.
Oriental - Marcado por madeiras e especiarias do Oriente.
“Dentro do objetivo de criar uma relação do cliente com a marca, existem cheiros propícios para cada tipo de empresa. Por exemplo, o aroma do âmbar é característico de lojas de vestuário. Nesse caso, o marketing olfativo vai funcionar como um acréscimo ao plano de vendas”, explica Priscyla Calda, especialista em gestão de negócios e diretora da empresa Êxito Marketing.
No Stiep, a loja de roupas Cabine de Luxo foi aromatizada com fragrâncias compradas de fábricas especializadas em produzir cheiros para diferentes ambientes de negócios da cidade.
“Eu passava pelas lojas de shoppings de Salvador e ficava encantada com os cheiros. Por esse motivo, assim que montei a loja Cabine de Luxo, resolvi adquirir fragrâncias que estavam disponíveis no mercado. No meu caso, foi a opção mais econômica”, conta Iris Boulhosa, dona da Cabine de Luxo.
Mercado de fragrâncias
De olho nas oportunidades geradas pelo marketing olfativo, a empresa baiana Aromarketing passou a produzir linhas de fragrâncias para marcas nacionais e internacionais. Segundo Nayana Pedreira, diretora administrativa da empresa, cada vez mais empreendedores da cidade buscam desenvolver cheiros específicos para os negócios.
“Encontramos uma oportunidade de atuação no ramo de aromatização de ambientes. Dentro da área, atendemos clientes que procuram colocar cheiros em produtos ou espaços de comércio. Por ser um segmento novo, o marketing olfativo se tornou o “plus” das empresas”, diz Nayana.
A diretora explica que é importante que o empreendedor possa acompanhar de forma ativa o processo de confecção do aroma que vai ser utilizado na marca. Além disso, vale ficar atento aos comentários feitos por novos e tradicionais clientes do estabelecimento.
*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Marketing olfativo é tema de palestra

A empresária Márcia Miranda, franqueada da empresa de aromatizantes Avatim, vai ministrar uma palestra gratuita com o tema Marketing olfativo. Planejada para ocorrer na próxima quinta-feira, dia 28 de setembro, no Shopping Barra, a palestra vai ser realizada na abertura do evento Ornare Trend Week (OTW), promovido pela Avatim e outras 19 empresas, às 19 horas.

Segundo Márcia, o conteúdo da palestra foi pensado para a realidade dos empresários da cidade. Por ser uma prática de negócio nova, ela acredita que muitos empreendedores têm dúvidas sobre o efeito do marketing olfativo para a marca da empresa e as vendas.

“Muitos empresários não entendem como o marketing sensorial e olfativo pode contribuir de forma efetiva para o aumento das vendas. Através de determinado cheiro, no produto e ambiente do negócio, o cliente se sente convidado a permanecer no local. Na maioria dos casos, essa atitude faz com que ele consuma mais”, explica Márcia.

Nas palestras, a empresária costuma falar sobre as experiências pessoais com o marketing olfativo, todas ligadas com algum tipo de lembrança causada por fragrâncias fixadas em estabelecimentos comerciais da cidade.

Cheiro de infância

“Para se ter uma ideia de como um cheiro estimula os sentidos humanos, sempre que passo por lojas que têm o cheiro de baunilha, tenho a recordação das comidas feitas pela minha avó. É como um dispositivo do corpo que é acionado automaticamente”, comenta a empresária.

A maioria dos clientes da empresa de Márcia faz parte do setor de hotelaria da cidade. Segundo a empresária, diante do desejo dos donos de criar uma familiaridade dos clientes com o lugar, os hotéis adquirem e fixam uma grande quantidade de fragrâncias. Apesar da demanda, ela considera que existe um predomínio da falta de informação sobre o produto comprado.

“Tem cliente que fala que vai comprar ‘um cheirinho’ para colocar no negócio. No entanto, não têm a noção de que essa fragrância é elaborada para gerar sensações. Em alguns casos, empreendedores chegam a colocar até água e álcool no produto, ação que descaracteriza e tira a função da essência”, conta Márcia.


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