As
instituições de Educação Superior e Profissional passaram por
transformações nos últimos anos que exigiram adaptações nas abordagens
pedagógicas e inovações com a implementação de novas tecnologias. Além, é
claro, de mudanças nos modelos de negócios.
A gerente acadêmica de Educação a Distância da Universidade Tiradentes (UNIT), Karen Sasaki,
destaca que o ensino híbrido e o emprego de tecnologias educacionais,
associados a atributos que envolvem a resolução de problemas do mundo do
trabalho e as habilidades socioemocionais, especialmente no Ensino
Superior, estão se consolidando como pilares do modelo pedagógico no
mundo contemporâneo.
“Este
modelo promove uma aprendizagem versátil, que varia da colaboração
entre estudantes à autonomia no estudo individual, apoiada por
plataformas interativas de aprendizagem e tutoria. Isso não propõe a
substituição do professor pela tecnologia, mas uma transformação de
práticas pedagógicas e estratégias metodológicas de ensino que favorecem
o diálogo, a tolerância e o desenvolvimento do pensamento digital”,
afirma Karen.
Ela
explica que a jornada de aprendizagem para o estudante e professor é
enriquecida com a integração da tecnologia de forma estratégica ao
possibilitar a personalização do ensino. Isso porque a intencionalidade
pedagógica na utilização da tecnologia garante que os alunos estejam
conscientes do seu desenvolvimento acadêmico, compreendendo o que
necessitam para progredir. Desta forma, a tecnologia habilita o
professor a monitorar o avanço de cada estudante e orientá-los de forma
personalizada.
“Atualmente,
uma diversidade de plataformas e ferramentas, acessíveis via conexão à
internet, potencializa o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Por
exemplo, o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem permite que,
durante uma aula, o professor aplique avaliações rápidas para
identificar conceitos que precisam ser reforçados. Isso elimina a
necessidade de esperar pelo término de um ciclo avaliativo para
reconhecer lacunas no conhecimento dos estudantes. Assim, o educador
pode fornecer materiais complementares, exercícios adicionais ou
recomendar recursos de apoio para otimizar o aprendizado. A tecnologia,
portanto, é uma aliada do professor na personalização do ensino,
facilitando o acompanhamento do progresso individual dos alunos”, diz a
gerente acadêmica de Educação a Distância da UNIT.
Karen é uma das palestrantes convidadas do Fórum Ahead, que acontece durante a Bett
Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América
Latina, de 23 a 26 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.
O Fórum Ahead faz parte do evento Ahead by Bett, simultâneo à Bett,
direcionado para o setor de Educação Superior e Profissional. No painel
“Práticas docentes mediadas por tecnologias”, que acontecerá dia 23 de
abril, às 11h, estarão juntas com a Karen, a CEO da Tríade Educacional,
Lilian Bacich e a professora e pesquisadora de Tecnologias Educacionais
pela Unicamp, Ericka Vitta.
Ainda
na temática de incorporação de novas tecnologias, o Fórum Ahead também
trará o painel “Os professores serão substituídos por robôs?”, no dia 24
de abril, às 10h, com as participações do consultor educacional e formador de professores, Fernando Trevisani, o cientista digital da Solvertank, Maurício Garcia, e o head de design e tecnologia educacional da Cruzeiro do Sul, Marcos Ota.
“Os
recursos de Inteligência Artificial podem auxiliar o trabalho de
professores e educadores de diversas formas, mas nunca fazendo o
trabalho de um deles em sua totalidade. Como exemplo, podemos citar a
personalização do ensino, que está cada vez mais em evidência no
contexto educacional. A IA pode ajudar docentes a interpretarem dados e
informações sobre a aprendizagem dos estudantes (as informações obtidas
em avaliações que utilizam alguns recursos digitais), permitindo que os
professores criem materiais didáticos específicos e adotem determinadas
estratégias para ensinar seus alunos a partir de suas necessidades
individuais, com a criação de trilhas de aprendizagem baseadas nas
dificuldades de um grupo de estudantes”, pontua Trevisani.
Ele
também ressalta o papel fundamental do professor no planejamento de
práticas de ensino que podem ser desenvolvidas com o uso de IA. Por meio
de práticas colaborativas, os estudantes podem ter que criar soluções
para problemas reais de forma mais imersiva, trabalhando juntos e
desenvolvendo, por exemplo, a argumentação, a empatia, aplicando os
conhecimentos e usando recursos digitais nesses processos. O professor,
por sua vez, conseguirá delinear o percurso que será experienciado pelos
estudantes durante a trilha de aprendizagem.
“Os
recursos digitais podem ser, portanto, aliados dos docentes na
elaboração de qualquer percurso de aprendizagem, sendo utilizados desde o
planejamento até a implementação de práticas educativas em qualquer
cenário educacional. Cabe aos gestores educacionais, sejam eles do
âmbito público ou privado, oferecer formações adequadas aos docentes
para que todos consigam implementar tais recursos de modo a favorecer
aquilo que realmente importa em qualquer processo educacional: a
formação e o desenvolvimento humano dos estudantes”, finaliza o
consultor.
Ahead By Bett
O
Ahead by Bett é uma novidade da Bett Brasil lançada no ano passado e
repetida na edição 2024 para fomentar o diálogo sobre a etapa final da
educação, que prepara o estudante para entrar efetivamente no mercado de
trabalho. O evento conta com a parceria oficial da Quero Educação neste
ano e reunirá os atores envolvidos com a Educação Superior e
Profissional, como mantenedores, reitores, educadores, professores, além
de fornecedores de soluções para esse segmento.
O
auditório Ahead tem programação de conteúdo nos quatro dias de evento.
Além dos assuntos já mencionados, os painéis também abordarão pautas
como a expansão e a qualidade do ensino EAD na educação superior, a
importância do aprendizado contínuo, os principais projetos de lei para
2024, o planejamento na captação de estudantes, marketing de
relacionamento para retenção de alunos, as possibilidades de parceria
com marketplaces, entre outros.
Dos
palestrantes já confirmados estão referências do setor como: diretor
presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
(ABMES), Celso Niskier; CEO do Grupo Capacitare, Leyla Nascimento;
assessor da Presidência da Fundação Oswaldo Aranha, Max Damas;
superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI Nacional,
Felipe Morgado; presidente da Associação Brasileira de Educação a
Distância (ABED), João Mattar; head de relacionamento na Faap e CEO na Bureau, Luciana Palhete e o CEO da Quero Educação, André Narciso.
Serviço:
Bett Brasil - 29ª edição
Data: de 23 a 26 de abril de 2024.
Local: Expo Center Norte.
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo/SP.
Inscrições imprensa: Clique aqui
Mais informações: Clique aqui
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