MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de dezembro de 2013

Técnica de inseminação artificial é usada para aumentar produtividade


A Inseminação Artificial em Tempo Fixo é preferida por pecuaristas.
Técnica permite que o gado tenha uma gestação planejada.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Produtores rurais devem adquirir a vacina para imunizar o rebanho (Foto: Lenito Abreu/Ascom Adapec)Técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo facilita o manejo e aumenta a produtividade
(Foto: Lenito Abreu/Ascom Adapec)
Para aumentar a produtividade do rebanho, produtores do sul do Tocantins estão utilizando a técnica Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), programa em que se insemina um grupo grande de bovinos em um só dia. Para os produtores a programação facilita o manejo.
Técnica de Inseminação Artifical em Tempo Fixo está sendo cada vez mais procurada pelos pecuaristas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Técnica de Inseminação Artifical em Tempo Fixo
está sendo cada vez mais procurada pelos
pecuaristas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Na fazenda São Manoel, localizada a 40 km de Gurupi, a reprodução dos animais é feita há sete anos com essa técnica. O gerente da propriedade Hélio César de Sousa Bequiman conta que o número de nascimento praticamente dobrou. Passou de 2.600 cabeças por ano para mais de 4.000. "A técnica facilita porque você se concentra em uma única época".
Antes de fazer a inseminação, o trabalhador deve usar luvas, higienizar o animal com detergente natural e para agilizar o cio, é colocado na fêmea um dispositivo intravaginal. Depois de oito dias aplica três tipos de hormônios no animal. Com mais dois dias, ela pode ser inseminada. Com 28 dias é feito o diagnóstico com ultrassom, caso não dê positivo pode tentar mais duas vezes com intervalo de 15 a 24 dias. Os bezerros nascem com 286 dias.
Com a gestação programada, os bezerros nascem na estação chuvosa, época em que os pastos estão com capim verde, o que não compromete a produção de leite para a amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário