MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de dezembro de 2022

Volkswagen Gol: produção se encerra com emoção em Taubaté

 

NOTICIAS AUTOMOTIVAS

gol last edition 1 1

A produção do Volkswagen Gol finalmente se encerrou… Nas redes sociais, muitos funcionários da montadora em Taubaté se manifestam sobre o fim do mais popular dos carros brasileiros.

Das lágrimas ao sorriso do dever cumprido, vários colaboradores da VW se despediram do último Gol feito no mundo, lembrando que ele chegou a ser feito na China.

volkswagen gol sport 2002

Após 42 anos de história, o Gol sai de cena com boas vendas, mostrando que ainda é um player de peso no mercado e apaga a luz da linha de montagem por cima.

Com mais de 7 milhões de unidades vendidas, o Gol foi líder por 27 anos consecutivos no mercado, partindo desde os saudosos anos 80, quando superou o icônico Chevrolet Monza, passando por duas gerações (de jure) até ver rivais fortes aparecerem para lhe tomar a coroa, quase 30 anos depois.

garagem vw gol

Tendo atravessado diversas atualizações, chamadas de “gerações”, o Gol parte para a história do automóvel no Brasil ainda liderando o mercado nas parciais de dezembro de 2022, com 6.474 unidades até ontem.

Equipado inicialmente com motor boxer a ar 1300, herdado do Fusca, o Gol ainda usou o 1600 a ar, passando para o EA827 nas formas do MD270 e do famoso AP, chegando ao icônico Gol GTi.

Na segunda geração, este último chegou a ostentar 146 cavalos no Gol GTi 16V, mas também usou o simplório motor Renault Cléon-Fonte, conhecido aqui como Ford CHT.

gol g2 bolinha 1

Também partiu para os EA111 e EA211, os últimos e mais modernos, quando recebeu a questionável transmissão automatizada ASG na versão I-Motion, assim como a caixa Aisin de seis marchas e verdadeiramente automática.

Tendo passado por um downsizing ousado e fora de sintonia com um mercado ainda em transformação, o Gol chegou a ter motor 1.0 16V Turbo com 112 cavalos, mas nunca usou o 1.0 TSI…

Poderia ter revivido o GTi com o conceito GT, mas seu tempo já havia passado. Enfim, o Gol continuará sendo líder, pelo menos no mercado de usados e no coração de milhões de fãs que conquistou por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário