As
instituições de Educação Infantil têm um papel fundamental em aproximar
as crianças da cultura escrita e garantir o acesso à leitura. Apesar
disso, a atividade de mediação de livros de histórias ocorreu em apenas
45% das turmas de Educação Infantil pesquisadas, sendo que 5% destas
práticas foram realizadas sem apoio de planejamento pedagógico, de
acordo com o estudo “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um
Retrato pós-BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”.
Além
da mediação literária, outras práticas de leitura e escrita também não
foram oferecidas para 39% das turmas observadas. E em 61% das turmas
onde estas práticas ocorreram, em 23% elas não foram pensadas a partir
de uma estratégia que oportunizasse o protagonismo das crianças por meio
do brincar, como é preconizado para esta etapa da educação.
“Ao
considerar os benefícios que a leitura de livros de história oferece às
crianças, especialmente na primeira infância, é indispensável que
creches e pré-escolas adotem a mediação da literatura como uma aliada
pedagógica, a fim de garantir, não somente o acesso à cultura letrada,
mas também a construção de um olhar crítico da realidade que as cerca”,
diz Juliana Yade, coordenadora de Educação Infantil do Itaú Social.
Em
abril, duas datas destacam a relevância da leitura para o
desenvolvimento, a aprendizagem, o acesso à cultura e o convívio social: Dia
Nacional do Livro Infantil (18) e Dia Mundial do Livro (23). Ao longo
de sua trajetória profissional, o escritor Ziraldo, autor do clássico
“Menino Maluquinho” e que faleceu neste mês aos 91 anos, sempre chamou a
atenção para a relação marcante da criança com o livro.
A
pesquisa foi realizada com o apoio do Itaú Social e do Movimento Bem
Maior pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com o Lepes
(Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) da Universidade
de São Paulo. Foram mapeadas 3.467 turmas, sendo 1.683 em creches e
1.784 na pré-escola, nas cinco regiões do país, entre junho e dezembro
de 2021.
Relevância da leitura
- Os maiores incentivadores da leitura são os professores,
apontados por 11%. Em segundo lugar está a mãe ou responsável do sexo
feminino, apontado por 8%, e, em seguida, está o pai, responsável do
sexo masculino ou algum outro parente apontado por 4%;
- *Fonte: 5ª edição do Retratos da Leitura
- O
público infantil, dos cinco aos dez anos, é o que mais lê no Brasil. As
crianças compreendem 23% de toda a população leitora e costumam ler
diariamente ou quase todos os dias por vontade própria;
- *Fonte: 5ª edição do Retratos da Leitura
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Momentos de leitura estão presentes na rotina de menos da metade das creches e pré-escolas, aponta estudo |
Pesquisa foi realizada ao longo de seis meses em quase quatro mil turmas de instituições públicas, de 12 cidades brasileiras
Abril
é o mês de celebração da literatura, com duas efemérides: Dia Nacional
do Livro Infantil (18) e do Dia Mundial do Livro (23) |
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