Importações
de pequeno valor e o comércio eletrônico internacional têm um impacto
mínimo no varejo nacional, avalia análise da Tendências
Estudo
da Tendências Consultoria, encomendado pelo Alibaba Group, analisou que
o comércio eletrônico internacional, também conhecido como
cross-border, representa 0,5% do total das vendas do varejo brasileiro. O
estudo mostra que em 2022, dado público mais recente do Observatório do
Comércio Eletrônico Nacional do Governo Federal, o comércio eletrônico
registrou vendas totais de R$ 187,1 bilhões. Apesar do crescimento nos
últimos anos, o setor ainda representa apenas cerca de 7,8% do varejo,
que alcançou a marca de R$ 2,3 trilhões no mesmo período. Para itens
importados de pequeno valor essa participação é ainda menor,
correspondendo a aproximadamente R$1 bilhão por mês, o que equivale a
6,4% do comércio eletrônico nacional e apenas 0,5% das vendas do varejo
nacional, de acordo com a análise.
Consumidores são contra o aumento da alíquota
Paralelamente,
uma pesquisa conduzida pelo Plano CDE, entre setembro e novembro de
2023, analisou o comportamento de compra online de homens e mulheres, de
18 a 60 anos, revelando insights importantes sobre as novas práticas
dos consumidores brasileiros. A pesquisa indicou que 90% dos
consumidores são contra a alíquota de 92% e 84% acredita que a taxa
justa de impostos a ser paga é de até 20%, como já é praticado hoje em
compras até 50 dólares.
Destaca-se
que, nos três meses anteriores à pesquisa (setembro a novembro de
2023), uma expressiva maioria de 94% dos consumidores já havia realizado
compras online. Dentre essas transações, 44% foram efetuadas por meio
de plataformas estrangeiras. Porém, 66% dos consumidores brasileiros
afirmaram ter desistido de suas compras internacionais após a inclusão
de taxas, e 45% desses consumidores não realizaram a compra em outra
loja, seja internacional ou do comércio local.
Esses materiais produzidos refletem as preocupações dos consumidores em ter acesso a produtos exclusivos das plataformas. Além disso, os dados coletados apontam para uma conscientização e resistência crescentes entre os consumidores em relação aos custos adicionais de impostos, ressaltando a necessidade de políticas que considerem tanto a competitividade do mercado quanto o bem-estar do consumidor brasileiro.
Sobre o AliExpress - Lançado em 2010, AliExpress é uma plataforma de e-commerce business-to-consumer (B2C) que possibilita consumidores a comprarem diretamente de fabricantes e distribuidores da China e de todo o mundo. Além da versão global em inglês, a plataforma do AliExpress também está disponível em outras 17 línguas. AliExpress é parte do Alibaba International Digital Commerce Group.
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