MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Protagonismo assexual: um amor romântico fora do convencional

 


No lançamento "Um mundo de cores", Virginia P. Pagliarin inova na literatura LGBTQIAP+ com a tocante história de uma mulher que abandona rótulos e expectativas sociais

Você já se perguntou qual é o significado da letra “A” na sigla “LGBTQIAP+”? A inicial se refere à assexualidade, uma orientação que engloba pessoas que não sentem atração sexual ou que podem ter atração, mas em situações específicas. Ainda há poucas referências em filmes, séries e livros, mas essa realidade está mudando com o movimento de artistas e autores dispostos a levar o protagonismo assexual às suas histórias. Virginia P. Pagliarin, autora da obra literária Um mundo de coresé um desses nomes.

A narrativa apresenta Camila, uma jovem brasileira que termina um namoro de longa duração por não se sentir confortável em manter relações sexuais. Desde o início, a personagem ressalta: não há nenhum problema com seu ex-namoradoPelo contrário: ele é o homem ideal para muitas mulheres. Mas ela precisa priorizar suas vontades para entender a si mesma.

É assim que a protagonista inicia uma jornada de autoconhecimento. Camila enfrentará a incompreensão de amigos de longa data, mas também fará novas amizades com pessoas que a aceitam como ela é. Sua virada vem com o acesso a um aplicativo de encontros, com o intuito de fazer pontes entre pessoas assexuais, onde Camila inicia um novo e “diferente” relacionamento.

Nunca imaginei que o gênero pudesse mudar tanto de pessoa para pessoae admito que me perguntei por que, em pleno século XXI, isso ainda é tratado como tabu.Será possível que as pessoas não entendem que quanto mais informações tivermos mais poderemos nos entender e encontrar o que chamamos de felicidade?Viver fora de um mundo em que as regras de “normalidade” nos limitam de tal forma que nos sentimos sufocados. (Um mundo de cores, pg. 7)

Mas os conflitos de Camila não se restringem à sexualidadeela também sonha em se tornar uma escritora. Formada em Letras, trabalha em uma livraria e tem um emprego estável. Entretanto, isso não é o suficiente: ela quer contar histórias e decide escrever sobre o romance entre seu melhor amigo, Lucas, e o noivo dele, Pedro. Os dois, que estão em um relacionamento homossexual há anos, enfrentaram muitos preconceitos até se autoafirmarem como homens gays.

No enredo de Um mundo de cores, os leitores que também sentem não se encaixar nos padrões aceitos socialmente encontrarão identificação na história de Camila. É justamente esta a intenção da autora Virginia P. Pagliarin: mostrar empatia por meio de referências positivas e deixar claro que cada pessoa é muito maior do que a própria sexualidade.

FICHA TÉCNICA Título: Um mundo de cores Autor: Virginia P. Pagliarin Editora: Viseu ISBN/ASIN: B0B69977NM Formato: 21x14x2 cm Páginas: 174 Preço: R$ 57,09 (físico) e R$ 8,91 (e-book) Onde comprar: Amazon | Shopee | Viseu 

Sinopse: Quando um relacionamento desvia da rota dos contos de fadas e termina, um choque de realidade é inevitável. Para a jovem Camila, não foi diferente: foram anos vivendo em função de outra pessoa e se desdobrando para ser a “parceira perfeita”, sob a justificativa de um amor verdadeiro. Agora, sozinha, Camila se olha no espelho e pergunta: quem é você? O primeiro passo foi a resolução de perseguir seu sonho e se tornar escritora. Seu melhor amigo, Lucas, o noivo, Pedro, tornam-se não apenas tema de seu primeiro livro, como também um porto seguro em meio a uma tempestade de incertezas. Quase por acaso, Camila inicia suas pesquisas sobre o universo LGBTQIA+ e descobre um novo mundo. Inconformada por não encontrar a si mesma em pleno século XXI, em que tanto se fala sobre amor próprio e autoaceitação, perguntas diferentes começam a se formar em sua mente. Em algum lugar deviam existir pessoas com os sentimentos parecidos com os seus. Era só procurar no lugar certo. Assim começa a busca de Camila por... Camila. Um mundo de cores é um livro que te permite conhecer mais sobre a diferença de gênero e entender que amar não é errado só porque você tem um tipo de amor diferente do convencional. 

Sobre a autora: Arquiteta e urbanista por formação, Virginia P. Pagliarin trabalha como orçamentista, mas também mantém outras atividades nas redes sociais relacionadas à literatura e à cultura asiática. Ela produz conteúdo para um canal na plataforma Twitch chamado “GoGoGo Vika”, em que reage a episódios de séries do gênero Boys Love (BL) e conversa com os espectadores. Ainda se firma como escritora de livros de ficção, tendo lançado a primeira obra de maneira independente, “Lissandra de Hallaren”, no início de 2022. Agora, Virginia P. Pagliarin publica “Um mundo de cores” pela editora Viseu. 

Redes sociais: Instagram | Twitter | LinkedIn | Telegram

Para mais informações, entre em contato: 

LC – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO 

WhatsApp: (11) 93248-5622  Dielin da Silva | dielin@lcagencia.com.br  Julya de Oliveira | julya@lcagencia.com.br Clara Menezes | claramenezes@lcagencia.com.br 

Imagens relacionadas

Divulgação | Virginia Pagliarinbaixar em alta resolução
Divulgação | Virginia Pagliarinbaixar em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário