JORNAL A REGIÃO
Administrado pelo Partido dos Trabalhadores há 17 anos, o Estado da Bahia tem o maior contingente de analfabetos do Brasil há três décadas. São mais de 1,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler. É o estado com a maior quantidade de cidadãos que não sabem ler nem escrever.
Os dados são do Censo Demográfico 2022 e foram divulgados sexta pelo IBGE. O número de analfabetos na Bahia supera em mais de duas vezes a população de Feira de Santana, segunda maior do estado, com 620 mil habitantes. Governada pelo PT há 18 anos, a Bahia concentra mais de 10% dos analfabetos do Brasil.
Segundo o IBGE, em 2022, a taxa de analfabetismo baiana era de 12,6%, contra 7% da média nacional. A Bahia foi o estado que mais reduziu o percentual de não alfabetizados, mas continua sendo o estado com mais analfabetos. Com 165 mil analfabetos em 2022, Santa Catarina tem a menor taxa, 2,7%.
Salvador é a cidade da Bahia em que menos pessoas são analfabetas, 3,5%, mas no interior existem municípios com mais de um terço da população analfabeta. Apesar da redução nominal, a Bahia não teve nenhum avanço comparado aos outros estados, ficando na mesma posição de 12 anos atrás.
20:01 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário