MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de setembro de 2024

Embrapii incentiva projetos inovadores para a inclusão de pessoas com deficiência

 

Você

Embrapii incentiva projetos inovadores para

a inclusão de pessoas com deficiência



São equipamentos e próteses de tecnologia avançada,

desenvolvidos para uma sociedade mais justa e diversa


No próximo dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Instituída em 2005, a data busca aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência - como barreiras físicas e comunicacionais - e a importância do desenvolvimento de meios de inclusão desta população na sociedade. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada em 2022 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui 18,5 milhões de pessoas de dois anos ou mais de idade com deficiência física, o que corresponde 8,9% da população dessa faixa etária. Confira aqui.

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) apoia e fomenta uma série de projetos inovadores que contribuem para a inclusão, equidade e, consequentemente, para a conscientização da acessibilidade atitudinal – fundamental para a quebra do preconceito. Esse modelo de fomento ocorre por meio de parceria das Unidades Embrapii (instituições de pesquisa científica e tecnológica) com empresas do setor industrial.

Entre os destaques mais recentes de projetos estão a tecnologia para inclusão e alfabetização de pessoas cegas; o desenvolvimento de próteses ortopédicas de ligas de nióbio, titânio e zircônio; e  projetos na área de cosmético como o Batom Inteligente. Conheça abaixo:

Próteses ortopédicas de ligas de Nióbio, titânio e zircônio

Pesquisadores desenvolveram um projeto para o desenvolvimento de próteses ortopédicas de ligas de nióbio e titânio (Nb-Ti) e de titânio, nióbio e zircônio (Ti-Nb-Zr) a partir de fusão seletiva a laser. A ideia do projeto surgiu de uma reunião do Laboratório de Processos Metalúrgicos da Unidades Embrapii IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). O desafio era desenvolver uma prótese que sanasse o problema de adequação ao perfil de cada paciente. A solução foi criar algo que fosse feito sob medida trazendo bem-estar e conforto ao paciente. A iniciativa recebeu um aporte de cerca de R$ 2,17 milhões da Embrapii. Além da participação da AACD, da Unidade Embrapii, Embrapii, o protótipo também teve apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Senai.

Notebraille

A Unidade Embrapii do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desenvolveu uma tecnologia de ponta para ampliar a inclusão de pessoas cegas. Juntamente com as empresas CPDI (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Ltda) e Inovaye Ltda, os pesquisadores do IFCE desenvolveram o Notebraille. Trata-se de um caderno de notas digitais que permite às pessoas cegas a escrita em braille e o upload dos textos para o computador ou smartphone. O dispositivo embarcado foi projetado para ser utilizado nos processos de alfabetização, ensino regular e atividades laborais por pessoas cegas. A pesquisa recebeu investimentos totais de R$ 798 mil, entre recursos não reembolsáveis da Embrapii e os aportes feitos pela Unidade Embrapii e empresas.

 

Batom Inteligente

Desenvolvido para as pessoas com deficiência e detecta diferentes tons de pele, independente de gênero e idade, o Batom Inteligente é resultado de pesquisa e de tecnologia 100% brasileiras. O aparelho pigmenta os lábios de forma automática por meio de inteligência artificial e foi projetado para pessoas que desejam mais autonomia na aplicação do cosmético. O protótipo está em estudo no país e é do Grupo Boticário que conta com o apoio da Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, BNDES, do Sebrae, da Unidade Embrapii de Produtos Conectados CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e da startup Neurobots. Através de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhece o lábio e envia as coordenadas para a aplicação. A partir daí, a máquina aplica o batom escolhido com precisão. Ainda em testes, o aparelho tem indicações sonoras para sinalizar o início e o final da aplicação, para auxílio ao posicionamento do rosto e um display inteligente. A equipe de desenvolvimento do protótipo tem estudado outros mecanismos para torná-lo o mais acessível possível. O investimento da Embrapii na iniciativa foi 42% do valor total do projeto.


Sobre a Embrapii

A Embrapii é uma organização social com o objetivo de fomentar a inovação na indústria em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial. Para isso, conecta pesquisa e empresas e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos ao mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Educação; da Saúde; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

 

 


 

.



Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário