MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de março de 2025

SP terá "calorão", depois frente fria

 

JORNAL  A  REGIÃO

A chegada de uma frente fria pode provocar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 km/h em algumas regiões do estado de São Paulo. A mudança no tempo acontece entre domingo (9) e segunda-feira. Para alinhar as ações de prevenção, a Defesa Civil se reuniu com as defesas civis municipais para apresentar o cenário.

As áreas com alto risco de chuvas são a região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, bem como as regiões de Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília.

Já as regiões que apresentam risco moderado são Bauru, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. Diante desse cenário, é fundamental que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil e adote medidas preventivas para minimizar os impactos.

O diretor do núcleo de situação de Anormalidade, Capitão PM Rodrigo Fiorentini, afirmou que o cenário dos próximos dias é alarmante. “Pedimos à população para que todos fiquem atentos aos alertas do cellbroadcast e que os municípios deem uma atenção maior nas ações de prevenção e proteção do cidadão”.

No domingo, a previsão meteorológica indica que o estado de São Paulo também pode registrar temperaturas extremas. O forte calor será provocado por uma massa de ar quente sobre o estado, com máximas que podem superar os 37°C em algumas regiões, além da capital com 35ºC.

Esse aquecimento intenso indica a mudança no tempo em todo o estado de São Paulo, entre a madrugada de domingo para segunda-feira, com a chegada da frente fria. Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça as ações de prevenção para o calor intenso.

Na capital paulista, a Defesa Civil vai distribuir água para a população das 11h às 15h do domingo, no Parque Ibirapuera, local onde deve receber alguns blocos no pós-Carnaval. A ação será feita em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“A Defesa Civil está cada vez mais se posicionando como órgão de excelência, acolhendo e orientando os cidadãos. A principal recomendação é para que a população se hidrate”, afirma o Tenente Maxwel de Souza. O órgão recomendou aos municípios que realizem ações para auxiliar a população durante as altas temperaturas.

Pela primeira vez, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para onda de calor. Moradores dos municípios de Presidente Prudente e Araçatuba, na região oeste, receberam a mensagem pelo celular. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a previsão indica que as temperaturas serão extremamente elevadas.

Na mensagem do alerta, a Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada, bebendo água regularmente. Também é importante evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e ter cuidados especiais com crianças e idosos.

A Defesa Civil irá montar o gabinete de crise a partir das 18h do domingo, com as concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicosm para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas. O gabinete deve ficar mobilizado até terça-feira, para garantir pronta resposta.

Desde outubro, a Defesa Civil Estadual mantém seus cinco depósitos cheios e prontos para enviar apoio assim que solicitado. Os depósitos ficam na capital, no Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Bauru e Presidente Prudente. Ficam estocados alimentos, kits de limpeza, higiene pessoal, dormitório, além de lonas plásticas e telhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário