Muito
mais do que um dos eventos mais importantes do calendário internacional
do Cinema, o Festival de Cannes, a cada ano que passa, vira ponto de
encontro para visionários e empreendedores de todo o mundo. Todos querem
aproveitar a atenção que o evento atrai para impulsionar suas marcas.
Enquanto grifes internacionais são antigas habitués, as marcas
brasileiras ainda estão desbravando o poder de um “Red Carpet”. Com a
ajuda de agências especializadas elas prometem ganhar destaque na
temporada 2024.
O
empresário Eduardo Santos, cujas iniciativas estão impulsionando uma
atmosfera de inovação e colaboração durante o festival deste ano,
destaca que Cannes é o novo point para marcas brasileiras apresentarem
seus produtos. “Depois das temporadas de moda internacionais, agora é a
vez das marcas de luxo buscarem novos cenários e narrativas para criarem
experiências com produtores de conteúdo”, afirma Eduardo Santos.
A
presença brasileira em Cannes não é só uma questão de prestígio; é um
investimento estratégico. Uma ação durante o festival, envolvendo
influenciadores e celebridades, pode custar cerca de R$250mil,
demonstrando o compromisso dessas empresas brasileiras em conquistar
espaço no mercado nacional e global.
Empresas
médias e até de pequeno porte também estão buscando seu lugar na mira
dos holofotes. Este é o caso de Mariana Carlos, diretora criativa da
Seiva, especializada em alfaiataria. Mariana vai apresentar uma coleção
cápsula na temporada do Festival de Cannes. Entre as ações programadas
estão um editorial, almoço de lançamento e ainda vestir personalidades e
influenciadoras em eventos, além de uma produção especialmente criada
para o Tapete Vermelho.
Deny
Peres, sócia de Eduardo Santos na agência DPBranding, destaca a
importância das conexões certas para o sucesso de projetos
internacionais como este. “Unimos um time com os melhores, da criação de
conteúdo, passando por profissionais de foto, vídeo, beleza e styling. O
resultado é um projeto grandioso e potente, mas ao mesmo tempo
possível”, afirma Deny. A empresária ressalta ainda a importância de
parcerias com agências internacionais, como a Hitch Lab de Patrícia
Mirza, que facilitam suas operações fora do país.
Para
celebridades e influenciadoras o Festival de Cinema também virou um bom
negócio. Além de faturarem com as mídias veiculadas durante o período
(que podem custar até três vezes mais do que o valor convencional), o
evento é sem dúvida uma oportunidade de projeção internacional. Natana
de Leon, influenciadora que tem presença confirmada no Red Carpet, deve
cumprir mais de dez contratos, entre presenças, editoriais e posts, em
menos de uma semana de Festival.
Fernanda
Rigon, sócia e diretora da marca de moda mundial Philipp Plein no
Brasil, vê a oportunidade de apresentar a diversidade de estilos e
talentos brasileiros para o público internacional. No ano passado, ela
convidou MC Daniel para cantar no badalado desfile da Philipp Plein em
Cannes, com a presença de celebridades do mundo todo.
Eduardo
Santos, pioneiro no setor de moda e beleza em eventos culturais e de
inovação, destaca a importância dos eventos como o Festival de Cannes,
que emanam elegância e luxo tangível. Ele enfatiza que a presença da
marca nesses eventos é crucial para ser reconhecido como uma empresa de
sucesso. Entre outros projetos recentes estão a participação na Bienal
de Veneza, na semana de design de Milão, na Rio Innovation Week, e na
ArtBasel em Miami, todos visando fortalecer a conexão entre moda, beleza
e arte.
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