MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Ao contrário da Black Friday, buscas pelo termo Cyber Monday não têm relevância no Brasil

 

Contatos da assessoria

Evocar - Comunicação e Conteúdo

Davi Machado

Cel.:(11) 9.9985-6884

davi.machado@e-vocar.com

Ana Cecília Americano

Cel.: (11) 9.6852-9623

 ana.americano@e-vocar.com

www.e-vocar.com


Apesar da expressiva adesão do brasileiro à Black Friday, a Cyber Monday, que se realiza na segunda-feira após a grande data do varejo, não tem buscas significativas na internet, aponta Radar Simplex

São Paulo, 30 de novembro de 2022 – O brasileiro não se seduziu e tampouco buscou por promoções de Cyber Monday este ano, apesar de sua expressiva adesão à Black Friday, dois dias antes. Pelo menos é o que se pode constatar quando comparadas as buscas pelos dois termos realizadas pelos consumidores na internet. Os dados são do Radar Simplex, edição especial Black Friday, levantamento que monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces com operação no Brasil. 

A Black Friday ganhou visibilidade nos Estados Unidos nos anos 1980, como promoção para a liquidação de estoques nas lojas físicas. Já a Cyber Monday passou a ganhar relevância no início do século 21 (2005), basicamente focada nas vendas por e-commerce de produtos eletrônicos. “Como no Brasil a Black Friday já surgiu com caráter mais focada no e-commerce, para o brasileiro as duas datas são praticamente as mesmas”, avalia João Lee, CEO e sócio fundador da Simplex.       

De fato, as buscas realizadas pelo termo Cyber Monday deste ano, quando comparadas às realizadas pelo termo Black Friday, são praticamente inexistentes. “Diferentemente do ocorrido principalmente nos meses de setembro e outubro, em que constatamos o crescimento sistemático das buscas por produtos agregadas ao termo Black Friday, não verificamos buscas por produtos agregados ao termo Cyber Monday, mesmo após a Black Friday”, explica Lee.

Para o CEO e fundador da Simplex, no Brasil, a Black Friday, devido à antecipação das promoções pelas lojas, já está perdendo o caráter de uma data específica. “Principalmente os e-commerces, no Brasil, começaram, a cada ano, a antecipar um pouco mais as promoções da Black Friday. Resultado: hoje temos praticamente a Black November, ou seja, um mês inteiro de promoções. E, nesse contexto, a Cyber Monday, muito relevante em outros mercados, se esvazia completamente no varejo brasileiro”, considera.

Sem mudanças

O Radar Simplex também registrou que, após a Black Friday, os produtos que despertaram maior interesse do consumidor durante o evento de vendas continuaram entre os mais buscados. No domingo, 27, os dez produtos mais procurados pelos consumidores eram exatamente os mesmos da Black Friday, apenas com algumas mudanças de posição. A alteração mais expressiva foi a redução na procura por notebooks, que registrou queda de quase 51%. Com isso, o item perdeu posições na lista dos mais procurados.

Outros eletroeletrônicos também registraram queda nas buscas no domingo, como os consoles de videogames (-8,3%) e de aparelhos de ar-condicionado (-34%). Tênis, decorações e roupas praticamente mantiveram índices semelhantes de buscas pelos consumidores. Já os smartphones, estrelas da Black Friday, se mantiveram firmes em primeiro lugar nas buscas. Veja abaixo a tabela comparativa entre os itens mais buscados na Black Friday e os produtos mais procurados no domingo, dia 27.

Black Friday

1. Celulares

2. Notebooks

3. Geladeiras

4. TVs

5. Tênis (calçados)

6. Air Fryers

7. Decorações

8. Aparelhos de ar-condicionado

9. Consoles de videogames

10. Roupas

Domingo, dia 27

1. Celulares

2. TVs

3. Geladeiras

4. Tênis

5. Notebooks

6. Air Fryers

7. Roupas

8. Decorações

9. Consoles de videogames

10. Aparelhos de ar-condicionado

Sobre a Simplex

Fundada em 2017 por profissionais de e-commerce, a Simplex é uma empresa de SaaS (Software as a Service) que atua na automatização dos processos de otimização de performance online. O seu principal objetivo é gerar tráfego qualificado, através de softwares de Inteligência Artificial para a construção automatizada de landing pages e de melhoria de performance de sites e endereços online. Além do Brasil, a empresa atua em diversos países como França e Itália, atendendo clientes de diferentes características e portes. Saiba mais em simplex.live

Nenhum comentário:

Postar um comentário