MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Não há como substituir o conhecimento humano em sala de aula, salienta o presidente da AFPESP

 


Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), observa que a utilização do ChatGPT na produção de aulas do Ensino Fundamental e do Médio da rede pública paulista, conforme projeto-piloto anunciado pelo Governo de São Paulo, somente terá sentido como ferramenta acessória de apoio aos professores. “Não há como substituir o conhecimento e o talento humano numa atividade tão relevante e sensível como essa”, pondera.
 

“Aliás, nem me pareceu ser esse o objetivo da proposta, conforme pude avaliar na leitura das matérias publicadas pela imprensa sobre o tema”, frisa Artur Marques. Ele lembra que as aulas são produzidas por professores especialistas, altamente qualificados, com grande experiência pedagógica e domínio do conhecimento referente às respectivas disciplinas. “A inteligência artificial pode ser uma boa ferramenta de apoio aos profissionais”, avalia.
 

Para o presidente da AFPESP, o projeto do governo estadual precisa ser analisado com muito cuidado, pois não se pode atribuir a uma plataforma digital, por mais avançada que seja, a tarefa de produzir aulas para crianças e adolescentes, inclusive porque esses sistemas apresentam falhas. Segundo ele, o ensino precisa ser humanizado. “Porém, o uso da tecnologia para ajudar os professores – e somente com esse propósito – é bem-vindo”, pondera.
 

Artur Marques ressalta, ainda, a necessidade prioritária de valorização do Magistério e aprimoramento de suas condições de trabalho, com melhores salários e escolas mais bem-estruturadas e equipadas, inclusive com internet e tecnologia da informação. “Esta é uma reivindicação antiga e crônica, pois os professores são de extrema importância para a sociedade, a formação das sucessivas gerações e o desenvolvimento do País, mas seus vencimentos e as contrapartidas que têm do poder público no Brasil, de maneira geral, estão aquém de sua relevância”, conclui.
 



Atendimento à imprensa

Ricardo Viveiros ﹠ Associados — Oficina de Comunicação

Simone Câmara – simone܂alves@viveiros܂com܂br

Larissa Souza – larissa܂souza@viveiros܂com܂br

Telefone: (11) 97669-2394 / (11) 97739-4139



Nenhum comentário:

Postar um comentário