MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de dezembro de 2022

Zagato Mostro Barchetta é equipado com motor V8 Maserati de 420 cv e pesa apenas 1,2 tonelada

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA
 (Zagato/Divulgação)

(Zagato/Divulgação)

Existem fábricas de carros e fábricas carros. Isso é fato. E para quem busca algo diferenciado sempre existiram os carrozzieres, que aqui chamamos de encarroçadores. Mas o nome italiano é muito mais charmoso.

E quando se fala em carrozziere, ou coachbuilders, como dizem os britânicos, poucas são tão aclamadas como a centenária Zagato. Ela geralmente é acionada quando se necessita de algo que vá além da criatividade convencional dos times de design.


Ao longo da história, a Zagato atendeu a marcas como Alfa Romeo, Aston Martin, Bentley, BMW, Fiat e até a Ferrari. Mas, de vez em quando, ela resolve fazer um carro para si mesma. E foi o que fez ao criar o Mostro Bachetta. 

Esta é a versão aberta do carro criado para o Concurso de Eleganza de Villa d’Este, apresentado em 2015. Mostro é monstro em italiano. Já Barchetta é como eles chamam os roadsters, que têm estilo que remetem a pequenas lanchas. 


Mas o nome vem de uma referência das pistas. “Decidimos o nome do projeto inspirados na primeira reação de Sir Stirling Moss, que disse: ‘Beautiful like a Monster’ (lindo como um monstro) quando viu o Maserati Coupé pela primeira vez. É o próprio oxímoro que expressa bem a união entre a potência brutal e a filosofia de beleza”, comenta o presidente da Zagato, Andrea Zagato.

O Mostro Barchetta é um roadster clássico, com capô imenso e traseira curta. Sua seção frontal remete aos carros de corrida dos anos 1950 e 1960. É impossível não se lembrar da Ferrari 250 GTO, ou até mesmo a 612 Scaglietti.

A traseira arrebitada, por sua vez, tem um estilo que lembra o Jaguar E-Type. Já as molduras dos santo-antônios individuais deixam o Mostro ainda mais elegante. Ele tem um jeitão de Dodge Viper, mas com o refinamento do design italiano.

Mas esse Zagato não é apenas um carro bonito. Ele tem desempenho de um esportivo nato. Para garantir a performance desejada, a carrozziere instalou um V8 4.2 Maserati. Inclusive o Mostro Barchetta é uma homenagem à parceria das duas empresas há mais de 90 anos. 

O motor entrega saudáveis 420 cv, que combinado com o baixo peso de 1.200 kg garantem uma relação peso/potência abaixo de 3 kg por cavalo-vapor. Tudo isso garante um comportamento indócil ao “monstro”.

Mas uma barchetta não pode apenas acelerar, ela deve ser boa de curva e estável para cruzar as estradas vicinais e costeiras da Europa. Assim, o roadster italiano ganhou suspensão independente com braços triangulares e amortecedores do tipo push rod, como nos carros de corrida. 

Os freios são fornecidos pela AP Racing, com grandes discos e pinças de seis pistões nas rodas dianteiras e quatro pistões na traseira. Completam o conjunto as rodas aro 19 filetadas. Elas são calçadas por pneus Michelin 255/40 (frente) e 295/35 (traseira).

Certamente se Sir Stirling Moss estivesse aqui, repetiria seu comentário. Lindo como um monstro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário