Neste
momento da história, os sistemas de saúde em todo o mundo estão diante
de um abismo, e deveriam estar se concentrando na melhoria da qualidade
dos cuidados de saúde prestados à sua população. É preciso mudar para
não colapsar. No entanto, uma série de eventos desconexos, no passado,
resultaram em pouco desenvolvimento e muitos incidentes.
Na
obra "Gestão da Qualidade na Saúde: uma revolução de e para todos",
tivemos o cuidado de revisar e analisar os principais marcos históricos
da qualidade dos cuidados de saúde no sistema brasileiro nos últimos 30
anos. Essa história é uma coleção fragmentada de eventos não
relacionados, em vez de um esforço organizado e simplificado, e ajudam a
explicar o atual estágio em que nos encontramos.
As
ideias, as mensagens e os comportamentos contidos no livro foram
coletados por meio de entrevistas com especialistas da saúde e de outras
áreas, um grupo heterogêneo de pessoas que vivem a gestão da qualidade
na saúde de alguma forma, e que estão ajudando o sistema a navegar pelos
atuais eventos de maneira ordenada.
O
leitor sentirá familiaridade com alguns posicionamentos, pois grande
parte da história está tão incorporada na prática diária e nas
atividades de gestão que é tida como certa.
Os
entrevistados - todos com vasta experiência profissional em torno de
questões da qualidade nos cuidados de saúde em âmbito nacional, regional
e local - desafiam tais abordagens, pois acreditam na complexidade do
cenário de saúde brasileira.
Dentro
os temas abordamos: os conceitos fundamentais da qualidade, muitas
vezes negligenciados e/ou mal compreendidos; sua história e significado
no contexto contemporâneo; uma estrutura para questionar o trabalho que
vem sendo desenvolvido, usando domínios conceituais interconectados como
uma estrutura valiosa para considerar a melhoria da qualidade; fizemos
uma reexame crítico das abordagens dominantes à mudança que são
frequentemente adotadas no trabalho da “qualidade”, muitas das quais
estão enraizadas na gestão científica que não conseguiu cumprir com a
transformação; e exploramos como uma perspectiva interdisciplinar pode
reformular aspectos do pensamento da qualidade.
Este
livro é uma leitura valiosa para todas as pessoas interessadas em
melhorar a qualidade na área da saúde. Irá agradar àqueles que são
tradicionalmente responsáveis pelas questões da qualidade, bem como
aos médicos e executivos da saúde. É um antídoto deliberado para a
abordagem mecanicista, anti-intelectual, orientada por ferramentas, que
ainda domina grande parte do trabalho de melhoria da qualidade dos
cuidados de saúde.
No
fechamento da narrativa, os depoimentos foram unânimes: o ponto de
virada para a melhoria dos cuidados de saúde depende de pessoas com um
conjunto de dons sociais raros e um alinhamento político do que é saúde e
qualidade.
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