MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Assédio no ambiente de trabalho, microalgas em laboratório, riscos da romã para as grávidas e material didático intercultural no Univerciência 

 

Assédio no ambiente de trabalho, microalgas em laboratório, riscos da romã para as grávidas e material didático intercultural no Univerciência 

Neste sábado (17), às 14h30, o Univerciência vai mostrar uma pesquisa feita para combater o assédio sofrido por mulheres no ambiente de trabalho e um material didático desenvolvido para auxiliar as comunidades indígenas no aprendizado. O programa vai trazer os riscos que a romã causa em grávidas, além de mostrar como é possível criar microalgas em aquário. Sempre aos sábados, o Univerciência é exibido também em horário alternativo às segundas-feiras, às 20h30.

Algumas práticas ainda recorrentes dificultam as condições profissionais ideais, especialmente para as mulheres. Uma pesquisa feita pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA),trouxe uma análise sobre as causas, enfrentamento, impactos e também o combate do assédio sofrido por mulheres no ambiente de trabalho. O levantamento apontou que 55% das mulheres entrevistadas já sofreram essas violências.  Por meio de campanhas institucionais foi possível trazer a conscientização dos colegas e reforçar o discurso de que “Não, é não!”.

Criada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o laboratório de ambientes recifais e biotecnologia trouxe, por meio de uma pesquisa, como é possível criar microalgas dentro de um laboratório e os benefícios que trazem à sociedade através da indústria de alimentos, farmacêutico e cosmético, além de produzirem percentuais de carboidrato, lipídio e proteínas, e óleos essenciais como ômega 3 e ômega 6. O laboratório possui mais de 700 cepas de microalgas e é considerado o maior banco do norte e nordeste.

As plantas medicinais trazem  bons resultados, mas é preciso ter cuidado para não prejudicar a saúde. Pensando no bem-estar de mulheres gestantes, em Vitória da Conquista, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), realizou uma pesquisa nos principais postos de saúde, com o objetivo de alertar os profissionais e futuras mães, sobre os riscos do uso da romã, espécie comumente usada para fins medicinais, mas que podem apresentar riscos no período da gestação. 

A educação dos povos indígenas é uma realidade muito precária. Uma boa parte dos materiais didáticos trabalhados pela sociedade em sala de aula são diferentes da realidade vivida por eles em suas comunidades. Buscando trazer essa solução, professores e estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desenvolveram um material didático elaborado pela própria comunidade indígena para facilitar o aprendizado.

Sempre aos sábados, o Univerciência é exibido também em horário alternativo às segundas-feiras, às 20h30.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

 

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

 

SERVIÇO:

Programa Univerciência

Sábado (17), às 14h30. Horário alternativo às segundas-feiras, às 20h30

Onde: TVE e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

ASCOM - Assessoria de Comunicação

IRDEB / TVE Bahia / 107.5 Educadora FM

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Tel. (71) 3116 7359 - 7397 - 7443

Se você não deseja mais receber e-mails nossos, cancele sua inscrição aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário