20 a 28 de jan de 2023
MOSTRA AURORA TEM SELEÇÃO DE SETE LONGAS INÉDITOS EM
COMPETIÇÃO COM EXPERIÊNCIAS DIFERENCIADAS
Sete longas-metragens inéditos integram a seleção da Mostra Aurora da 26a Mostra de Cinema de
Tiradentes dedicada a filmes de realizadores que arriscam novas estéticas e narrativas no cenário
audiovisual brasileiro; títulos serão avaliados por Júri da Crítica em ano de presença forte da produção
carioca e retorno ao presencial
A 26a Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada entre 20 e 28 de janeiro de 2023, anuncia a seleção de mais uma edição da Mostra Aurora. Em sua 16a versão,
a Aurora – é a seção do evento dedicada a filmes feitos por
realizadores com até três longas-metragens na carreira e que se
caracteriza por trabalhos estético e narrativo representativos, em
várias medidas, do que de mais vigoroso se faz na produção brasileira
contemporânea – apresenta os tradicionais 7 títulos inéditos, em
pré-estreia mundial, escolhidos pela curadoria de Francis Vogner dos Reis, Lila Foster e Camila Vieira.
Os filmes na Mostra Aurora 2023 são: “A Vida são Dois Dias” (RJ/CE), de Leonardo Mouramateus; “As Linhas da Minha Mão” (MG), de João Dumans; “Cervejas no Escuro” (PB), de Tiago A. Neves; “Peixe Abissal” (RJ), de Rafael Saar; “Solange” (PR), de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten; “Vermelho Bruto” (DF), de Amanda Devulsky; e “Xamã Punk” (RJ),
de João Maia Peixoto. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Oficial e
concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra.
Em
termos regionais, é um ano especial para o Rio de Janeiro, com três
filmes na Mostra, a mais significativa presença do estado na seleção em
todas as edições. Como é praxe na Aurora, o conjunto de 7
longas-metragens exibe distintas aproximações com a linguagem, alguns
mergulhando mais radicalmente em suas propostas, outros construindo
pontes e caminhos com determinadas tradições.
“Não
há uma questão específica a unir os filmes, nem qualquer tipo de
tendência, e sim experiências diferenciadas, que se relacionam àquilo
que interessa a cada realizador e também ao ambiente e ao que eles optam
filmar”, aponta o curador Francis Vogner dos Reis. Ele chama atenção
para o grande número de diretores e diretoras que estiveram antes em
Tiradentes, alguns deles com curtas-metragens exibidos na mostra Foco,
casos de Leonardo Mouramateus (“Vando Vulgo Vedita”, codireção Andréia
Pires, 2017), Tomás von der Osten (“Vó Maria”, 2011) e Nathalia Tereza
(“A Outra Margem”, 2014).
Para
a curadora Lila Foster, será interessante ao público e aos críticos
perceber, na Aurora 2023, uma mistura entre a encenação, ou espaço de
interpretação, e a observação. “Seria tentador recair no que poderíamos
chamar de influências do gesto documental na ficção ou da construção da
cena no documentário, mas acho que o que os filmes mostram vai um pouco
além disso. Cada um vai propor o seu jogo”, define ela. Esse jogo surge
nas maneiras como os filmes tratam seus materiais, seja se apropriando
de imagens de arquivo, registrando corpos e gestos ou construindo
ficções a partir dos choques no mundo.
Há, por exemplo, dois documentários dedicados a figuras artísticas. “As Linhas da Minha Mão” mergulha
na vida da atriz e performer Viviane de Cassia Ferreira, e a relação
entre vida e imaginação se conecta diretamente às suas criações,
enquanto “Peixe Abissal”, sobre o músico Luís
Capucho, mescla fantasia, biografia e desejo para capturar um cotidiano
atravessado pela magia e pela arte.
No caso de “Vermelho Bruto”,
Lila Foster afirma se tratar de uma radicalização no uso de imagens
amadoras e domésticas para integrar a voz de muitas mulheres em detalhes
da vida que trazem a marca desse tipo de material (o tremor, o registro
urgente, o cotidiano) sem que recaia necessariamente no autorretrato.
Por sua vez, “Xamã Punk” performa um mundo
pós-apocalíptico enquanto uma equipe de filmagem documenta as ruínas e
os seres que habitam esse fim do mundo. Segundo Francis Vogner, é um
filme que dialoga com o experimentalismo dos anos 1970 com elementos de
horror, ficção científica conectados a uma “cosmogonia xamânica”, como
aliás o título sugere.
“A Vida são Dois Dias” acompanha
dois irmãos gêmeos entre Brasil e Portugal numa trama atravessada por
acontecimentos absurdos e pela experiência fraturada na diferença de
espaços onde cada personagem se localiza e em seus universos de
fantasias particulares. “Parece uma farsa do cineasta alemão Ernst
Lubitsch, com um trabalho de teatralidade muito particular e que
está presente em outros projetos do diretor Mouramateus, além de fazer
uma ponte entre Brasil e Portugal que se relaciona com a própria
trajetória dele”, diz Francis Vogner.
Também filme de personagem, “Solange” acompanha
a protagonista compondo traços de seus traumas, desejos e personalidade
a partir do reencontro com um grupo de amigos da cidade de onde ela foi
embora. Por fim, também no campo da criação ficcional livre, “Cervejas no Escuro” segue
uma mulher em luto. “Essa personagem decide fazer um filme e mobiliza a
cidade em torno do seu projeto. Ora making of da empreitada, ora o
filme propriamente dito, esse longa toca a poesia do gesto amador de se
relacionar com o cinema”, define Lila Foster.
Em 2022, o Júri Oficial convocado a avaliar os filmes da Mostra Aurora é formado por Cristina Amaral, cineasta e montadora; Dácia Ibiapina, cineasta, diretora e professora; Ester Marçal Fér, pesquisadora e professora; Gabriel Albuquerque Silva, jornalista e pesquisador; e Luiz Carlos Oliveira Jr, crítico, pesquisador e professor.
Confira os filmes da Mostra Aurora em 2022:
• A vida são dois dias, de Leonardo Mouramateus (CE,RJ)
• As linhas da minha mão, de João Dumans (MG)
• Cervejas no escuro, de Tiago A. Neves (PB)
• Peixe abissal, de Rafael Saar (RJ)
• Solange, de Nathalia Tereza e Thomas von der Osten (PR)
• Vermelho bruto, de Amanda Devulsky (DF)
• Xamã punk, de João Maria Peixoto (RJ)
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SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior
evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão,
exibição e difusão realizado no país e chega a sua 26ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2023, em
formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições
anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual
brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e
abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do
audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O
evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e
mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual,
promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas,
Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a
programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br
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SERVIÇO
26a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 20 a 28 de janeiro de 2023
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