MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Projeto combate violência contra negros


por
Maíra Cortes
TRIBUNA DA BAHIA
O projeto Juventude Viva, que visa diminuir a vulnerabilidade da juventude negra no país, foi lançado ontem em Salvador, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água. Na Bahia, 20 municípios serão contemplados com ações de vários ministérios e recursos federais de aproximadamente R$ 200 milhões. O programa federal contou com a presença de autoridades como o governador Jaques Wagner e seis prefeitos da região metropolitana da capital, que, na ocasião, assinaram o termo de adesão ao programa.
De acordo com dados apresentados pela secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, a Bahia possui 20 municípios do plano, de uma lista de 142 considerados prioritários. “Para aplicar o plano foi feito um mapa da violência, que nos revelou que a cada hora, dois jovens negros são assassinados. Isso precisa acabar”, declarou Severine. A estratégia apresentada pela secretária é a de “integrar algumas ações federais como Projovem, Pronatec, Centros de Economia Solidária, entre outros, como forma de reverter a descriminalização e garantir a vida a essa juventude negra”, ressaltou.
Também participaram da cerimônia os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR), e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e os secretários estaduais de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, e de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.
Na Bahia, o plano será integrado ao programa estadual Pacto pela Vida, desenvolvido pelo governo baiano desde 2011, com o objetivo de reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição de crimes contra a vida. “Temos obtido vitórias com o planejamento do Pacto pela Vida, tendo reduzido este ano 14% do número de homicídios na capital e RMS, e é claro que, junto ao governo federal, nós aperfeiçoamos esse trabalho”, disse o governador Jaques Wagner.
Durante o discurso, a vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, fez um apelo para que “não tiremos o véu da naturalidade e que não consigamos dormir com essa enormidade de perdas e vidas”, destacou. Além de Salvador, serão atendidos jovens de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Simões Filho, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Camaçari, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Valença, Alagoinhas, Juazeiro, Paulo Afonso, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Dias d’Ávila, Candeias e Mata de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário