Diagnóstico
dos contratos da rodovia, lançado nesta sexta-feira, mostra a
necessidade de aprimorar a transparência sobre a execução de contratos e
riscos socioambientais, além de ampliar consultas à população impactada
pela rodovia na Amazônia
São Paulo, 05 de abril de 2024 - Avaliação
dos contratos celebrados para obras na rodovia BR-319 indica baixos
níveis de transparência em quase todas as fases da contratação. Foram
identificadas ausência de consultas livres, prévias e informadas à
população impactada; fragilidade de informações sobre a execução dos
contratos; e falta de informação ampla sobre o licenciamento ambiental.
Essa
vulnerabilidade se torna ainda mais preocupante num momento em que o
Congresso Nacional discute flexibilizar as regras para o licenciamento
ambiental de obras da rodovia, construída nos anos 1970 e causa de
inúmeros casos de desmatamento e danos socioambientais até hoje.
Foram
analisados os 21 contratos que vigoravam em outubro do ano passado,
sendo que 18 deles ainda estão vigentes. Os resultados constam da nota
técnica “Transparência dos Contratos Vigentes da BR-319”, produzida pela
Transparência Internacional - Brasil e pelo Observatório BR-319. O
documento está sendo divulgado nesta sexta-feira (5).
O
estudo foi feito com base na metodologia do “Guia Infraestrutura
Aberta”, desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil. A
ferramenta permite a avaliação dos níveis de transparência de grandes
projetos de infraestrutura, considerando as diferentes fases do ciclo de
vida das obras, incluindo avaliações sobre os formatos das informações,
os riscos socioambientais da infraestrutura e a existência de
oportunidades de participação social no processo decisório.
Para
a avaliação, foram acessados diversos portais do governo federal com
informações sobre os contratos da BR-319, sendo que o mais usado para o
diagnóstico foi o contratos܂gov. A nota técnica vai além da avaliação
dos contratos e busca outros mecanismos capazes de garantir mais
transparência e aprimorar a governança das obras da rodovia BR-319.
Resultados da aplicação do Infra Aberta nos contratos da BR-319, por módulo:
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Classificação da transparência de acordo com o Guia Infraestrutura Aberta
|
A
avaliação mostrou que o pior desempenho (que recebeu a nota 0, numa
escala de 0 a 100) foi em relação às consultas livres, prévias e
informadas aos povos da floresta e a todos os grupos e comunidades
potencialmente afetados pela construção da BR-319, principalmente
aqueles que residem em territórios na área de influência da estrada.
Apesar de essas consultas serem previstas pela Convenção n.º 169 da
Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil é
signatário, isso nunca foi cumprido no caso da BR-319.
A
segunda pior nota foi atribuída à fase de execução contratual (nota
5,5, na escala de 0 a 100). A avaliação demonstrou que não há
transparência sobre relatórios de auditoria de fiscalizações efetuadas,
informações sobre programas de integridade existentes nas empresas
vencedoras das licitações, e sobre possíveis sanções ou multas já
aplicadas. Além disso, viu-se que não é possível tomar conhecimento, por
transparência ativa - isto é, aqueles dados e informações publicados
proativamente pelos órgãos do governo - de informações mais específicas
sobre as obras contratadas, como fotos, localizações e cronogramas, e
nem dos registros de reuniões com grupos e comunidades impactadas pela
obra após a fase de contratação. Não foi possível identificar agências
financiadoras, nem se há salvaguardas ambientais impostas pelos
financiadores.
Também
foi considerada baixa a nota da fase preliminar dos contratos e riscos
socioambientais (nota 23,3). Nesse quesito, foram encontradas apenas as
informações mais básicas buscadas, como avaliação sobre os riscos da
contratação, a designação do local do empreendimento, o Estudo de
Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) - que
estão entre os instrumentos mais importantes para o processo prévio de
licenciamento ambiental - e o chamamento para realização de audiências
públicas sobre o licenciamento ambiental prévio. Faltavam, no entanto,
estudos prévios de viabilidade e informações sobre os estudos do
componente indígena ou quilombola realizados, o termo de referência para
contratação do EIA e RIMA, e a ata e relatório de devolutiva da
audiência pública sobre o licenciamento prévio.
Outro
aspecto que recebeu classificação baixa foi em relação a diretrizes
para a publicação de dados e informações (nota de 38,9). O portal
analisado (contratos܂gov) cumpriu apenas diretrizes mais gerais de
centralização e acessibilidade aos contratos, e falhou em ampliar acesso
à informação via transparência passiva e permitir que cidadãos façam
denúncias ou sugestões.
Único quesito a receber a classificação “média” foi a transparência na fase externa da licitação. Tanto no portal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) quanto no contratos܂gov foi possível identificar informações como homologações das licitações, atas das reuniões das comissões de licitações, licenças de instalação, propostas vencedoras e nomes das empresas contratadas. Em contrapartida, não estão disponíveis informações como o parecer técnico dos órgãos envolvidos quanto ao licenciamento ambiental e extrato do contrato.
Nenhum dos itens avaliados recebeu a classificação de alta transparência.
“A
ausência de transparência em obras que possuem grande relevância para o
país, como é o caso da rodovia BR-319, evidencia as dificuldades para
os órgãos de controle, a população em geral e a sociedade civil
realizarem o controle social dessas obras e, ao mesmo tempo, uma
dificuldade dos órgãos governamentais em organizar e publicar as
informações sobre todo o ciclo de vida de uma obra dessa magnitude. Para
garantirmos a realização íntegra, transparente e sustentável das obras
na rodovia, é urgente a organização e oferta de informações sobre as
decisões relativas às obras na BR-319, além da ampliação do diálogo e
consulta aos povos e comunidades afetados pela rodovia”, diz Amanda
Faria Lima, analista de integridade e governança pública da
Transparência Internacional – Brasil.
Esta é a primeira vez que uma organização da sociedade civil realiza um levantamento sobre transparência na BR-319. “Esta nota técnica representa um marco importante para o Observatório BR-319, pois a transparência contribui bastante para o fortalecimento da governança na área de influência da rodovia. Além disso, a publicação reafirma o que já estamos dizendo há anos: que as consultas livres, prévias e informadas são essenciais para a tomada de decisões a respeito do empreendimento”, destaca Fernanda Meirelles, secretária-executiva do Observatório BR-319.
Sobre o Observatório BR-319
O
Observatório BR-319 é uma rede criada em 2017 e formada por
organizações da sociedade civil que atuam na área de influência da
rodovia, que compreende 13 municípios, 42 Unidades de Conservação e 69
Terras Indígenas entre os Estados do Amazonas e de Rondônia. As
atividades desenvolvidas pela rede têm o objetivo de produzir
informações sobre a rodovia e os processos necessários para um
desenvolvimento inclusivo, com respeito aos direitos legais constituídos
dos povos da floresta e de conservação dos recursos naturais. O OBR-319
também tem o objetivo de fomentar o protagonismo, a governança e a
autonomia dos moradores dos territórios locais, sendo uma rede
comprometida com o fortalecimento da sustentabilidade da região do
interflúvio Purus-Madeira.
Desde 2018, o Observatório BR-319 já publicou oito notas técnicas e três retrospectivas anuais de desmatamento e focos de calor com recorte para a rodovia. É importante destacar que estas produções são realizadas com base na expertise técnica de cada organização membro como forma de contribuir para o fortalecimento do debate sobre assuntos a respeito da rodovia e contribuir com órgãos de controle e da administração pública, munindo-os com informações resultantes dos monitoramentos e pesquisas realizados pelas organizações membro, visando resguardar o bem-estar e o modo de vida das populações indígenas, extrativistas e tradicionais que vivem no local.
Sobre a Transparência Internacional - Brasil
A Transparência Internacional
é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que
governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da
corrupção. Atuamos no Brasil no apoio e mobilização de grupos locais de
combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e
comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais
de transparência e integridade, entre outras atividades. A presença
global da TI nos permite defender iniciativas e legislações contra a
corrupção e que governos e empresas efetivamente se submetam a elas.
Nossa rede também significa colaboração e inovação, o que nos dá
condições privilegiadas para desenvolver e testar novas soluções
anticorrupção.
Atendimento à imprensa:
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