MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Qual será o futuro dos transportes?

 


A tecnologia para os meios de transporte já representa um marco para o futuro dos transportes, visto que existem uma série de vantagens tanto para os usuários, quanto para as empresas. 


Com um número cada vez maior de pessoas terem acesso às redes móveis e smartphones, tratava-se apenas de um tempo para que a tecnologia também trabalhasse a nosso favor na mobilidade urbana. 

Qual a importância da tecnologia para o transporte?

Quando falamos sobre o futuro dos transportes, também estamos nos referindo à tecnologia, afinal, é possível imaginar um futuro sem inovações tecnológicas?


Vale lembrar que, até mesmo um sistema de tratamento de efluentes depende de tecnologia para que todo o processo seja executado com eficiência. 


Para garantir a eficiência, reduzir custos e gerar renda, o investimento em soluções como Big Data, por exemplo, têm conseguido impulsionar a transformação digital na mobilidade urbana em todos os cantos do mundo. 


Por meio dessas ferramentas, é possível integrar processos, obter dados e disparar informações a respeito dos transportes em tempo real. Tudo isso torna a experiência do usuário bem melhor, até mesmo com relação aos serviços públicos. 


Essa prática, inclusive, vem sendo utilizada até mesmo em treinamento NR20, e outros tipos de preparação, mostrando de maneira eficiente, tudo o que precisa ser feito de acordo com tal situação. 


Além disso, vale pontuar que essas inovações têm feito com que aplicativos que facilitam a vida de quem se locomove por vias públicas fiquem na lista dos mais usados, e indispensáveis no Brasil. 

Como a tecnologia pode melhorar o transporte?

Graças à agilidade que foi promovida pela integração de diversos serviços públicos e sistemas de segurança, ao que tudo indica, a transformação digital causará impactos ainda maiores no quesito mobilidade urbana, tanto para as pessoas, quanto para os negócios. 

Uso em empresas com segurança da informação para a logística

Muito além de impactar a experiência dos usuários, esse novo modelo de mobilidade urbana também traz consequências positivas para as empresas. 


De acordo com o estudo desenvolvido pela Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, o transporte de cargas sentirá efeitos significativos em meio à transformação digital. 


Esse impacto deve sanar pelo menos três dos principais desafios enfrentados pelo setor atualmente, que é: otimização dos custos com a manutenção da infraestrutura, a rastreabilidade das mercadorias e a garantia de entrega final de produtos. 


A expectativa é que, de acordo com os avanços na tecnologia, até mesmo um sistema de vendas PDV possa ganhar uma forma melhor de funcionamento. Isto é, da mesma maneira que o transporte receberá otimizações, um pdv também será impactado com os avanços tecnológicos. 


Ainda segundo o estudo, as duas últimas questões devem ser resolvidas com plataformas de gestão integrada de mercadorias com rastreabilidade total, baseada em smart contracts e blockchain, conectadas com dados de tráfego em tempo real. 


Até aqui, podemos entender que a tecnologia nos transportes, consegue afetar, praticamente, todos os setores da área. Mas afinal, quais são os transportes do futuro? De acordo com alguns especialistas, o futuro será ainda mais elétrico, autônomo, digital e eficiente. 


Boa parte dos transportes do futuro já estão em fases de testes, o que significa que estamos mais próximos de usá-los do que muitos imaginam. 


É importante pontuar que tudo isso depende de várias etapas, ou seja, da mesma maneira que uma bomba submersa para água suja passou por uma bateria de testes, o mesmo deve ser aplicado para os transportes do futuro. 

4 transportes que poderão mudar a forma de se locomover

Para que você possa ter uma ideia, reunimos 4 transportes que poderão mudar a nossa forma de habitar nas cidades nos próximos anos. Conheça-os:

1 - Veículos autônomos

Trata-se daqueles veículos famosos, que “dirigem sozinhos”. Eles são uma aposta de boa parte da Indústria Automotiva. Em outras palavras, da mesma forma que um elevador de canecas otimiza o trabalho de certas profissões, os carros autônomos irão otimizar o dia a dia de pessoas comuns. 


Atualmente, as principais montadoras do mundo têm, pelo menos, uma unidade interna trabalhando no assunto ou estão investindo em startups para potencializar esse projeto. 


Nos Estados Unidos, já existem montadoras que estão em testes em algumas cidades, como São Francisco e Dallas, onde é envolvido um serviço de digitalização de documentos para documentar todos os avanços com os testes. 


Esses veículos operam no chamado “nível 4” de automação, que significa que eles realmente não precisam de humanos atrás do volante para comandar o veículo. 


De acordo com a consultoria Ernst and Young, esse tipo de automação deve entrar de vez no mercado a partir de 2030. 


Para as cidades, o uso dessa tecnologia autônoma nos transportes do futuro coletivos é o maior benefício, já que um veículo individual, mesmo que autônomo, ocupa espaços nas ruas, podendo até gerar ainda mais tráfego, segundo especialistas. 

2 - Entrega via drones

Entre a lista de transportes do futuro, a direção autônoma também se aplica nas entregas. 


Os robôs e drones podem mudar a dinâmica do trânsito nas cidades, uma vez que diminuem a circulação de veículos que fazem o trecho denominado last mile, ou seja, a “última milha” do trajeto dos produtos, até a casa do cliente 


No Brasil, alguns aplicativos de delivery já receberam o aval da Anac para operar a entrega via drones. 


Nos Estados Unidos, existem aplicativos que estão usando drones para entregar remédios em menos de 15 minutos para residentes do subúrbio de Charlotte, na Carolina do Norte. 


Essa funcionalidade, inclusive, tem sido analisada por áreas de empresa de saúde ocupacional, com o intuito de otimizar certos processos. 


Além da terra do Tio Sam, na Austrália, o Google por meio da Wing, está usando drones para fazer entregas em até três minutos. A empresa especializada em entrega de carga por drones já fez mais de 2,5 mil deliveries de sushis, sorvetes e cafés. 


Como a maioria dos voos dura apenas alguns minutos, esses alimentos que dependem da temperatura para serem consumidos, conseguem ficar totalmente preservados. 


Por mais que os drones de entrega tenham limitações físicas, e de peso de carga, já existem testes de modelos que conseguem levantar até 200 quilos. Atualmente, a maioria dos modelos disponíveis no mercado conseguem carregar até 5 quilos. 

3 - eVTOL

Muitas pessoas, quando pensam em transportes no futuro, já imaginam carros voando, e isso está muito relacionado com os filmes que falam sobre o futuro. 


As aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical são, talvez, o mais próximo que teremos dos carros voadores no médio prazo. 


Lógico, se chegarmos ao nível dos filmes, tudo dependerá de um longo processo que envolve várias etapas, como se fosse uma mudança estrutural promovida por uma consultoria administrativa para terceiros. 


Os mini helicópteros, ou veículos elétricos voadores, são capazes de decolar e pousar na vertical nos chamados “vertiportos”, que nada mais é do que um espaço menor do que os helipontos e aeroportos pequenos. 


No final de 2021, a Embraer começou a testar uma rota para o seu eVTOl no Rio de Janeiro, em um trecho entre o aeroporto Tom Jobim e a Barra da Tijuca, com um helicóptero, mas, em breve, a operação será realizada pelo “carro voador”. 


O pedido de autorização para operar o carro voador no Brasil já foi feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Vale pontuar que a Embraer já tem iniciativas como essa em outros países. 


De acordo com os últimos registros, em dezembro de 2021 a Eve (da Embraer), e a Sydney Seaplanes, empresa da Austrália, anunciaram uma parceria para iniciar a implantação de operações de táxi aéreo elétrico na cidade de Sydney. 


Para que esse projeto aconteça, serão encomendadas 50 aeronaves a serem entregues a partir de 2026. 

4 - Hyperloop

Por fim, temos o Hyperloop, o único meio de transporte do futuro capaz de comportar várias pessoas. Resumidamente, trata-se de um trem super rápido, com velocidade de até 1,2 mil km/h, que utiliza a resistência do ar para funcionar. 


Construído em sistema selado de tubos, ele atinge a velocidade do trem ultrarrápido de Tóquio, mas sem fazer o mesmo barulho do que o modelo japonês. O diâmetro dos tubos é menor do que um trem habitual, mas ainda assim, comporta tantas pessoas quanto um metro. 


A tecnologia do Hyperloop está sendo validada em vários países, entre eles os Estados Unidos, Emirados Árabes, Alemanha e Índia. 


Há também uma iniciativa na Suíça, para fazer a rota entre duas cidades, além de uma área de testes em grande escala em Toulouse, na França, feitos pela Hyperloop TT. 

Conclusão

É possível notar que a grande maioria das tecnologias estão em fase de testes, contudo, até 2050 a expectativa é que a realidade dos transportes possam mudar profundamente. Tudo isso por meio da tecnologia, que além de promover:


  • Avanços na comunicação;

  • Maior eficiência nos processos de trabalho;

  • Acesso a recursos disponíveis para todos;

  • Melhoras na saúde, educação e segurança. 


Todas essas vantagens, que são essenciais, foram promovidas pela tecnologia, logo, é questão de tempo para que os transportes recebam um impacto profundo das inovações tecnológicas. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário