*Por Glaucio Alkmín Clique na imagem abaixo para ampliar A
prevenção de doenças, com cuidados diários, nos permite manter a
qualidade de vida. Por isso, saúde já não é apenas sobre tratar doenças
existentes, mas sim sobre antecipar e prevenir que elas ocorram. Este é o
centro da atenção básica na saúde nos dias de hoje, que desafia os
modelos tradicionais e busca um engajamento mais próximo com as pessoas
em seu processo de bem-estar.
E como podemos, de maneira eficaz,
evitar que as pessoas adoeçam? A resposta vem de uma transformação
fundamental na prestação de serviços de saúde, especialmente na adoção
de abordagens mais proativas. É aqui que entram em cena as ferramentas
de Customer Experience (CX). Elas desempenham um papel essencial na
construção e manutenção de uma jornada de cuidados de saúde mais eficaz e
focada no paciente.
A ideia principal é estar à frente das
doenças, em vez de simplesmente reagir a elas. Isso implica em um
cuidado primário mais próximo, com o entendimento dos prestadores de
serviço sobre o momento de cada paciente. A partir daí, realizar uma
comunicação clara e fluida, de maneira personalizada. Por meio de uma
abordagem proativa, os profissionais podem identificar potenciais
problemas antes que eles se manifestem, oferecendo intervenções
preventivas. Aqui, as ferramentas de CX desempenham um papel
crucial. Uma plataforma que permita integrar todas as informações sobre o
momento atual do paciente pode garantir esse tipo de abordagem
personalizada, colocando-o no centro de todo cuidado da saúde. Essas
soluções oferecem uma interação eficaz com os pacientes ao adaptar-se
aos canais de preferência de cada um, seja por chat, mídia social ou
e-mail. Isso significa que os profissionais de saúde podem manter um
contato contínuo e significativo com as pessoas, incentivando-as a
adotar hábitos de vida saudáveis e a buscar cuidados preventivos
regularmente.
A implantação de uma de uma plataforma CX
totalmente baseada em nuvem e omnichannel também oferece a capacidade de
rastrear e analisar todo o histórico de interações com os pacientes.
Também permite uma compreensão mais profunda de suas necessidades e
comportamentos de saúde. Isso não apenas facilita o acompanhamento da
jornada de cada paciente, mas também possibilita a identificação precoce
de qualquer desvio ou necessidade emergente.
Além disso, as
instituições de saúde podem não apenas aprimorar a satisfação, mas
também alcançar uma eficiência operacional maior e tornar o atendimento
médico mais acessível, eficaz e centrado no paciente. Já que o
desenvolvimento de uma cultura de prevenção na saúde requer um esforço
conjunto e coordenado de todos os envolvidos - profissionais do setor,
pacientes, instituições e fornecedores de tecnologia. Somente assim
podemos transformar a maneira como abordamos a saúde, passando de uma
abordagem reativa para uma abordagem proativa e preventiva.
Enquanto
enfrentamos os desafios contínuos deste setor, é essencial manter o
foco na prevenção. É somente por meio do investimento na atenção
primária e na utilização inteligente das ferramentas de CX que podemos
construir um futuro mais saudável e sustentável para toda a população.
*Glaucio Alkmín é Executivo de Vendas Regional da NICE. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário