MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 8 de setembro de 2024

Fabricação de produtos de limpeza cresce mais do que a indústria e tem alta de quase 11% no 1º semestre. Crescimento do ano deve superar 2023

 

Fabricação de produtos de limpeza cresce mais do que a indústria e tem alta de quase 11% no 1º semestre. Crescimento do ano deve superar 2023


Levantamento da ABIPLA, entidade que representa o setor, confirma recuperação na produção física. Deflação setorial é um dos motivos para a alta. o bom momento reflete no número de empregos do setor. Com 93 mil trabalhadores formais diretos, os fabricantes de produtos de limpeza estão com saldo positivo de contratações em 2024

O setor de produtos de limpeza fechou o 1º semestre de 2024 com alta de 10,9% na produção física, de acordo com dados apurados pela ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso de Doméstico e de Uso Profissional, com base nas informações da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. O índice é superior ao crescimento geral da indústria no ano, que evoluiu 2,6% na comparação com os seis primeiros meses de 2023.


Há alguns fatores que contribuem para esse crescimento, como a chegada de novos produtos ao mercado, fruto do constante investimento em Pesquisa e Desenvolvimento por parte da indústria, e a queda no desemprego, em um nível macroeconômico. Mas acredito que o principal impulso para a alta seja a estabilização de preços de insumos e energia para os fabricantes, que conseguiram repassar a redução dos custos industriais ao consumidor”, analisa Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.


Conforme o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a inflação dos produtos de limpeza fechou o 1º semestre negativa em -1,44%, o que significa que os preços dos produtos nas prateleiras estão mais baixos do que no ano passado. No acumulado de 12 meses, a queda de preços foi ainda maior, com retração de 3,39%. Para efeito de comparação, no semestre, a inflação nacional pelo mesmo índice foi de 2,68% e, nos 12 meses, de 3,7%.


“Nossos produtos são muito sensíveis a preços e, especialmente em 2021 e 2022, a indústria de produtos de limpeza enfrentou altas expressivas nos custos de energia e combustíveis, além da instabilidade no fornecimento de insumos. Isso acelerou a inflação setorial. Com a estabilização da cadeia produtiva, a indústria teve a oportunidade de repassar a redução de custos ao consumidor”, diz o diretor-executivo da ABIPLA.

 

Confiança positiva

Os resultados estão em linha com os dados apurados na edição de julho do ICEI Setorial – Índice de Confiança do Empresário Industrial, que apontam que a confiança do empreendedor do ramo de “Perfumaria, limpeza e higiene pessoal” está em 52,6 – índices acima de 50 indicam confiança e, abaixo, sugerem pessimismo. A confiança geral da indústria está em 50,1.


Além disso, o bom momento reflete no número de empregos do setor. Com 93 mil trabalhadores formais diretos, os fabricantes de produtos de limpeza estão com saldo positivo de contratações em 2024, lembrando que o setor se manteve com alta nos índices de empregos mesmo nos períodos críticos da pandemia.

Sobre a ABIPLA

Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas domissanitários, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública, marcos regulatórios e consumo sustentável. O setor movimenta R$ 32 bilhões anuais e responde por cerca de 93 mil empregos diretos.


Perfil do porta-voz


Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.


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