Veículo está há 93 dias na oficina à espera de solução.
Veículo está há 93 dias na oficina à espera de solução.
Um cliente da concessionária Topvel (GM) em Itabuna está há 90 dias à espera do conserto de um Corsa Classic. José Mariano Macêdo comprou o carro zero no dia 19 de dezembro do ano passado, retirando-o da loja dez dias depois. A via-crúcis do cliente começou no dia 1º de janeiro, quando o veículo sofreu colisão na parte traseira.
Segundo Mariano, o carro está desde o dia 2 de janeiro na loja, para a troca do assoalho traseiro. “Para espanto de todos, não existia o assoalho no estoque da Topvel ou da fábrica da própria GM”, indigna-se. A espera dura mais de 90 dias.
Para aumentar os prejuízos, Mariano diz que a concessionária o deixou sem veículo reserva, sob o argumento de que o seu Corsa Classic está “imobilizado” em outra concessionária, a Brione-Fiat. “Mas quem autorizou o veículo para o conserto na Brione foi a própria Topvel e tenho documentos e emails que comprovam isso”, ressalta.
Mariano lamenta que o atraso de 3 meses ocorra mesmo se tratando de carro com linha de montagem nacional e modelo popular. O cliente sente-se lesado porque, argumenta, “o veículo encontra-se em estado lastimável, abandonado em um pátio de oficina, a mercê do tempo e da sorte, esperando por atitude razoável da GM e da Topvel”.
TOPVEL RESPONDE
Fabrício Lima, gerente de oficina da Topvel, diz que a responsabilidade pelo envio da peça é do fabricante. “Realmente, já tem bom tempo [que o carro está na oficina], mas a questão é da Chevrolet”, afirmou.
A montadora, segundo Fabrício, providenciou a peça, no início do mês, quando descobriu que a mesma apresentava avaria, e cancelou o envio. O novo prazo para encaminhar a peça é de 15 dias, segundo o gerente. O serviço de funilaria será feito pela Brione, pois a Topvel presta serviços apenas mecânicos, conforme explicação da gerência.
Quanto ao veículo reserva, Fabrício afirma que a montadora suspendeu a locação porque o caso se tratava de acidente. “O cliente só tem direito a carro reserva quando ocorre pane elétrica ou defeito de mecânica. No caso dele, foi acidente de estrada, causado pelo cliente”, observou.