A IA torna possível a otimização de estratégias de fidelização e atendimento personalizado
*Por Everaldo Biselli
Gradualmente,
a inteligência artificial (IA) deixa de ser ficção científica para se
tornar uma realidade cotidiana nas empresas. Com a sua popularização,
aplicações são adotadas pelas companhias e consumidores em suas mais
diversas vertentes. A adoção do método para fidelização de clientes é a
principal delas.
Uma das maiores vantagens da IA é a sua ampla
aplicabilidade. A tecnologia oferece uma variedade de abordagens
personalizadas para atender a diferentes necessidades e demandas. Isso
viabiliza a otimização de estratégias voltadas para a fidelização e o
atendimento personalizado.
É importante ressaltar que aumentar as
vendas nem sempre tem relação direta com a aquisição de novos clientes.
Uma empresa pode obter um faturamento recorrente por meio dos clientes
já fidelizados. Um caminho eficaz para atingir esse objetivo é a
implementação de soluções baseadas em inteligência artificial.
É
possível atribuir uma experiência diferenciada e customizada para o
cliente trabalhando de maneira muito mais eficiente os dados e
informações internos e externos, tornando real compreender o mercado e o
comportamento do público de forma coletiva e individual, estreitando
assim o vínculo cliente-empresa desde o primeiro contato até o
pós-venda.
Por que utilizar a IA nas estratégias de fidelização?
A
resposta está na maior eficiência dessa tecnologia, pois é a única
capaz de trabalhar com um grande volume de dados, seja automatizando uma
série de tarefas, facilitando a operação dos processos internos ou até
mesmo auxiliando na tomada de decisões e implementação de estratégias
com maior índice de aceitabilidade e adaptabilidade às tendências de
mercado.
Quando utilizamos soluções de IA para fidelizar clientes
ampliamos cada vez mais o público atendido. Isso faz com que a empresa
tenha uma previsibilidade maior de faturamento.
A inteligência
artificial tem sido muito empregada no atendimento ao público, onde os
consumidores encontram disponibilidade 24 horas por dia. O que aumenta a
eficiência do suporte e reduz o tempo de espera.
A IA também
ajuda a identificar oportunidades. Isso acontece pela análise de dados,
que identifica padrões de comportamento e prevê comportamentos futuros,
tornando possível antecipar ações para atender com prontidão as
necessidades dos consumidores.
Quais são as melhores dicas para utilizar IA na fidelização de clientes?
Listei as três principais ideias que as empresas têm colocado em prática:
Coleta de dados
Um
sistema baseado em IA é capaz de analisar dados valiosos e fazer a
coleta, o armazenamento e tratamento deles, proporcionando um material
rico e útil para trabalhar as melhores estratégias para a empresa.
Chatbot
É
importante ressaltar que o chatbot é diferente do chat de atendimento.
No segundo caso, temos um espaço em que o cliente navega por informações
até encontrar o que busca, ou pode conversar com um atendente humano.
No
chatbot, o atendimento se dá por meio da IA, que interage com o cliente
de forma humanizada, compreendendo textos e mensagens de voz,
identificando as necessidades do cliente, além de buscar a resposta mais
adequada e trazer o melhor retorno e/ou solução para o consumidor,
utilizando de uma linguagem natural.
Recomendação de soluções
Como
citado anteriormente, um dos maiores benefícios do uso da inteligência
artificial é a análise de big data. Se a empresa possui registro do
histórico dos clientes, a ferramenta tornará possível a recomendação de
soluções que se adequam as preferências de cada cliente.
Semelhante
à abordagem adotada em serviços de streaming, essa tecnologia aprimora a
experiência do cliente, aumentando sua satisfação e fidelidade ao se
sentir compreendido e valorizado. A IA permite um atendimento
personalizado e de maior valor agregado, contribuindo para que o cliente
se sinta valorizado e retorne ao utilizar os serviços oferecidos pela
empresa.
Acredito que recursos de processamento de linguagem
natural (PLN) seja a principal inteligência artificial para fidelizar
clientes, pois permite uma forma mais natural ao consumidor,
compreendendo suas necessidades e entregando soluções apropriadas.
Outra
estratégia interessante é a implementação de recursos machine learning,
que permitem que o sistema se aprimore de maneira contínua, na intenção
de realizar análises e previsões cada vez mais precisas e amplas.
Vale
contar com o suporte de empresas que oferecem soluções de IA e a
digitalização de seu negócio. Dessa forma, ficará ainda mais fácil
identificar demandas e personalizar ferramentas de acordo com as
necessidades da empresa e as características do público que será
atendido.
O mais importante é saber que é possível fidelizar
clientes com IA e que essa tecnologia não está fora de alcance. A
ferramenta já é realidade em muitos negócios, que estão colhendo os
benefícios ao adotar uma cultura de inovação, capaz de diferenciá-los em
um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e hiperconectado.
(*) Everaldo
Biselli é diretor de vendas da Scala, empresa do Grupo Stefanini com
foco na implantação de abordagens tecnológicas que exigem alto grau de
especialização em negócios, como Analytics, Inteligência Artificial,
Hiperautomação, Integração e Cloud.
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