MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de junho de 2024

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, organizações colocam a pauta climática no centro do Congresso



 

Iniciativa do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), evento faz parte da 2ª edição da Virada Parlamentar Sustentável


 

Nesta semana, de terça a quinta-feira, será celebrada a Semana do Meio Ambiente no Congresso Nacional, em Brasília. A semana, que faz parte da 2ª edição da Virada Parlamentar Sustentável, é uma iniciativa do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), da Rede de Advocacy Colaborativo e da Frente Parlamentar Mista Ambientalista, em conjunto com outras 72 organizações da sociedade civil. A semana contará com eventos abertos ao público nos dias 4, 5 e 6 de junho e tem como objetivo jogar luz na pauta ambiental em toda a sua diversidade e abrangência.


 

Os trabalhos começam no dia 4 de junho, às 11h, com uma sessão solene no Plenário da Ulysses Guimarães, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento é uma articulação do Deputado Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar Mista Ambientalista.


 

Ainda no dia 4, às 14 h, será realizada uma audiência pública sobre a PEC Direitos da Natureza na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS). O evento conta com a articulação da Deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), e com a organização da Cáritas Brasileira e apoio do IDS.


 

No dia 5, às 10h30, será feito o lançamento da exposição “Soluções e desafios para uma transição climática justa” no Hall da Taquigrafia do Congresso. Entre os convidados estão os deputados Bandeira de Melo (PSB-RJ), Érica Kokay (PT-DF), coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Nilto Tatto (PT-SP) e todas as coordenações da Frente Ambientalista, Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Socorro Neri (PP-AC) (Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa), Flávia Morais (PDT-GO) (Frente Parlamentar Mista da Mulher Catadora), e os senadores Paulo Paim (PT-RS), Eliziane Gama (PSD-MA), coordenadora no Senado da Frente Ambientalista, e Leila Barros (PDT-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, além do Secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas André Lima, o Presidente do IBAMA Rodrigo Agostinho, o Presidente do ICMBio Mauro Pires, o Diretor Adjunto do IDS Marcos Woortmann, a especialista em políticas Públicas do Observatório do Clima, Suely Araújo e Tasso Azevado, Coordenador Geral do MapBiomas.


 

No fechamento, dia 6, às 10h, ocorrem duas audiências públicas. Uma será sobre o Observatório das Florestas Públicas com apoio da Amazônia de Pé e do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), com articulação da Deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) e os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Socorro Neri (PP-AC) como convidados na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPOVOS). A outra, sobre Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Adaptação Climática: Políticas Públicas para Adaptação Climática, Combate ao Racismo Ambiental e Cidades Sustentáveis e Resilientes na Comissão de Legislação Participativa (CLP), convocada pelo Deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), realização do IDS e da Virada Parlamentar Sustentável, em uma série de debates acerca Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Adaptação na Comissão.


 

Ainda no dia 6, às 14 h, será realizada a Oficina “Democracia, Participação, Juventude e Sustentabilidade” sobre democracia participativa no Auditório Freitas Nobre, com apoio do Delibera, Politize!, Girl Up, IDS, JPC e Frente Parlamentar Mista Ambientalista. A oficina vai trabalhar estratégias inovadoras, casos de sucesso em incidência política e eficácia na participação política da sociedade civil.


 

Serviço

Semana do Meio Ambiente no Congresso

Data: 4, 5 e 6 de junho

Local: Congresso Nacional


 

Sobre a Virada Parlamentar Sustentável:

Movimento criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pela Rede Advocacy Colaborativo (RAC), com a parceria com 72 organizações da sociedade civil. A Virada Parlamentar Sustentável tem como proposta colocar a sustentabilidade no centro das discussões políticas, garantindo a representatividade dos interesses e necessidades da população e trazendo a sociedade civil para dentro dos debates parlamentares.


 

Imprensa

Jangada Consultoria de Comunicação

Juliana Lima | juliana@jangada܂in | 11 95996 2966

Giovanna Passos | giovanna@jangada܂in | 11 99924 6476


 




‎‏    

‎‏    


Nenhum comentário:

Postar um comentário