O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba divulgou a identidade visual de sua edição 2024.
O
evento, que segue para sua 13ª realização, tem data para acontecer de
12 a 20 de junho, ocupando salas de cinema da capital paranaense com
curtas e longas-metragens vindos de todo o mundo, sendo no Cine Passeio
e no Cinemark Mueller, assim como na Ópera de Arame, um dos principais
pontos turísticos do Paraná.
A
cada ano, o festival busca apresentar um conceito visual que acompanhe o
crescimento do evento como um todo, assim como sua função social e
cultural na disseminação da sétima arte na sociedade.
“Para
este ano, nos perguntamos sobre qual o nosso lugar como festival no
Brasil e no mundo, assim como qual é o espaço que queremos e podemos
ocupar”, comenta Antônio Gonçalves Júnior, diretor do Olhar de Cinema.
Essas perguntas foram o pontapé inicial para o processo criativo da ilustradora Giulia Ferrari Ulbrich.
A artista, que é responsável pela identidade visual para a edição de
2024, é conhecida por seu estilo repleto de cores, sutil e temas
irreverentes.
Na
arte desenvolvida, Giulia retrata variados estilos e gêneros
cinematográficos, assim como diferentes perfis de espectadores, todos
conectados pela sétima arte.
“Refleti
sobre as definições, os limites dessas palavras, desses espaços. Não é
possível o festival ser várias coisas ao mesmo tempo? Cheguei nas
palavras ‘espaço, limite, expansão e pluralidade’, pois assim como o
cinema, o festival também é várias coisas ao mesmo tempo. Partindo do
vermelho, encontramos uma paleta de cores contrastantes que traduzem
essas concepções para o visual. Já sobre a disposição dos elementos, as
formas verdes, orgânicas e indefinidas dão a impressão de expansão,
movimento, cada uma em seu espaço, mas se complementando. As ilustrações
que preenchem essas formas transmitem algum tipo de sentimento, um
ambiente, a sensação de música, silêncio e conceitos opostos.
Diferentes, mas que compõem a cena maior”, explica Giulia Ferrari.
Por falar em ocupar….
Em seus mais de 10 anos de realização, o Olhar de Cinema
busca ocupar diferentes espaços culturais na capital paranaense, assim
como na Região Metropolitana, na Cidade Industrial. Um exemplo recente é
a Ópera de Arame que, pela primeira vez em sua história, desde a sua
fundação em 1992, recebeu a exibição de longa-metragem, propondo uma
nova abordagem para o espaço. A produção “Casa Izabel” foi o filme de
abertura da 12ª edição e reuniu mais de 1.500 espectadores em sua sessão
exclusiva.
“O
Olhar de Cinema vem se consolidando cada vez mais como um dos festivais
mais relevantes da sétima arte no Brasil. Desde 2012, já levamos mais
de 200 mil pessoas às salas de cinema, mais de 30 mil assistindo
produções de forma online e mais de 1000 produções exibidas de todo o
mundo”, finaliza Júnior.
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