MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

ENVELHECIMENTO ATIVO & MEDICINA DO FUTURO - 3/12 ESPECIALISTAS SE REÚNEM PARA DISCUTIR TÁTICAS E ESTRATÉGIAS PARA O BEM-ENVELHECER DA POPULAÇÃO 50+

 

ENVELHECIMENTO ATIVO & MEDICINA DO FUTURO - 3/12

ESPECIALISTAS SE REÚNEM PARA DISCUTIR TÁTICAS E ESTRATÉGIAS PARA O BEM-ENVELHECER DA POPULAÇÃO 50+ 

Médicos que são referências nas áreas da cardiologia, neurologia, psiquiatria, geriatria e oncologia se reúnem para discutir sobre o envelhecimento ativo, um dos temas mais centrais em saúde no país e no mundo;

Após ser submetido a uma cirurgia cardíaca recentemente, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), de 86 anos, é um dos embaixadores e fará uma participação especial; O empresário Abílio Diniz dará um depoimento sobre longevidade;

Bem-envelhecer não depende apenas do esforço individual de adotar estilos de vida mais saudáveis: é preciso que as políticas públicas o facilitem, deem sustentação à adoção de comportamentos promotores da saúde;

“Seremos na velhice o resultado das oportunidades de termos ou não investido na saúde e prevenido as doenças associadas ao envelhecimento através dos fatores de risco mais comuns à maioria delas”;

Esta é a primeira edição do projeto Envelhecimento Ativo & Medicina do Futuro, promovido pela Orentt Medical e BBRO Health, que acontece em São Paulo neste sábado, dia 3/12

São Paulo, 30 de novembro de 2022 – Como a medicina pode contribuir no envelhecimento populacional? Muito se fala sobre envelhecer, mas como é possível envelhecer bem, de forma ativa e com qualidade de vida em um mundo como o nosso? E, mais, em um país como o Brasil onde muitos não respeitam os mais velhos, onde não há políticas públicas que assegurem seu bem-estar? É notório que a pandemia deixou sequelas irreversíveis em muitas pessoas, do ponto de vista cognitivo. A população 50+ foi a que mais sofreu. Por isso, alguns dos melhores especialistas médicos das áreas da cardiologia, neurologia, psiquiatria, geriatria, oncologia vão se reunir para discutir sobre o envelhecimento ativo e a medicina do futuro. A proposta é falar abertamente sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças associadas aos idosos, aspectos psíquicos, físicos e sociais, gestão em saúde, inovação e tecnologia, vacinação na população adulta, todos relacionados ao processo de envelhecimento.

“Vamos mostrar quais são as novas táticas para que as pessoas de mais idade cronológica tenham uma vida absolutamente funcional. Vamos falar de estratégias para que elas consigam permear uma vida com saúde, a despeito da cronologia, vamos falar das estratégias preventivas e terapêuticas, e de cuidados para uma população que vem sendo cada vez mais frequente não só no mundo, mas no Brasil. É um projeto que envolve profissionais de todas as áreas, que estão focados neste tema que, para mim, é um dos temas mais centrais hoje em saúde no país e no mundo”, comenta um dos principais oncologistas do país, dr. Fernando Maluf, que vai liderar a palestra sobre envelhecimento ativo como uma preocupação social para o futuro, juntamente com a participação virtual do empresário Abílio Diniz.

A abertura oficial ficará por conta de um dos principais psiquiatras do país, dr. Táki Cordás, e o empresário e ex-diretor da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni). Na sequência, um outro debate se abre: no pós-pandemia, qual foi o percentual da população 50+ que sofreu (e ainda está sofrendo) de depressão? E os problemas com o sono? Este e outros pontos acerca da longevidade e da saúde mental dos 50+ serão tratados pelo chairman do projeto, dr. Táki Cordás, referência em psiquiatria no Brasil.

 

Referência em longevidade – O projeto Envelhecimento Ativo & Medicina do Futuro, que está em sua primeira edição, vai contar com a participação do médico e gerontólogo dr. Alexandre Kalache, que vai explicar na essência o que é o Envelhecimento Ativo, conceito/ideologia que articulou ao longo de muitos anos, desde seu trabalho nas universidades de Londres e Oxford, culminando com o lançamento do Marco Político do Envelhecimento Ativo enquanto diretor do Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial de Saúde - OMS.

 

Importância da vacinação na população adulta – Quando pensamos em vacinas e calendário vacinal, o que vem à cabeça? Sim, crianças e pediatras. Mas será que existe um calendário de vacinas para adultos? E para os 50, 60+? Existe limite de idade para alguém receber uma vacina, por exemplo a vacina de Zoster, doença tão prevalente e influenciadora na qualidade de vida desta população? E as vacinas contra o câncer são para um futuro próximo? E as vacinas contra coqueluche, popularmente chamada de “tosse comprida”, elas são necessárias? E o futuro, o que podemos esperar? A médica infectologista, dra. Rosana Richtmann, juntamente com o dr. Fernando Maluf e o dr. Táki Cordás vão se reunir para falar sobre o papel e a importância das vacinas neste cenário.

Afinal, o que é envelhecimento ativo? - É o processo de otimizar as oportunidades para os quatro pilares que nos garanta qualidade de vida à medida em que envelhecemos: saúde; aprendizado ao longo da vida; participação integral na sociedade e proteção/segurança. Para o dr. Alexandre Kalache, seremos na velhice o resultado das oportunidades de termos ou não investido na saúde (promovendo-a) e prevenido as doenças associadas ao envelhecimento através dos fatores de risco mais comuns à maioria delas (como o sedentarismo, tabagismo, dieta pouco saudável, consumo de drogas, incluindo o álcool). “Mas, tudo isso não depende apenas do esforço individual de adotar estilos de vida mais saudáveis: é preciso que as políticas públicas os facilitem, deem sustentação à adoção de comportamentos promotores da saúde”, reflete dr. Kalache.

Idoso friendly – Hoje, já se vê locais adaptados para garantir a segurança de PCDs no Brasil. Ainda está longe de ser o ideal, mas vemos os passos serem dados. Agora, e locais para os 50, 60, 70+? Segundo o neurologista dr. Marcelo Calderaro, os riscos de queda nesta idade são iminentes, já que a capacidade do idoso em conseguir coordenar, do ponto de vista cognitivo, os riscos ambientais é menor. Isto vale tanto para ambientes internos quanto externos. “Quais são os recursos que podem promover segurança e, ao mesmo tempo, sem que eles percam privacidade e independência? Precisamos levar em conta, e isto deve ser observado, que muitos deles podem estar com comprometimento cognitivo que os tornam ainda mais vulneráveis”, explica dr. Calderaro.

E os “SuperAgers”? - Se vivermos 100 anos, todos nós teremos demência? Esta é uma das reflexões do especialista em neurologia, dr. Paulo Caramelli, que vai falar sobre os denominados "super idosos", pessoas com 75+ ou 80+ anos e memória semelhante das pessoas de meia-idade. Outros destaques serão informações novas de estudos sobre Alzheimer e Parkinson, além do potencial de prevenção de demência no Brasil. “A maioria dos casos de demência é causada por mais de uma doença neurodegenerativa”, comenta dr. Caramelli.

O papel da tecnologia – Para fazer a conexão com a tecnologia, o VP Business Engineering, Global Business Group da Meta, Artur Souza, falará sobre a introdução sobre as formas de comunicação e a evolução da tecnologia, sobre o que é o Metaverso: onde "estamos" e para onde "vamos", além do impacto na conexão humana. O bate-papo será mediado pelo médico especialista em cirurgia de traumas, dr. Antonio Marttos, Vice Chair do Departamento de Cirurgia da Universidade de Miami e Chief Medical Officer do GP de Fórmula 1 de Miami, que debaterá na sequência sobre o uso da telemedicina, robótica e simulação virtual, e como a tecnologia auxilia no diagnóstico precoce.

 

Como impulsionar a política de inclusão 50+ no mercado de trabalho?

O etarismo se tornou um tema bastante debatido nos últimos tempos. Efetivamente, o que é possível fazer para acolher profissionalmente a população com mais idade cronológica? Para isso, haverá um painel mediado pela jornalista Silvia Ruiz, que vai abordar este tema, com a participação do jornalista e ex-apresentador da Record TV, Marcos Hummel, e do diretor geral de Specialty Care na Sanofi, Rafael Prado.

O evento contará também com conteúdo sobre: o diagnóstico e o tratamento interdisciplinar das doenças cardiovasculares com o cardiologista dr. Bruno Caramelli; a importância dos cuidados nutricionais com a nutricionista, dra. Adriana Kachani; os aspectos relacionados à medicina do estilo de vida e à sexualidade com a dra. Naira Hojaij; a importância da vacinação na prevenção com a dra. Rosana Richtmann; e a gestão em saúde populacional e envelhecimento ativo: desenvolvimento de políticas públicas. Qual o papel dos médicos? com o dr. Gonzalo Vecina. Confira a programação completa em orentt.com.br.

O projeto Envelhecimento Ativo & Medicina do Futuro teve todo seu material de comunicação construído pela BBRO Health. “A BBRO Health é uma empresa com forte visão estratégica e traz todo o arsenal da comunicação moderna a favor da indústria farmacêutica”, ressalta Valéria Ribeiro, CEO da Orentt Medical, que também lidera o braço de negócios de saúde da BBRO juntamente com Daniel Mourão, atual CCO e sócio-fundador da agência. “Acreditamos que a comunicação é imprescindível para propagar os benefícios dos tratamentos para a população, aproximando a indústria dos profissionais de saúde de forma relevante e transparente”, finaliza.

Programação completa "Envelhecimento Ativo & Medicina do Futuro"


SERVIÇO | 1º ENVELHECIMENTO ATIVO & MEDICINA DO FUTURO BY ORENTT MEDICAL

DATA: 3 de dezembro de 2022 (sábado)

HORÁRIO: das 8h30 às 16h10

LOCAL: Casa das Caldeiras - Avenida Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca, São Paulo, SP

INSCRIÇÕES: orentt.com.br/vip

****ABERTO À COBERTURA DE IMPRENSA

*****PARA CREDENCIAMENTO, FAVOR ENVIAR EMAIL COM NOME + VEÍCULO PARA O EMAIL: COMUNICACAO@ORENTT.COM.BR ATÉ O DIA 2/12 ÀS 11H

Sobre a Orentt Medical

Lançada em 2022 no mercado brasileiro, a Orentt Medical é uma healthtech com foco em educação voltada para médicos e profissionais de saúde, que oferece produtos inovadores como: Consultoria estratégica; Conteúdo de imersão; Preceptorias médicas e multidisciplinares; Cursos de extensão e pós-graduação; Campanhas de awareness; Implementação de projetos com metodologia customizada; Consultoria da Jornada do Paciente; Gestão estratégica de projetos de saúde e Câncer Center, entre outros. Formada por um board científico qualificado do qual participam alguns dos principais médicos do país em diferentes especialidades, a Orentt Medical tem como propósito contribuir para o legado da educação na área da saúde no Brasil. Fundada por uma executiva da indústria farmacêutica, Valéria Ribeiro, a startup tem o DNA pautado na excelência neste segmento, garantindo Diversidade de Portfólio, Interdisciplinaridade (conexão entre as áreas médicas) e Imersão. Além do foco no ensino na área da saúde, a empresa trabalha o acesso e o patient advocacy para garantir voz ao paciente e uma experiência completa até seu nível máximo, além de buscar o desenvolvimento de profissionais da área de Gestão de Saúde. 

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Orentt Medical

Marina F. Camargo – comunicacao@orentt.com.br

11 93021 6482

Nenhum comentário:

Postar um comentário