Em
evento paralelo do G20, ministro Paulo Pimenta discute melhores
práticas em conteúdo patrocinado nas redes, combate à desinformação e
regulação de plataformas digitais
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O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, aproveitou os debates do evento paralelo ao G20 sobre integridade da informação,
promovido pelo grupo de trabalho de Economia Digital, nesta
terça-feira, 30/4, em São Paulo, para realizar reuniões bilaterais sobre
melhores práticas para conteúdos patrocinados nas redes sociais; ações
de combate à desinformação no ambiente online; e medidas para a
regulação das plataformas digitais.
Durante
os encontros, Pimenta enfatizou a determinação do presidente Lula em
construir parcerias internacionais para promover a integridade da
informação, citando desafios para combater a desinformação no Brasil,
incluindo a violência motivada pelo ódio na internet. Pimenta
exemplificou a queda na cobertura vacinal devido a uma campanha contra
as vacinas.
Pela manhã, Pimenta
esteve com representantes de empresas anunciantes para discutir a
possibilidade de uma agenda conjunta para promover a integridade da
informação em ações publicitárias no ambiente digital. O ministro
afirmou a vontade de contar com as entidades para a promoção de melhores
práticas nos setores público e privado, bem como para buscar uma com
foco em eficiência, e demandar ação mais enérgica das plataformas para
combater anúncios de estelionato e fraude nas redes, principalmente
aqueles que usam políticas do governo federal para atrair atenção dos
cidadãos.
Estiveram presentes na
conversa, representando a ABA - Associação Brasileira de Anunciantes:
Daniela Rios, Diretora da entidade, como Sponsor de seu Comitê de
Relações Governamentais e Diretora de Relações Governamentais e
Políticas Públicas da P&G; Péricles d'Ávila Mendes Neto,
Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABA e Executive Director (LatAm),
Global Public Policy da The Walt Disney Company; Elias de Lima,
Vice-Presidente do Comitê Jurídico da ABA e Senior Legal Director Brazil
and Litigation & Legal Operations LATAM; e pelo IAB Brasil,
Cristiane Camargo, CEO, e Beatriz Falcão, das relações governamentais da
entidade.
"Vivenciamos um setor cada
vez mais unido na luta pela defesa institucional da autorregulamentação
e liberdade de expressão, bandeiras as quais a ABA lidera como única
representante dos anunciantes brasileiros. Participar desta frente é uma
grande oportunidade para levarmos ao conhecimento pontos sobre
autorregulamentação de forma educacional, transparente e responsável”,
disse Daniela Rios.
REGULAÇÃO -
Com Elsa Pilichowski, Diretora de Governança Pública da OCDE
(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Pimenta
discutiu medidas para a regulação das plataformas digitais e a
oportunidade de o Brasil ser protagonista neste debate. A conversa
salientou a importância de que, seja qual for a medida adotada, que
promova o equilíbrio entre responsabilização das plataformas nos casos
de violação de direitos e garantia da liberdade de expressão. Outro
ponto possível de cooperação é para um trabalho junto às universidades
para promover informações de qualidade sobre os impactos das mudanças
climáticas na vida das pessoas.
AMBIENTE -
Yunfeng Li, subsecretário de administração do espaço cibernético da
China, em conversa com Pimenta, destacou os esforços do país para
aprimorar o ambiente da internet, incluindo uma rede de denúncias para
ilegalidades online e a conscientização dos usuários para proteger suas
atividades, especialmente os menores de idade. Ele mencionou
regulamentos recentes para proteger a juventude de vícios e problemas
online, como preconceito e bullying.
CORREÇÃO - Já a conversa com Melissa Fleming, subsecretária-geral de Comunicações Globais da Nações Unidas, destacou a importância de entregar informações corretas e o papel das mídias nesse processo. Fleming citou estudos sobre desinformação e disse que tem grande expectativa de que os países tenham um trabalho coletivo para alcançar um ambiente online melhor para a informação.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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