MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de junho de 2024

A illycaffè se reconfirma como a empresa B Corp líder em café na Itália e ultrapassa os 90 pontos, melhorando seu desempenho

 


O compromisso com o combate às alterações climáticas, a igualdade de gênero e o reconhecimento do valor da Universidade do Café como centro de formação, são alguns dos elementos fundamentais que permitiram à illycaffè obter uma nova certificação, com uma pontuação mais elevada do que a anterior

Trieste, 21 de maio de 2024 - A illycaffè, líder mundial em café sustentável de alta qualidade e uma Benefit Corporation, obteve novamente a certificação B Corp graças ao seu compromisso constante ao longo de toda a cadeia de valor e à sua capacidade de gerar impactos positivos para os seus colaboradores, as suas comunidades de referência e o meio ambiente.

 

A certificação B Corp é emitida pela B Lab, uma organização internacional que mensura o desempenho ambiental e social das empresas, de acordo com os padrões estabelecidos pela B Impact Assessment (BIA); ela revisa suas análises a cada três anos e emite recertificações. Em 2024, a illycaffè obteve uma pontuação de 90,4, uma melhoria significativa em comparação com a certificação de 2021.

 

“Estamos orgulhosos do resultado alcançado, que atesta o empenho da illycaffè em crescer de forma sustentável, responsável e transparente - afirma Cristina Scocchia, CEO da illycaffè - A escolha de perseguir os nossos objetivos empresariais através da criação de valor duradouro e partilhado ao longo de toda a cadeia de fornecimento é um modelo econômico positivo que, como B Corp, estamos empenhados em promover, porque estamos convencidos de que agora, mais do que nunca, o setor privado também deve fazer a sua parte para apoiar a transição para modelos que garantam o futuro das pessoas e do ambiente”.  

 

“Ser uma empresa certificada B Corp significa operar de acordo com os critérios de governança das partes interessadas, cumprindo os elevados padrões de impacto social e ambiental e de transparência da B Lab”, afirma Anna Puccio, diretora-geral da B Lab Italia. “Felicito a illycaffè por ter passado novamente pelo exigente processo de Avaliação de Impacto B em todos os cinco padrões, um feito que confirma a melhoria dos seus impactos a nível internacional. A illycaffè é um exemplo inspirador para todas as empresas a nível global avançarem para uma mudança sistêmica, um objetivo comum e necessário de todo o Movimento B Corp.”

 

Os progressos mais significativos realizados nos últimos três anos dizem respeito ao reforço da gestão da sustentabilidade com a criação de um grupo de trabalho da empresa que inclui todos os responsáveis de nível C; a inclusão de objetivos ESG no pacote de incentivos para a gestão de alto nível; a evolução do sistema de balanço para incluir relatórios integrados, o que se reflete nas ligações cada vez mais fortes entre a estratégia empresarial, o desempenho econômico e financeiro e o contexto social e ambiental em que o Grupo opera; o reforço contínuo do papel que as questões ESG desempenham na seleção e avaliação de parceiros ao longo da cadeia de fornecimento de bens e serviços; o reconhecimento da Universidade do Café como uma ferramenta de formação eficaz ao longo de toda a cadeia de valor; a obtenção da certificação da igualdade de gênero, que atesta a adoção de uma abordagem sistêmica para esta questão; e um compromisso mais forte com o combate às alterações climáticas através da adoção de uma meta SPTi Net Zero (1), como refletido na redução constante da pegada de carbono da empresa (-5.3% em 2023 em comparação com 2022, utilizando uma metodologia de cálculo baseada no mercado).

 

Ambiente

A fim de proteger os recursos ambientais, a illycaffè continua aprimorando seu desempenho em setores cruciais, como eficiência energética, mitigação de emissões, promoção da agricultura regenerativa, otimização de recursos hídricos e materiais e aplicação de um modelo de economia circular, reduzindo resíduos e gerando impactos ambientais positivos, inclusive através do trabalho em parceria estratégica. Em 2023, a empresa reduziu o seu consumo de energia em 12,9% e 95,5% da eletricidade que utilizou foi proveniente de fontes renováveis (+19,2 pontos percentuais em relação a 2022). Isto foi possível graças a melhorias constantes ao longo da cadeia de produção, como o desenvolvimento de um novo software para máquinas de torrefação de café, que reduziu o consumo durante as fases de stand-by em 20%. A cadeia de abastecimento responsável criada pela empresa através de esforços de colaboração eficazes com os seus fornecedores é uma parte fundamental da estratégia de desenvolvimento da illycaffè. Metas ambiciosas como o Net Zero só podem ser alcançadas através de uma colaboração eficaz com os fornecedores. Este é o espírito subjacente ao projeto “Sustainability in Procurement”, lançado em 2022 com o objetivo de reforçar a supervisão ao longo de toda a cadeia de abastecimento, inclusive para refletir os requisitos estabelecidos na Diretiva de Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa (CSDDD) da União Europeia, que define a obrigação das empresas no que diz respeito aos impactos negativos reais e potenciais sobre os direitos humanos e o meio ambiente das suas atividades e das suas cadeias de abastecimento e parceiros de negócios.

 

Colaboradores

A illycaffè sempre teve como objetivo criar um local de trabalho equitativo e inclusivo. Para tal, orienta as suas estratégias de gestão e desenvolvimento de recursos para a promoção de uma cultura baseada nos princípios da diversidade, equidade e inclusão (DE&I), valorizando a singularidade de cada indivíduo e promovendo o seu crescimento profissional, e evitando toda e qualquer forma de discriminação. A Política de Inclusão e Igualdade de Gênero, adotada em 2023, e a criação de um Comite de DE&I para liderar iniciativas de apoio à estratégia de diversidade, equidade e inclusão da empresa refletem este compromisso. Este esforço contribuiu para que a empresa obtivesse a certificação UNI/PdR 125:2022 em matéria de igualdade de gênero, que reconhece o compromisso de uma empresa em adotar uma abordagem sistêmica e uma mudança cultural com o objetivo de criar um local de trabalho inclusivo e equitativo.

Com o objetivo de melhorar constantemente a gestão de talentos e as políticas de remuneração, a empresa mapeou o seu pessoal de gestão e executivo em termos da importância de sua posição, âmbito das responsabilidades e impacto no negócio (os chamados graus), comparando os salários de posições comparáveis e fornecendo uma ferramenta analítica adicional para apoiar as suas políticas de remuneração. A análise revelou que, para o mesmo grau/nível, a remuneração média das mulheres corresponde a 97,2% da remuneração média dos homens.

Em 2023, o salário base das mulheres, calculado através de uma média ponderada correlacionada com o número de trabalhadoras em cada categoria profissional, ascendia a 94,1% do salário base dos homens, um aumento em relação a 2022 (+2,8 pontos percentuais).

 

Governança

O Grupo de Trabalho ESG foi criado em 2022 para facilitar a interação de todas as funções e competências da empresa necessárias para implementar de forma eficaz o plano de sustentabilidade.

A Task Force ESG, composta pela CEO e pelos executivos que lhe reportam diretamente, bem como pelos responsáveis do Risk & Compliance Office e do Legal Office, define e coordena as prioridades estratégicas, os objetivos de sustentabilidade da empresa e os planos de investimento necessários para a sua concretização. Além disso, acompanha o andamento dos projetos e promove a disseminação de uma cultura corporativa de sustentabilidade na organização.

 

Clientes

A formação é um dos pilares da estratégia da empresa para promover o crescimento social. A oferta de formação única da Universidade do Café, centro de excelência criado pela illycaffè em 1999 para promover e divulgar a cultura do café em todo o mundo, representa um valor para toda a cadeia de produção. Graças às 23 unidades em todo o mundo e aos seus cursos itinerantes, a Universidade do Café já formou mais de 348.000 pessoas. Em 2024, os docentes da Universidade do Café foram certificados pela ACS Italia, atestando o seu nível de conhecimento e competências pedagógicas.

 

 

******

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é "made in illy" tem a ver com beleza e arte,  princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.

B Lab Itália

A B Lab Itália é a Fundação que representa e coordena o Movimento B Corp na Itália. O seu objetivo, como Parceiro Nacional da Rede B Lab global, é fazer crescer, envolver e gerir a comunidade B Corp na Itália, o seu ecossistema abrangente e os parceiros regionais para alcançar um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo. A B Lab Itália coloca em prática a Teoria Global da Mudança da B Lab, promovendo mudanças políticas nos governos, divulgando histórias de empresas como uma força positiva e transformando a forma como as empresas operam em seus territórios.

B Lab

B Lab é uma rede sem fins lucrativos responsável por transformar a economia global para beneficiar todas as pessoas, comunidades e o planeta. Com base em seus padrões e processo de certificação, a rede lidera a mudança dos sistemas econômicos para apoiar a visão coletiva de uma economia inclusiva, equitativa e regenerativa. Os programas e ferramentas ajudam as B Corps e as não-B Corps a planejar um futuro resiliente - incluindo as multinacionais que procuram compreender a sua presença social e ambiental - e o trabalho político promove uma mudança legal significativa em torno da responsabilidade corporativa e do impacto social.

 

 

Informações para a imprensa - ADS Comunicação Corporativa

Contatos: Priscilla Merlino / Larissa Takahashi

Tels.: (11) 5090-3002 / 5090-3004   

E-mails: priscillam@adsbrasil.com.br / larissat@adsbrasil.com.br 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário