São Paulo, 28 de maio de 2024 – A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) anuncia sua participação na área B2B da gamescom latam 2024 com uma extensa programação de painéis voltados a profissionais da indústria. De 26 a 30 de junho, no São Paulo Expo ( Rod. dos Imigrantes, km 1,5 - Vila Água Funda), em São Paulo/SP, a Associação será
responsável pela curadoria de mais de 40 horas de conteúdo ao vivo, com
a participação de dezenas de convidados, entre estrangeiros trazidos pelo Brazil Games - projeto Setorial de Exportação da Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) - e grandes nomes da indústria e mercado nacionais.
No
primeiro dia do evento, em 26 de junho, que será exclusivo para o
mercado B2B, a Abragames promoverá o “Alinhamento Estratégico da
Indústria de Games”, momento que vai reunir representantes de governos
federal, estaduais e municipais para discutir políticas públicas para o
setor de games, em um encontro privado. Durante o encontro, a
consultoria internacional Nordicity, a convite da Abragames, apresentará
uma visão internacional dos possíveis impactos do Marco Legal dos Games
na indústria. Além disso, no primeiro dia de evento também acontecerá o
‘20 Minutes With’, em que as publishers subirão ao palco B2B para
explicar como fazer negócios com as empresas. A programação das
apresentações será divulgada em breve.
“A
agenda B2B da gamescom latam 2024 é um marco significativo para a
indústria de jogos do Brasil e da América Latina. Ao trazer mais de 40
horas de conteúdo ao vivo e promover a interação entre profissionais de
diversos países, a Abragames estimula a troca de conhecimentos,
fortalecimento de parcerias e expansão do mercado”, explica Eliana
Russi, diretora da Abragames e do projeto Brazil Games. “Esta iniciativa
não só destaca o talento e a criatividade dos desenvolvedores
brasileiros, como posiciona o Brasil como um hub importante no cenário
global de games”.
Entre palestras, painéis e mesas-redondas sobre diversos temas com publishers, investidores e aceleradoras internacionais, o
evento oferecerá conteúdos inovadores, como o impacto da Inteligência
Artificial no desenvolvimento de jogos. Quais são os desafios e
oportunidades para o setor? Como as novas tecnologias de IA generativa
contribuem para os profissionais de arte, roteiro, áudio e produção?
Qual é a visão da indústria sobre direitos autorais? A gamescom latam
também terá painéis sobre acessibilidade; a ideia é aquecer as
discussões sobre como a indústria pode ser mais inclusiva por meio dos
jogos e apresentar ferramentas de acessibilidade que expandem as
experiências das pessoas com deficiência.
Entre
as sessões de conteúdo da gamescom latam, haverá painéis especiais
discutindo sobre o meio-ambiente e a indústria de jogos, destacando a
conscientização sobre resiliência climática e a redução do impacto da
indústria de jogos no meio ambiente. Para discutir o tema o evento
contará com a participação de Chance Glasco, da Good Dog Studios, Shayne
Hayes, do Arsht-Rock Resilience Center, Lisa Pak, do projeto Playing
for the Planet, uma iniciativa da ONU, e representantes do Greenpeace.
Em
outra palestra imperdível, David Alpert, CEO e cofundador da Skybound
Entertainment, compartilhará sua visão sobre a ascensão da cultura dos
videogames. O criador e proprietário da franquia The Walking Dead irá
dividir com os presentes parte de sua vasta experiência com conteúdos em
múltiplas plataformas, incluindo quadrinhos, TV, filmes, videogames, e
muito mais. A Skybound Entertainment, conhecida por suas franquias
globais como The Walking Dead e Invincible, lidera a criação de
universos que se tornam fenômenos da cultura pop. Entre outras
abordagens, Alpert falará sobre como os videogames evoluíram de simples
entretenimento para uma poderosa força cultural, transformando-se em
filmes, séries de TV e outras mídias. Ele vai falar também sobre o
impacto significativo dos jogos na cultura popular e explorar o futuro
promissor dessa interseção entre games e outras formas de mídia.
Já Jason Della Rocca, especialista
e empresário da indústria de games, que tem no currículo o
desenvolvimento de grandes parcerias e a organização do Pitch da GDC
Play, será o responsável por comandar a primeira edição do Pitch@gamescom latam,
uma competição de pitches de games que tem como objetivo apresentar
jogos de estúdios latino-americanos aos investidores e publishers
internacionais. Nessas iniciativas, cinco desenvolvedores
da região foram selecionados para subir ao palco e defender seus
projetos perante representantes de grandes empresas. São eles: Hyper
Dive Studio, Brasil, game: Dark Crown; Coffenauts, Brasil, game: Ghostless; Dreams Uncorporated, Colômbia, game: Prisma; Solo Game Studio, Brasil, game: Project Terror; Triunfo Game Studio, Brasil, game: Sina.
A extensa lista de temas e convidados será dividida na programação de cinco palcos espalhados
pelo evento. Vale destacar, entre outros assuntos, a aplicação de VR/XR
e outras realidades imersivas nos jogos digitais, diversidade, o
trabalho das publicadoras e aceleradoras de jogos, XD (external
development), trilhas sonoras, possibilidades de carreiras, políticas
públicas e muito mais. A própria Abragames comandará painéis, tratando
de assuntos específicos sobre a indústria nacional. Os conteúdos serão
liderados por Rodrigo Terra, presidente da Associação e CTE da ARVORE;
Carolina Caravana, vice-presidente da Associação e produtora da AIYRA, e
Eliana Russi.
“A
gamescom latam reflete a consolidação da indústria brasileira de games,
pois é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há mais de uma
década por grandes players do setor”, conta Rodrigo Terra. “Acreditamos
que esse evento irá representar uma grande mudança sobre o
reconhecimento da nossa indústria e será uma excelente oportunidade de
visibilidade para o desenvolvedor nacional”.
“Ter
o maior evento de games do mundo no Brasil traz para a indústria
nacional um protagonismo nunca antes visto. O Brasil já era um dos mais
importantes hubs de desenvolvimento de jogos digitais, e a gamescom
latam vem para ser a nossa vitrine para o mercado internacional”,
comemora Eliana. “Alem disso, não podemos esquecer da recente aprovação
do Marco Legal dos Games, que somada à chegada da gamescom latam, coloca
o Brasil como um hot spot do setor. Há muito interesse por parte dos grandes players em se aproximar do país e da nossa indústria nacional”.
A
gamescom latam é a versão latino-americana do maior evento global de
games e será realizada em conjunto pela Koelnmesse, organizadora da
feira em Colônia/ALE e Singapura/SIN; pela game (Germain Games Industry
Association), a associação alemã da indústria de games; pelo BIG
Festival, o maior festival de games da América Latina, e pela Omelete
Company, empresa líder no segmento de cultura pop no Brasil.
A
programação completa das palestras com curadoria da Abragames na
gamescom latam 2024 estará disponível no site da gamescom latam, onde
também estão todas informações para o público e a imprensa - AQUI.
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