MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de novembro de 2022

GSK lança websérie “Momentos que merecem proteção, para toda a família”

 


Protagonizada pela família da influenciadora Priscila Sandri, a série aborda em três episódios a importância da vacinação e está disponível nas redes sociais da biofarmacêutica e no perfil do Instagram @deumpracinco

Família não é um simples termo, é um sentimento. E sentimentos não se definem ou se traduzem somente em palavras... Se expressam e se compartilham! A família é um grupo de pessoas que expressam cuidado e compartilham carinho entre si, conforme mostra a websérie “Momentos que merecem proteção, para toda a família”, uma produção da biofarmacêutica GSK que estreia hoje, dia 29 de novembro. Protagonizada pela influenciadora Priscila Sandri, do perfil @deumpracinco, a série revela em três episódios o dia-a-dia da família, os cuidados com a saúde e a importância da vacinação em todas as fases da vida, da infância à terceira idade. 

Priscila Sandri é fisioterapeuta, pedagoga, casada com Ricardo e mãe de 5 filhos, sendo os mais novos quadrigêmeos. Como era de se esperar, o crescimento repentino da família devido ao nascimento dos quadrigêmeos trouxe mudanças significativas na vida de Priscila. Em seu perfil no Instagram, a influenciadora divide com os quase 300 mil seguidores sua rotina de cuidados, dedicando atenção especial aos conteúdos que revelam suas ações, como mãe, filha e esposa, para que toda a família esteja sempre protegida.

1º episódio: Imunização da Gestante

E quando o assunto são os cuidados de Priscila para com os filhos, não é exagero dizer que esses cuidados começam antes mesmo do nascimento das crianças. Sim, porque, enquanto gestante, Priscila seguiu à risca todas as recomendações do obstetra e manteve sempre em dia sua caderneta de vacinação, como é abordado no primeiro episódio da websérie, que trata sobre a relevância da imunização na gestação. Tal medida é de suma importância, porque as vacinas administradas durante a gravidez contribuem para proteger o bebê contra algumas doenças imunopreveníveis, ainda na barriga da mãe. (1) São os casos, por exemplo, das vacinas contra hepatite B, gripe e da vacina dTpa, que protege contra a coqueluche, tétano e difteria. Ela deve ser tomada a cada gestação, a partir da 20ª semana. (1-4)

“Vacinação na minha vida sempre foi prioridade. Aprendi desde pequena, através da minha mãe, sobre essa importância, e sempre segui o calendário vacinal. Durante as gestações, segui todas as orientações de imunização, e continuo seguindo rigorosamente, com todos da família”, conta Priscila. E conclui: “Vacina é um ato de amor, é prevenção e cuidado com você e com todos ao seu redor”.

2º episódio: Envelhecimento saudável

Já no segundo episódio, a websérie conta mais sobre a relação da família com os avós das crianças e a importância da vacinação dos idosos para um envelhecimento saudável. (9,13) Além disso, uma das principais formas de transmissão de agentes infecciosos em bebês é o contato com adultos, sendo fundamental, portanto, que todos os que fazem parte do círculo de convívio dos bebês também estejam em dia com o próprio calendário de vacinação. (2,5,6,9) 

O infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, o Dr. Emersom Mesquita (CRM 5281409-1) explica com mais detalhes algumas das razões pelas quais a imunização é importante em todas as fases da vida.

 

“O envelhecimento está relacionado com um declínio na resposta imune e com um aumento no risco de acometimento e evolução para formas graves de doenças infecciosas. Por exemplo, o herpes zoster, causado pela reativação do vírus da varicela, atinge principalmente adultos com mais de 50 anos. Esta e outras doenças infecciosas podem ser prevenidas através da vacinação, cujo objetivo é treinar o sistema imune no combate destes microrganismos. Vale destacar que o Brasil possui uma rede vacinação robusta, tanto na esfera pública como na esfera privada, capaz de facilitar na atualização do calendário de vacinação de adultos e idosos. Temos que fazer a nossa parte para transformar vacinas em vacinação”.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disponibiliza gratuitamente vacinas para todos os públicos, desde recém-nascidos até a terceira idade, que protegem contra diversas doenças infecciosas, sendo considerado um dos mais completos do mundo. (14,15) Para adultos e idosos, o calendário do PNI conta com vacinas como Hepatite B; dT (difteria e tétano); Febre Amarela; Influenza (contra gripe); Sarampo, Caxumba e Rubéola; Doença pneumocócica; COVID-19; entre outras. (8,9,12) As sociedades médicas, como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre outras, também possuem calendários de vacinação para a rede privada, incluindo vacinas não disponíveis na rede pública e expandindo recomendações para situações não contempladas na rede pública. (9,10) Entre as vacinas disponíveis na rede privada estão Herpes zoster; Hepatite A; dTpa (difteria, tétano e coqueluche); Pneumocócica 13-valente; HPV; Varicela; Meningocócicas; e Influenza quadrivalente. (7,9)

3º episódio: Vacinação ao longo da vida 

Na missão de manter a caderneta de imunização sempre atualizada, uma medida valiosa, para crianças, adultos e idosos, é a vacinação combinada, ou seja, a administração de vacinas que oferecem proteção para mais de uma doença com a aplicação de uma única injeção. (9,11) Inclusive, os benefícios da vacinação combinada são demonstrados no terceiro episódio da websérie, quando Priscila apresenta as estratégias de organização que adota para não esquecer de nenhum detalhe na hora de proteger a família. A esse respeito, o Dr. Emersom Mesquita acrescenta:

“Para a programação vacinal, alguns fatores importantes são a idade do indivíduo, seu histórico vacinal, a presença do que chamamos de comorbidades, ou seja, a condição de saúde e o uso de medicações do usuário e seu entorno próximo, a ocupação do indivíduos. Por isso, fica claro o papel do profissional de saúde nesse processo”.

A websérie “Momentos que merecem proteção, para toda família” tem estreia no dia 29 de novembro no Instagram @deumpracinco e nas redes sociais da GSK. 

“Foi uma delícia participar dessa websérie, contar um pouquinho sobre os cuidados que temos em relação à saúde da nossa família e levar informação de qualidade sobre um assunto tão importante. Espero que gostem, assistam e compartilhem com todos”, finaliza Priscila. 

Sobre a GSK

A GSK é uma biofarmacêutica multinacional, presente em 92 países, que tem como propósito unir ciência, tecnologia e talento para vencer as doenças e impactar a saúde global. A companhia pesquisa, desenvolve e fabrica vacinas e medicamentos especializados nas áreas de Doenças Infecciosas, HIV, Oncologia e Imunologia/Respiratória. No Brasil, a GSK é líder nas áreas de HIV e Respiratória e uma das empresas líderes em Vacinas. Para mais informações, visite www.gsk.com.br.

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

NP-BR-ABX-PRSR-220014 - Outubro/2022



Referências

  1. CENTERS FOR DESEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines and Pregnancy Home. Vaccine Safety for Moms-To-Be. Disponível em: <https://www.cdc.gov/vaccines/pregnancy/vacc-safety.html>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  2. CENTERS FOR DESEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines and Pregnancy Home. Vaccines & Pregnancy: Top 8 Things You Need to Know. Disponível em: <https://www.cdc.gov/vaccines/pregnancy/pregnant-women/need-to-know.html>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  3. SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Vacinação de gestantes: confira mitos e verdades. Disponível em: <https://www.saude.rj.gov.br/viver-melhor/noticias/2019/04/vacinacao-de-gestantes-confira-mitos-e-verdade>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação SBIm gestante (2022/2023). Disponível em: <https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-gestante.pdf>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Vacinação gestante: sucesso de proteção para mãe e filho. 2018. Disponível em: <https://vacinasparagravidas.com.br/public/docs/guia-da-vacinacao.pdf>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  6. PORTAL FAMÍLIA SBIm. Doenças. Coqueluche (pertussis). Disponível em: <https://familia.sbim.org.br/doencas/coqueluche-pertussis>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA E SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Geriatria: guia de vacinação (2016/2017). Disponível em: <https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2014/11/Guia-Geriatria-SBIm-SBGG-3a-ed-2016-2017-160525-web.pdf>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  8. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Calendário nacional de vacinação do adulto e do idoso. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/calendario-nacional-de-vacinacao-2022-adulto-e-idoso/view>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  9. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação do nascimento à terceira idade: recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) - 2022/2023. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-0-100-2022-2023.pdf>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  10. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Calendário de vacinação da SBP 2022. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/sbp/2022/agosto/04/23625d-DC_Calendario_Vacinacao_-_Atualizacao_2022.pdf>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  11. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. O que são vacinas combinadas? Disponível em: <https://familia.sbim.org.br/vacinas/perguntas-e-respostas/o-que-sao-vacinas-combinadas>. Acesso em: 03 de outubro de 2022.
  12. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/coronavirus/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacinacao-contra-a-covid-19-pno-2a-edicao-com-isbn>. Acesso em: 19 de outubro de 2022.
  13. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Imuniza Ação: Pilar Fundamental o Envelhecimento Saudável. Disponível em: <https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/imuniza-acao-pilar-fundamental-o-envelhecimento-saudavel>. Acesso em: 19 de outubro de 2022.
  14. BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário de Vacinação 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/ms_influenza_cartaz_pni_64x46cm_21set_eleitoral-3.pdf/view>. Acesso em: 28 set. 2022.
  15. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Considerado um dos maiores programas de vacinação do mundo, PNI completa 49 anos. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/considerado-um-dos-maiores-programas-de-vacinacao-do-mundo-pni-completa-49-anos>. Acesso: 08 out. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário