Carnaval de calor extremo: 5 dicas para evitar mal-estar e aproveitar a folia
Nutróloga ensina como manter o corpo nutrido e hidratado diante das altas temperaturas

Blocos de rua, shows, festas e muita dança. O Carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano, mas, em 2025, os foliões terão um desafio extra: enfrentar uma onda de calor extremo. Com temperaturas até 7°C acima da média, o calor intenso pode causar cansaço, desidratação e até mal-estar. Para curtir a festa sem perrengue, a Dra. Fernanda Vasconcelos, médica nutróloga e fundadora do Instituto Qualitté, ensina o que fazer para manter a energia e evitar riscos à saúde.
1 - Hidrate-se
O calor, a multidão e o ritmo acelerado dos blocos fazem o corpo perder líquidos rapidamente — e, se tiver álcool envolvido, a desidratação vem ainda mais rápido. O consumo de bebidas alcoólicas pode causar tontura, fadiga e até desmaios. A dica é simples: intercale cada drink com um copo de água e tente consumir pelo menos dois litros ao longo do dia. Água de coco e isotônicos também ajudam a repor os minerais que o corpo perde no suor.
2 - Não corte carboidratos
Ficar longas horas sem comer é um erro clássico de Carnaval. Evitar grandes períodos de jejum é essencial para manter a disposição. O ideal é consumir alimentos que sustentam sem pesar. Muita gente corta carboidratos e acha que vai se sentir mais leve, mas isso pode causar tontura e fadiga e predispõe facilmente à embriaguez. O segredo é escolher os certos, como alimentos naturais, integrais, como salada de frutas com aveia, chia, castanhas, que liberam energia de forma longa e equilibrada.
3 - Evite câimbras e dores musculares
Depois de horas pulando, o corpo começa a dar sinais de cansaço. Pernas pesadas, dores musculares e câimbras são comuns, principalmente pela perda de minerais como potássio e magnésio. Se esses nutrientes estiverem em baixa, os músculos não funcionam direito. Para evitar esse problema, inclua banana, abacate e água de coco na alimentação antes de sair para a folia.
4 - Cuidado com o excesso de álcool
O álcool pode ser um dos maiores inimigos do seu Carnaval se for consumido em excesso. Além de desidratar, pode causar quedas bruscas de glicose no sangue, levando à fadiga e tontura. Para evitar o famoso apagão no meio da festa, nunca beba de estômago vazio, intercale com água e comidas leves.
5 - Leve algo na bolsa e evite fast food
No meio do bloco, bateu aquela fome e as opções disponíveis são só frituras e lanches pesados? Melhor se prevenir. Ter algo para comer ao longo do dia ajuda a manter a energia e evita exageros na próxima refeição. Castanhas, barrinhas de cereais e frutas secas são fáceis de carregar e garantem um suporte entre uma parada e outra.
-
Para saber mais sobre a Dra. Fernanda Vasconcelos e seus conhecimentos, fique à vontade para nos consultar:
Tais Gomes
Assessora de Imprensa
TG Comunicação
(11) 98834-9744
tais.gomes@tgcom.in
Júlia Bozzetto
Assessora de Imprensa
TG Comunicação
(51) 99632-1935
julia.bozzetto@tgcom.in
| Quem é Dra. Fernanda Vasconcelos?
É médica clínica e nutróloga, especialista em avaliação metabólica, nutrologia esportiva e longevidade. Possui título de especialista em Nutrologia pela AMIB/ABRAN e em Clínica Médica pelo MEC. É pós-graduada em Medicina do Esporte pela UNIP e tem especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atua no acompanhamento metabólico e nutricional para emagrecimento, performance esportiva, análise comportamental e saúde hormonal. Também trabalha com terapias nutricionais aplicadas a doenças crônicas, como diabetes, endometriose e distúrbios hormonais. Além da atuação clínica, possui experiência hospitalar em terapia nutricional e cuidados intensivos, com passagem por instituições como Hospital Geral do Mandaqui (SP), Hospital do Servidor Público Estadual - IAMSP (SP), Hospital Santa Cruz (SP), Hospital Dom Antônio Alvarenga (SP), Hospital Central de Guaianases (SP) e Hospital Santa Mônica (SP), Hospital Geral de Parauapebas (Parauapebas-PA), Intensi Care (Parauapebas-PA) e Hospital Daniel Gonçalves (Canaã dos Carajás) e Hospital MedVida (Canaã dos Carajás). |
|---|
Visualizar todas as imagens em alta resolução
Todos os direitos reservados
|
Você está recebendo este email por estar cadastrado nas editorias Notícias das Cidades.
Caso não trabalhe mais com estas editorias, altere aqui seu cadastro ou se este conteúdo não tem relação com estas editorias, reporte aqui. Caso não queira receber mais conteúdos cancele aqui sua inscrição. |




Nenhum comentário:
Postar um comentário