MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Falta de administradores impede vinda de recursos para C&T, diz comissão


Não existe falta de dinheiro, mas pessoas para dar suporte às ações planejadas – foto: Joel Rosa
Não existe falta de dinheiro, mas pessoas para dar suporte às ações planejadas – foto: Joel Rosa
 
Um dos principais problemas enfrentados pelas instituições que integram o sistema público estadual de ciência e tecnologia é a falta de pessoal para dar suporte à execução das ações planejadas, o que resulta na pouca utilização do total de recursos previstos no orçamento.

Esse foi o resultado das discussões na audiência pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que analisou a aplicação dos recursos do orçamento do Estado para 2014 voltados para a área de ciência e tecnologia.

Segundo o presidente da comissão, José Ricardo Wendling (PT), o Estado não tem capacidade para investir em ciência e tecnologia, porque não tem pessoas para administrar esses recursos. O petista explicou que os R$ 120 milhões projetados no orçamento para o ano que vem provavelmente não vão ser efetivamente aplicados.

“Ou seja, o Amazonas tem dinheiro, mas apesar dessa disponibilidade constitucional de recursos, muitas instituições e seus pesquisadores não são contemplados por falta de pessoas que administrem essa verba”, afirmou.

O deputado disse ainda que irá apresentar como emenda ao orçamento de 2014 a proposta de que o Estado tenha recurso para o aumento de pessoal na área de ciência e tecnologia, com a realização de concurso público. “Se não resolver isso, vamos continuar do mesmo jeito, vai passar um ano, chega uma nova gestão e nós não teremos avanço na área de ciência e tecnologia”, ponderou.  
FONTE:  EM TEMPO  ONLINE / AMAZONAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário