MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 6 de abril de 2024

Salvador é a terceira cidade mais buscada por turistas estrangeiros

 


Em um ano, a procura pelo destino baiano aumentou 12% na principal plataforma de buscas do mundo


Tribuna da Bahia, Salvador
05/04/2024 08:00 | Atualizado há 1 dia, 3 horas e 59 minutos



Por Livia Veiga

O Brasil recebeu cerca de 1,8 milhão de turistas nos dois primeiros meses do ano, segundo a Embratur, e durante o ano passado, foram 5,9 milhões de visitantes estrangeiros no país, 60% deles oriundos da América do Sul e 20% da Europa. Dentre os destinos mais buscados, a capital baiana se mantém em terceiro lugar no ranking, com um aumento de procura de 12% em relação a 2023, no portal KAYAK.

Como aponta o levantamento do site de buscas, o primeiro lugar nos destinos de maior interesse entre os turistas estrangeiros é o Rio de Janeiro, seguido de São Paulo, Salvador, Florianópolis e Fortaleza. “Sem dúvidas o Brasil está na mira dos estrangeiros este ano. Nossas praias exuberantes, uma das sete maravilhas do mundo em solo brasileiro e algumas festas tradicionais conhecidas mundialmente, como Carnaval e Festa Junina, nos deixa no radar de diversos turistas que desejam explorar o potencial do nosso país”, explica Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.

De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), o país atua em algumas frentes para atrair turistas, tendo inaugurado em dezembro do ano passado, no Rio de Janeiro, o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. “Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região”, aponta o MTur.

Além disso, o governo federal marca presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros, com a divulgação da divulgação da “Marca Brasil”, e trabalha para ampliar a oferta de voos internacionais, através do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). Ainda com foco em fortalecer o mercado, o país também lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”, uma parceria do governo brasileiro com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos destes países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

O levantamento da KAYAK aponta ainda um aumento na busca de estrangeiros que desejam conhecer terras brasileiras: Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha e Chile são os cinco países que lideram as buscas para viagens ao Brasil que podem acontecer entre janeiro e dezembro de 2024. Entre os países com maior aumento no volume de buscas por viagens ao Brasil estão Costa Rica (91%), Holanda (69%), Uruguai (46%), Bélgica (39%), Suécia (38%) e Paraguai (38%).

A Bahia alcançou em janeiro um marco histórico: o desembarque de 16,4 mil turistas estrangeiros nos aeroportos do estado, fluxo 40% maior que no mesmo mês de 2023, conforme dados do MTur e da Polícia Federal. Na ocasião, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) atribuiu os resultados ao trabalho do Governo do Estado, na atração de voos internacionais, promoção dos destinos e qualificação dos serviços oferecidos aos turistas.

Neste ano, a Setur-BA já participou de feiras e roadshows em Portugal, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, onde divulgou os atrativos das 13 zonas turísticas baianas e prospectou negócios. Atualmente, Salvador recebe voos de Lisboa, Madri, Varsóvia, Santiago e Montevidéu, além das linhas de Buenos Aires para a capital baiana e Porto Seguro.

Brasileiros no exterior

Conforme dados do principal buscador de viagens do mundo, as viagens internacionais estão em alta e Europa lidera buscas dos brasileiros. De acordo com a plataforma KAYAK, dos 100 destinos mais pesquisados pelos brasileiros para viajar em 2024, 60 deles são internacionais, sendo 20 deles localizados no continente europeu. Entre as cidades mais pesquisadas estão Lisboa, Paris, Roma, Madri e Londres, com média de preço das passagens de ida e volta na classe econômica de R$4.638.

“Apesar de no ranking geral a Europa liderar como região com destinos mais buscados, podemos observar que há um equilíbrio entre as regiões pesquisadas, considerando um top 20, em que América do Sul, América do Norte e Europa performam de forma parecida. Japão e Tailândia também despontam entre os mais buscados, o que mostra que os brasileiros estão dispostos a irem mais longe este ano”, completa Vedovato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário